Blog do UNASP

Fisioterapia Intensiva: atuando como fisioterapeuta na UTI

Descubra agora o papel da Fisioterapia na UTI e saiba como tornar-se um profissional da área.

É impossível desassociar a qualidade de vida do bom funcionamento do corpo humano. Isso porque, determinadas disfunções podem causar dores e desconforto, limitando assim a  nossa capacidade de nos movimentarmos e realizarmos atividades comuns do dia a dia. 

Com isso em vista, a Fisioterapia se faz mais que necessária, já que atua na prevenção e no tratamento de disfunções do movimento, no diagnóstico de problemas causados por alterações genéticas, além de contribuir para a recuperação de acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios. 

Mas se tratando de uma área tão abrangente, como encontrar o seu lugar nela? Conheça agora a Fisioterapia Intensiva, especialidade que tem conquistado grande parte dos profissionais do ramo. 

 

O que é a Fisioterapia Intensiva?

Reconhecida pelo COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), essa especialidade visa realizar a manutenção da assistência ventilatória, a reintegração funcional, bem como intervenções terapêuticas em pessoas que estão com diversas disfunções de sistemas orgânicos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Em outras palavras, é a especialidade que torna o profissional apto a prestar a pacientes em estados críticos determinados auxílios, sendo esses focados em dois aspectos: o suporte ventilatório e  a fisioterapia motora. 

O suporte ventilatório está relacionado à fisiologia respiratória e aos  cuidados respiratórios para com o paciente, como por exemplo a oxigenoterapia e a ventilação invasiva e não invasiva.

 A fisioterapia motora, por sua vez, ajuda no fortalecimento e reabilitação do corpo, na prevenção de possíveis deformidades e no tratamento de complicações provenientes da longa permanência dos pacientes imóveis no leito. 

 

Como posso me tornar um fisioterapeuta intensivista?

Gostou da área e quer saber como ingressar? Acompanhe os passos…

  1. Se você já é formado no Ensino Médio, o primeiro passo é inscrever-se no vestibular de Fisioterapia do UNASP;
  2. Depois da aprovação, o próximo passo é aproveitar os anos de graduação para aprender bastante e se tornar um fisioterapeuta qualificado e de sucesso;
  3. O terceiro passo, por fim, é realizar a pós- graduação em Fisioterapia de Unidade de Terapia Intensiva. Mas se você já possui a graduação fica mais fácil ainda: é só clicar aqui e avançar rumo ao seu crescimento profissional.

 

Está esperando o que para fazer parte da família? Estamos ansiosos para ter você com a gente!

Deixe um comentário

Veja também