Descubra agora o papel da Fisioterapia na UTI e saiba como tornar-se um profissional da área.
É impossível desassociar a qualidade de vida do bom funcionamento do corpo humano. Isso porque, determinadas disfunções podem causar dores e desconforto, limitando assim a nossa capacidade de nos movimentarmos e realizarmos atividades comuns do dia a dia.
Com isso em vista, a Fisioterapia se faz mais que necessária, já que atua na prevenção e no tratamento de disfunções do movimento, no diagnóstico de problemas causados por alterações genéticas, além de contribuir para a recuperação de acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios.
Mas se tratando de uma área tão abrangente, como encontrar o seu lugar nela? Conheça agora a Fisioterapia Intensiva, especialidade que tem conquistado grande parte dos profissionais do ramo.
O que é a Fisioterapia Intensiva?
Reconhecida pelo COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), essa especialidade visa realizar a manutenção da assistência ventilatória, a reintegração funcional, bem como intervenções terapêuticas em pessoas que estão com diversas disfunções de sistemas orgânicos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Em outras palavras, é a especialidade que torna o profissional apto a prestar a pacientes em estados críticos determinados auxílios, sendo esses focados em dois aspectos: o suporte ventilatório e a fisioterapia motora.
O suporte ventilatório está relacionado à fisiologia respiratória e aos cuidados respiratórios para com o paciente, como por exemplo a oxigenoterapia e a ventilação invasiva e não invasiva.
A fisioterapia motora, por sua vez, ajuda no fortalecimento e reabilitação do corpo, na prevenção de possíveis deformidades e no tratamento de complicações provenientes da longa permanência dos pacientes imóveis no leito.
Como posso me tornar um fisioterapeuta intensivista?
Gostou da área e quer saber como ingressar? Acompanhe os passos…
- Se você já é formado no Ensino Médio, o primeiro passo é inscrever-se no vestibular de Fisioterapia do UNASP;
- Depois da aprovação, o próximo passo é aproveitar os anos de graduação para aprender bastante e se tornar um fisioterapeuta qualificado e de sucesso;
- O terceiro passo, por fim, é realizar a pós- graduação em Fisioterapia de Unidade de Terapia Intensiva. Mas se você já possui a graduação fica mais fácil ainda: é só clicar aqui e avançar rumo ao seu crescimento profissional.
Está esperando o que para fazer parte da família? Estamos ansiosos para ter você com a gente!