Blog do UNASP

Coisas que você pode fazer quando estiver desanimado com a vida.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Tá meio desanimadinho? Hoje, queremos falar com você que tem se sentido triste e pensando em desistir. Leia esse post até o final. Dá a mão aqui e vem <3

Pode até parecer contraditório, mas temos muito o que agradecer. Isso mesmo, agradecer! Nós estamos vivos, podemos respirar, sentir e fazer plano. De fato, existimos. E, embora passemos por momentos difíceis e às vezes até cruéis, o que nos faz querer desistir, devemos agradecer. Já parou para pensar nisso?

Na vida podemos encontrar e fazer muitas coisas boas. Podemos visitar lugares incríveis, saborear alimentos maravilhosos ou apreciar a natureza espetacular. Além disso, existem muitas pessoas boas espalhadas por aí. Seria um grande desperdício não conhecê-las.

Quando você pensar em desistir olhe para dentro de você e se pergunte o que te faz se sentir assim. Vá lá e tire esse sentimento do foco. Vá ler um livro que você gosta, comer um lanche bem gosto, saia com um amigo ou olhe para o céu em um final de tarde.

Nós todos sabemos que a vida oferece muita coisa boa, no entanto é preciso ser realista. Na mesma moeda a vida apresenta situações que tiram o nosso sono. Um relacionamento que está fazendo mal; um trabalho estressante; doenças ou a falta de apoio da família. O preconceito da sociedade, desemprego e até falta de dinheiro são motivos pelos quais sofremos.

Você não precisa fingir que a vida é perfeita. Ela não é. Mas uma coisa é certa. Você precisa escolher pelo o que lutar, mesmo quando estiver triste.

Desistir de viver também não é a solução, mesmo que você ache que a dor irá embora. A dor nunca irá sumir, ela fará parte da vida daqueles que ficaram. Talvez você não se sinta especial ou amado. Porém a sua vida é muito importante, queriamos que você percebesse isso.

Quando pensar em desistir por causa dos problemas, lembre-se que dificuldades vem e vão. Isso que você está sentindo não irá durar para sempre.

Se você está se sentindo na bad, se o teu coração tá com aquele nó, tente fazer uma dessas coisas, ou todas elas!

Converse com alguém

Não estamos falando daquele bate papo de fim de tarde ou no intervalo da escola. Aqui a conversa precisa ser mais franca e até profunda. Você pode escolher um amigo em quem confia ou na melhor das hipóteses, alguém da sua família. Está na hora de abrir o coração para alguém, não acha?

Na hora da conversa não sita medo de se expor. Então, reforçando, você precisa procurar alguém em que você confie ou algum profissional. Fale sobre as suas ansiedades e peça ajuda. Não aceite um “amanhã você vai estar melhor” ou um “logo passa, é fase”. O importante é que você os faça entender você não está bem, que a situação é grave e que você precisa de alguém para se apoiar e receber ajuda.

Você pode também ligar para o CVV através do número 188.

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do conteúdo?” subtitle=”Então assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Kinchoi Lam (@lamkinchoi) em  

Procure um Psicólogo

Por mais que você já tenha falado com alguém, nada substitui o acompanhamento de um profissional. Procure ajuda especializada. E lembre-se que o importante é não ter vergonha ou medo de contar tudo o que te aflige.

Fique tranquilo, eesses profissionais são éticos e comprometidos em ajudar da melhor maneira possível. Ajuda terapêutica e psicológica é algo sério e necessário. É como ir a qualquer outro médico. Esses profissionais que te ajudarão a resolver conflitos e problemas.

Precisamos parar com esse preconceito bobo. Cuidar da saúde emocional e tão importante quanto ir a um cardiologista ou fazer exercícios físicos. É algo que todos nós devíamos fazer por nós mesmos.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Kinchoi Lam (@lamkinchoi) em

Não importa qual seja a sua religião, ter uma fé é muito importante. Acreditar que há alguém ou algo acima de nós, que estará olhando e cuidando das nossas vidas sempre ajuda. Ter fé é depositar a sua confiança. E mesmo tendo a certeza que o momento atual não é bom, devemos ter esperança que isso pode melhorar.

O Unasp é uma instituição confessional Adventista do Sétimo dia. E de acordo com a crença cristã, se conectar espiritualmente com Deus nos conforta, acalma e traz alívio para a dor. Mas é importante reforçar, ter fé não é algo exclusivo dos cristãos. Busque a sua fé de maneira íntima e pessoal.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Kinchoi Lam (@lamkinchoi) em  

Tente pensar de uma maneira positiva

Você já ouviu um ditado que diz que “a gente atrai aquilo que a gente pensa”?! Pois é, embora não tenhamos a confirmação física de que isso possa acontecer, pensar de uma maneira positiva é muito benéfico para a nossa saúde emocional.

Quando pensar em desistir por se achar incapaz, saiba que você é forte o suficiente para vencer qualquer batalha.

Agir e pensar positivamente irá trazer energia e motivar você a fazer coisas novas. Arriscar e aprender com a vida. O pensamento positivo auxilia as pessoas a conquistarem seus sonhos e objetivos. Você deixa de ver empecilhos pelo caminho e passa a identificar oportunidades.

Um ótimo exercício para começar a pensar de maneira mais positiva é trocar palavras e pensamentos negativos, por palavras de acarinho, apoio e oportunidades. Pensar positivo vai fazer você enxergar o lado bom das coisas e te ajudar a não desistir de viver. Que tal tentar?

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Kinchoi Lam (@lamkinchoi) em  

Faça algo novo

Pode ser um esporte, uma viagem ou até mesmo um trabalho manual. Escolha algo que te interessa, mas que você nunca tentou. Aprender habilidades ou criar algo te dará a sensação de utilidade, você verá que é criativo e capaz de realizar coisas novas.

Quando pensar em desistir por achar que perdeu tempo demais, se atente no que mais importa: a direção do seu novo caminho.

Praticando e arriscando você se sentirá mais animado ao descobrir novos prazeres e ocupações. Logo, manter a mente ocupada com atividades saudáveis é um bom começo para evitar tristezas e pensamentos negativos.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Kinchoi Lam (@lamkinchoi) em

 A Campanha

É bom lembrar que a campanha Setembro Amarelo não é uma empresa, remédio ou técnica que promete uma vida mais feliz. Chamamos de Setembro Amarelo a iniciativa que conscientiza as pessoas e comunidade sobre assuntos como a prevenção ao suicídio e o cuidado da saúde mental.

Antes de desistir acredite que novas chances sempre vem. A sua vai chegar, talvez ela já esteja aqui.

Sendo assim, grandes instituições, escolas, ONGs e outras entidades se unem por um bem maior: a vida! Nesse período, enfatizamos a importância de viver e de procurar ajuda. Por isso, se você ainda não sabia ou quer saber um pouco mais sobre essa campanha, clique aqui. 

Se você estuda aqui no Unasp e gostaria de conversar com alguém, procure o centro de apoio ao aluno do seu campus. Nós oferecemos atendimento psicológico para todos os nossos alunos. Será muito bom te receber <3[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Então, não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assim, assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Saúde emocional: aplicativos para você aprender a lidar com as emoções.

• Sua rotina pode melhorar infinitamente com essas 10 atitudes.

• Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes da vida.

• 7 Atitudes que vão te ajudar a aliviar o estresse do cotidiano.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também