Blog do UNASP

Uma doação pode salvar até 4 vidas!

Você sabia que uma única doação de sangue pode salvar até 4 vidas? E este não é o único benefício de doar sangue, separamos quatro bons motivos para você se tornar um doador. Quer saber mais? Leia este texto até o final.

Doar sangue é um ato voluntário, sincero e altruísta. Por mais que a ideia de doar sangue seja discutida há anos, ainda é possível ver dúvidas que pairam sobre o tema. Isso pode, inclusive, prejudicar a doação.

Portanto, de início já adianto que a doação de sangue não dói e não prejudica a saúde. Agora, vamos aos outros cinco motivos:

1 – Uma única doação pode salvar até 4 vidas.

Eu sei que essa informação você já leu aqui logo no início. Mas veja, os números vão além:

De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), 16 a cada mil habitantes são doadores de sangue no país, o que corresponde a 1,6% da população brasileira.

Por isso, é importante se conscientizar que apenas uma doação pode salvar até mais de uma vida. Tenha em mente que uma ação solidária – como é a doação de sangue – não faz bem só para quem recebe a doação, a conexão que o ato solidário gera uma troca bastante significativa para todos os envolvidos.

 

2 – Nada pode substituir o sangue.

A ciência já se atualizou muito, isso é inegável. Entretanto, não há nada que possa substituir o sangue, acredita?

É possível que você escute ou até leia sobre substâncias químicas e líquidos sintéticos que podem ajudar a retardar uma transfusão.

No entanto, este é considerado um tratamento paliativo. Sendo assim, apenas uma transfusão de sangue pode salvar o paciente.

Em contrapartida, o corpo humano é capaz de recuperar rapidamente o sangue doado. Durante uma doação de sangue de uma pessoa adulta são coletados no máximo 450 ml, o que representa menos de 10% de todo o sangue. Esse volume é reposto em até 72 horas pelo organismo.

 

3 – Manutenção da vida saudável 

Antes de doar sangue, é importante que você esteja com todos os exames em dia, pois é preciso que esteja tudo “ok” para o seu corpo se recuperar cada vez mais rápido.

Alguns pré-requisitos também precisam ser preenchidos para que você faça a doação de sangue sem ter problemas. Segue alguns deles:

  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24h.
  • Pessoas entre 60 e 69 só podem doar sangue, caso já tenham passado por essa experiência antes dos 60.
  • A frequência máxima de doações para mulheres é de até três doações no período de um ano. Para homens são quatro vezes.
  • Podem doar sangue pessoas que tenham de 16 a 69 anos que estejam pesando mais de 50 quilos.

Para saber mais sobre esses pré-requisitos clique aqui.

 

4 – O doador tem direito a um dia de folga do trabalho!

Fazer o bem gera boas recompensas, tanto instantâneas, quanto a longo prazo. 

Uma dessas boas recompensas é o direito de ter um dia de folga a cada 12 meses trabalhados. O colaborador que doa sangue tem esse direito previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), desde que a doação seja comprovada.

 

E aí, partiu doar sangue?

Se quiser saber mais sobre como manter uma boa saúde, veja este conteúdo.

Deixe um comentário

Veja também