Blog do UNASP

Feedback: aprenda como pedir uma devolutiva para o seu chefe

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

As avaliações de comportamento e desempenho de atividades no trabalho, servem para aprimorar e melhorar a performance. Portanto, é muito importante recebê-las de forma periódica. Caso você não receba, aprenda aqui a como pedir um feedback para o seu chefe. 

Na busca por melhores resultados operacionais e desempenho de forma geral, as empresas e gestores aplicam o feedback para alcançar estes objetivos. No entanto, criar uma cultura de feedback pode demorar um pouco, dependendo do ambiente do seu trabalho. Portanto, se você identificar a necessidade comece por você mesmo a pedir um feedback. Ou seja não precisa esperar muito tempo para receber uma devolutiva do seu trabalho ou da sua função. Vai lá e peça. 😉

Todos os colaboradores têm o direito de saber como está sendo seu desempenho profissional e em que pontos podem melhorar cada um dos aspectos esperados na empresa.

Além disso, solicitar uma avaliação ou feedback do seu chefe também diz muito sobre você e sua vontade crescer. Então considere essa ação como uma maneira de se colocar diante de uma oportunidade de aprendizagem e autoconhecimento.

Nesse sentido, se você trabalha em uma empresa onde o feedback não é praticado, não se preocupe. Não há problemas em abordar o seu chefe e pedir que ele faça uma avaliação do seu desempenho. Vá sem medo.

Para ajudar, listamos algumas dicas de como pedir feedback para o seu chefe e quais os pontos que você precisa se atentar para melhorar seu desempenho profissional e performance no ambiente de trabalho.

Dicas para pedir feedback para o seu chefe

A seguir confira o passo a passo do que deve ser feito para que você receba uma devolutiva do seu trabalho pelo seu chefe e aplique de forma construtiva o que vocês conversaram.

Feedback na hora certa

Antes de mais nada é importante saber que todo feedback é válido, no entanto, o mais importante é aquele que vem da pessoa que coordena sua função, ou seja, seu chefe. Por isso, é importante ter um ponto de contato com ele no dia a dia para facilitar essa comunicação.

Então, o melhor momento para pedir um feedback do seu chefe ou solicitar uma conversa para falarem do desenvolvimento, é quando ele está bem humorado. Sendo assim, evite os momentos em que o chefe se encontre irritado, estressado, preocupado e ocupado.

Logo, se o chefe está bem, peça licença e introduza o assunto dizendo que as últimas semanas foram de muito aprendizado e considerações pontuais, porém você precisa uma visão de fora, um feedback do chefe. 

Além disso, lembre-se de dizer que não precisa ser imediatamente e nem no mesmo dia. Portanto, reafirme que pode ser essa semana, na próxima ou quando o chefe tiver disponibilidade, tá bom? [/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Autoavaliação

Isso mesmo, antes de sentar com o seu chefe para pedir o feedback, faça uma autoavaliação. Avalie como foi se desempenho na função, seu relacionamento com o time e “defeitos” que podem estar atrapalhando o seu rendimento.

Dessa forma, quando de fato for o momento de pedir o feedback, você pode abrir sua autoavaliação com seu chefe para que ele possa traçar um plano de ação com objetivo de suprir suas necessidades e melhorar sua performance.

Diga algo como: “Eu sei que tenho a tendência de fazer muita coisa ao mesmo tempo e me enrolar na hora de entregar no prazo. Eu gostaria de melhorar nisso. Você tem alguma ideia de como eu poderia melhorar?”

Anotações são importantes

Na devolutiva é muito importante ouvir, de fato, é a coisa mais importante. No entanto, só ouvir não é tudo. Então, para saber o que melhorar e o que pode fazer diferente, precisa anotar.

Por isso, faça anotações! É uma maneira interessante para acolher o que é dito. Anotar é uma forma de valorizar a conversa e agradecer pela oportunidade.

Portanto, depois de ouvir o que seu chefe falou, faça as suas considerações e foque na solução dos problemas apontados na conversa. 

Críticas positivas e construtivas

Durante o feedback, esteja preparado para ouvir elogios e críticas construtivas. Essa é uma dica para evitar frustrações e não criar expectativas demais. Então, apenas seja humilde para ouvir as considerações do seu chefe e fazer uma reflexão.

Dessa forma, vale lembrar que quando pedimos um feedback, normalmente queremos ouvir elogios e reconhecimentos pelos nossos feitos. No entanto, o objetivo final dessa avaliação em forma de conversa é de apontar caminhos para você melhorar como profissional. 

Colocando em prática

Depois de ouvir o feedback e ler os pontos principais anotados, chegou a hora de colocar em ação o plano desenvolvido pelo seu chefe.

Sendo assim, também não se esqueça de agradecer pela conversa, pela avaliação e oportunidade de melhorar.

Esperamos que essas dicas te ajudem a melhorar como profissional e estreitar o relacionamento com seu chefe para que juntos possam crescer.

Falando nisso, separamos um vídeo disponível no canal Exame, que fala sobre “Como pedir feedback sem parecer inseguro?” Assista:[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=9gW2zGWXYwk “][vc_text_paragraph]Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Cultura de Feedback: entenda o que é, e descubra a sua importância

• 6 dicas para organizar um workshop profissional infalível

• Empreendedorismo: seja um MEI e abra o seu negócio durante a faculdade

• 6 livros sobre administração e empreendedorismo que você precisa ler[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também