[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]
Antes de ingressar no curso de Farmácia conheça a grade curricular, o que você irá estudar no decorrer dos anos e como esse estudo se aplica ao mercado de trabalho. Vamos lá?
O mercado farmacêutico traz grandes oportunidades de carreira em virtude da sua força econômica acima da economia nacional. Não raro o graduado em farmácia exerce funções que vão além da presença em drogarias e preparações de medicamentos personalizados. Sabia disso?
Por exemplo, o bacharel pode atuar em setores que envolvam a saúde humana. Atuando dessa forma em hospitais, como também em tratamentos, passando para a vigilância e fiscalização.
Esse profissionais também estão presentes em produções químicas, de qualquer escala, em ramos como o da cosmética, por exemplo. Além disso, não podemos esquecer da presença na fiscalização a fabricação de remédios falsificados, controle de pragas urbanas e a farmácia veterinária.
Outro importante fator para considerar sobre esse profissional é a necessidade do mesmo possuir tato e sensibilidade para com o ser humano. Afinal, é preciso comprometer-se a preservar e favorecer a vida, assim como o juramento feito na maior parte das solenidades da colação de grau. Que diz assim:
“Prometo que, ao exercer a profissão de Farmacêutico, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, desfrutem, para sempre, a minha vida e a minha arte, de boa reputação entre os homens. Se dele me afastar ou infringi-lo, suceda-me o contrário”.
Viu como essa é uma profissão muito importante e séria?
Farmácia no Unasp
Aqui no Unasp oferecemos a graduação em Farmácia, e com o propósito de auxiliar você na escolha definitiva pelo curso vamos falar um pouco mais sobre a grade curricular do mesmo.
No entanto, precisamos te lembrar, caro leitor, que a grade curricular pode mudar de instituição para instituição. Portanto, o que você for estudar aqui no Unasp provavelmente não será o mesmo que estudar em outra universidade. Naturalmente que muitas matérias são iguais, já que existe um padrão entre as instituição de ensino, mas é importante lembrar sobre essa nuances que existem. Ou seja, pesquise a grade do curso antes de escolher uma instituição de ensino. Blz?
Então, vamos lá?
1° semestre:
- Cosmovisão bíblico cristã;
- Introdução a ciências farmacêuticas;
- Ética e Saúde;
- Primeiros socorros e Biossegurança;
- Metodologia do trabalho científico;
- Cálculos farmacêuticos;
- Química geral e inorgânica;
- Química geral e inorgânica experimental.
Inicialmente o que se aprende no primeiro semestre de faculdade envolve os princípios de atendimento pré-hospitalar, gestão e organização de prioridades para atendimentos com múltiplas vítimas e primeiros socorros.
Bem como biossegurança no trabalho com materiais biológicos e produtos químicos. Além de metodologia científica, abordando a elaboração de projetos de pesquisa, apresentação gráfica de artigos e metodologia científica aplicada à saúde.
É igualmente apresentado o universo de cálculos matemáticos básicos e seus fundamentos para o mercado farmacêutico, como a diluição, concentração e cálculo das doses.
No quesito da química, é de fato estudado a inorgânica, envolvendo compostos de coordenação, ligações químicas, leis de combinação químicas, estrutura atômica, estequiometria, técnicas básicas de laboratório, preparo de soluções, entre outros.
2° semestre:
- Antropologia Cristã;
- Citologia e Biologia molecular;
- Genética;
- Físico-química;
- Química analítica;
- Química orgânica;
- Histologia e embriologia;
- Anatomia.
Agora no segundo semestre será possível compreender melhor sobre a estrutura humana e consequentemente como funciona os sistemas físico-químicos, termodinâmica, equilíbrio químico, soluções, eletroquímica.
Além disso você estudará quais são os tipos de células, medida e cálculo de pH, equilíbrio ácido-base, análise gravimétrica e volumétrica, fundamentos da química orgânica, reações orgânicas aplicadas à farmácia, e mais uma infinidade de conteúdos relacionados.
3° semestre:
- Ciência e Religião;
- Farmacobotânica;
- Farmacognosia;
- Fitoterapia;
- Bioestatística;
- Saúde Pública;
- Bioquímica Geral;
- Bioquímica Aplicada.
Já no terceiro semestre você começará a perceber que os assuntos vão começar a afunilados para o ramo da farmácia. Isto é, eles vão se encaminhar um pouco mais para a área da fitoterapia, ao invés da saúde em seus pontos mais gerais.
Dessa forma será estudados plantas medicinais, histologia vegetal e sua importância na fitoterapia, coleta e herbarização de plantas medicinais, controle de qualidade, cultivo, coleta e armazenamento das plantas.
Além disso serão abordadas as plantas da medicina popular, aspectos farmacológicos, formas de utilização fitoterápicos. Bem como a análise e processos estatísticos, saúde pública e muita bioquímica! [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]
Está gostando dos conteúdos?
Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]
4° semestre
- Fundamentos do Cristianismo;
- Fisiologia;
- Patologia;
- Patobioquímica;
- Farmacologia Geral;
- Farmacologia Cardiovascular;
- Epidemiologia;
- Farmacoepidemiologia;
- Psicologia;
Enfim chegamos ao universo das doenças e a compreensão das alterações bioquímicas que elas causam no corpo. Neste momento será possível entender a fisiologia humana (células, tecidos, órgãos, homeostasia, membranas, excitáveis, contração muscular e neurônios). Ainda verá os principais sistemas do corpo humano.
Com isso compreendido, você aprenderá em conjunto sobre as doenças e alterações feitas por estas, juntamente com o entendimento da administração de medicamentos, farmacocinética (absorção, distribuição, biotransformação, etc).
Além disso aprenderá sobre farmacodinâmica (mecanismos de ação, receptores farmacológicos, efeitos primários, e secundários dos medicamentos). E posteriormente será estudada a introdução da Psicologia.
5° semestre
- Interpretação Bíblica da História;
- Farmácia Clínica;
- Atenção Farmacêutica;
- Farmácia Hospitalar;
- Química Farmacêutica;
- Farmacologia do Sistema Nervoso;
- Disciplina Optativa;
- Microbiologia;
- Parasitologia.
No 5º semestre você irá aprender sobre responsabilidade e funções dos serviços farmacêuticos hospitalares, estrutura e organização da farmácia hospitalar. Além disso, também aprenderá sobre legislação aplicada à farmácia hospitalar, armazenamento e controle de estoque, administração dos recursos humanos.
Do mesmo modo irá aprender sobre farmacovigilância, controle da infecção hospitalar, mecanismos de ação a nível molecular, análise das matérias-primas de uso farmacêuticos, morfologia, procariota e fungos associados a doenças humana. Enquanto isso, você também irá aprender sobre métodos de diagnósticos laboratorial das viroses humanas, ciclo evolutivo de parasitas, entre outros.
6° semestre
- Princípios de Saúde e Sustentabilidade;
- Deontologia e Legislação;
- Administração e Gerenciamento de Empresas Farmacêuticas;
- Toxicologia;
- Disciplina Optativa;
- Imunologia;
- Bromatologia;
- Tecnologia de Alimentos.
No semestre anterior foi possível ver um pouco da parte administrativa do curso de farmácia, o que continua igualmente neste período. Por isso, aqui será possível aprender sobre administração e planejamento estratégico, estrutura organizacional, estrutura de mercado farmacêutico, noções sobre gestão de sistemas públicos, contexto empresarial no Brasil, noções de empreendedorismo.
Sem esquecer, claro, dos quesitos mais biológicos, como imunologia por exemplo.
7° semestre
- Ética Cristã;
- Imunologia Clínica;
- Microbiologia Clínica;
- Parasitologia Clínica;
- Assistência Farmacêutica;
- Hematologia e Citologia Clínica;
- Bioquímica Clínica;
- Práticas Farmacêuticas em Análises Clínicas;
- Estágio – Saúde Pública.
Neste ponto do curso, que marca o início dos dois últimos anos, será possível experimentar a prática da área de formação pelo estágio em saúde pública e práticas.
Daí serão estudadas técnicas de diagnósticos de parasitas intestinais, sanguíneos e teciduais, coleta e preparação de materiais laboratoriais. Além disso, assistência farmacêutica, política nacional de medicamentos, são alguns dos assuntos vistos nesta etapa.
8° semestre
- Religiosidade e competência profissional;
- Tecnologia Farmacêutica de Semi-sólidos;
- Tecnologia Farmacêutica de Líquidos e Sólidos;
- Farmacotécnica de Semi-Sólidos;
- Farmacotécnica de Líquidos e Sólidos;
- Homeopatia;
- Fundamentos de Estética em Saúde;
- Disciplina Optativa;
- Estágio – Farmácia Hospitalar.
É possível perceber que a obrigação do estágio muda neste semestre exatamente para trazer diversas vivências na prática profissional. Já em relação aos assuntos, a questão técnica começa a aprecer com mais evidência com intuito de preparar você para o mercado de trabalho.
Portanto, serão estudados pontos também da homeopatia, como origem dos medicamentos, coleta de material de origem animal, vegetal e mineral, conceitos básicos e relação farmacêutico-médico-paciente.
9° semestre
- Sociologia e Religião;
- Cosmetologia Básica;
- Tecnologia de Cosméticos;
- Biotecnologia Farmacêutica;
- Nanotecnologia Farmacêutica;
- Práticas Farmacêuticas em Indústria;
- Controle de Qualidade;
- Garantia de Qualidade;
- Estágio – Análises Clínicas ou Alimentos;
- Estágio – Farmácia (Drogaria e Magistral).
E vamos partir para o momento tecnológico e “belo” da farmácia junto a mais dois diferentes estágios. Como os próprio nomes sugerem, quer dizer que aqui que será possível aprender sobre indústria, tecnologia na área estudada e a ramificação da cosmetologia.
10° semestre
- Trabalho de Conclusão de Curso;
- Empreendedorismo;
- Estágio – Farmácia Industrial.
Ufa! Por fim chegamos ao último período e agora é, literalmente, trabalhar para concluir o curso com honra! E nada melhor do que uma matéria sobre empreendedorismo para te preparar para mais uma opção de área no mercado de trabalho. Além disso, você fará concluirá o seu estágio e saíra do concurso entendendo melhor como funciona cada setor de Farmácia.
Conclusão
Atualmente o mercado de trabalho na área de Farmácia está em alta. E vendo a grade curricular do curso já deu para notar o quanto que esse profissional estuda para poder ingressar no mercado. De fato, é preciso ter muita dedicação para conseguir chegar ao mercado preparado. Por isso, antes de optar pelo curso de Farmácia, analise com atenção a grade curricular e veja se as matérias se encaixam no seu perfil. Afinal, é preciso ter paixão para persistir nos estudos por 10 semestres. No entanto, apesar do esforço, podemos garantir que é recompensador. Em outras palavras, vale a pena!
Ah, e se você quiser ter o acesso de forma mais detalhada ao curso de Farmácia do Unasp, basta clicar aqui.
Até a próxima![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]
Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!
É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]
Leia também:
- Farmácia: descubra sobre o mercado, áreas de atuação e salário
- Saúde do futuro: mais conectada e high-tech. Descubra o que vem por aí!
- Fisioterapia: quais são as áreas de atuação de um fisioterapeuta?
[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]