Blog do UNASP

Como montar e manter organizado um grupo de estudos no WhatsApp

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Muitas ferramentas online estão facilitando a nossa vida pessoal, profissional e acadêmica. Pensando em como usá-las ao máximo, separamos algumas dicas para você aprender a como utilizar o WhatsApp para grupo de estudos. 

O WhatsApp é um dos recursos online mais populares dos últimos anos. Com ele é possível comunicar-se com quem está longe, fazer chamada de vídeo, ligação, enviar vídeos, fotos, áudios e ainda criar grupos com colegas ou família.

Consequentemente o WhatsApp ganhou força e de maneira prática trouxe mais flexibilidade nas relações, unindo interesses em comum e colaborando com a organização e comunicação entre as pessoas.

A fim de ajudar você, caro leitor, a utilizar o WhatsApp como uma ferramenta de aprendizado e propagação de conhecimentos úteis e relevantes, preparamos algumas dicas que podem ser úteis. Portanto, logo a seguir vamos ensinar como montar e manter organizado um grupo de estudos.

Bóra?

Grupo de Estudos no WhatsApp

Criando o Grupo

Em apenas 2 passos, vamos mostrar como criar um novo grupo no WhatsApp, tanto para usuários iOS como para Android.

iOS

Primeiro passo:

• Abra o aplicativo do WhatsApp no seu celular e toque em “Novo Grupo”, no canto superior direito da tela. 

• Então, em seguida, adicione pelo menos um participante ao grupo, clicando no nome do contato ou pesquisando na caixa de pesquisa e depois clique em “seguinte”.

Segundo passo:

• Ao chegar na próxima tela, nomeie o grupo de acordo com o tema: “Grupo de Estudos – Faculdade”, por exemplo.

• Além disso, você pode clicar no ícone da câmera para escolher um foto de perfil. Há opções de tirar uma foto, selecionar uma na galeria do celular ou buscar a imagem na Internet. Por fim, toque em “Criar”.  

Android

Primeiro passo: 

• Abra o aplicativo do WhatsApp e toque sobre o botão localizado no canto superior direito da tela. Então, no menu, toque em “Novo grupo”. 

• Logo em seguida adicione um nome ao grupo e toque sobre a foto do grupo para alterá-la;

Segundo passo:

• Na tela de escolher uma foto, escolha se deseja tirar uma nova, selecionar na galeria do celular ou buscar a imagem na Internet.

• Por fim, adicione pelo menos um participante ao grupo e depois clique em “Criar”.

Pronto grupos criados, e agora?

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Mantendo o grupo de WhatsApp

Alguns cuidados são essenciais para a manutenção saudável de um grupo de estudos no aplicativo. Por mais que se espere que os participantes já tenham uma ideia prévia de como agir no grupo, é importante relembrar. Portanto, é bom saber que o grupo só vai conseguir atingir o objetivo de comunicar, compartilhar e contribuir para o conhecimento se todo mundo colaborar.

Veja agora algumas dicas:

Estabelecendo regras

Nada funciona sem planejamento e/ou regras. No grupo do WhatsApp não é diferente. Então, o grupo pode ter um ou mais administradores, a ideia é mantê-lo organizado, por isso, eles podem criar algumas regras.

Portanto, é importante definir e compartilhar as regras para não fugir do objetivo do grupo. Regras como não compartilhar “memes” ou falar sobre assuntos aleatórios. Foco nos estudos!

Diante disso o administrador deve divulgar as regras assim que adicionar um novo participante ou colocar como descrição do grupo.

Além disso, é importante determinar que quem não cumprir com as normas pode ser excluído do grupo. Ou seja, tudo deve ser feito com intuito de deixar no grupo apenas para quem deseja estudar. 

Mantendo o foco 

Se o objetivo do grupo é compartilhar informações, tirar dúvidas, fazer indicações e estudar para o vestibular/Enem, isso realmente precisa acontecer.

Então, para não perder o foco, o melhor é não compartilhar coisas que estejam fora desse contexto e do objetivo do grupo. 

É importante lembrar se por um lado a tecnologia pode contribuir para a criação do grupo de estudos, por outro ela também pode atrapalhar com as notificações de aplicativos de redes sociais e e-mails. 

Por isso, durante o período de estudos, mantenha o celular no silencioso, atenção redobrada e foco total.

Aprendendo ao máximo

Utilize o máximo possível dos recursos oferecidos pelo WhatsApp. É mais fácil assimilar informações em forma de áudios, vídeos ou imagens (lembre-se dessa dica).

Portanto, evite enviar algumas futilidades como frases excessivas de “bom dia” e áudios ou vídeos muito longos com assuntos irrelevantes. Reforçando o item acima (mantendo o foco), compartilhe apenas o que é relevante para os estudos.

Bom estudos!

Ensinar, aprender e compartilhar, são ótimas práticas e uma das melhores coisas da vida. Além disso, essa é uma atividade comum entre os estudantes, não é mesmo? Use o WhatsApp para aproximar colegas com uma intenção em comum, tenham organização e participação e os resultados serão muito positivos!

Ah, se tiver alguma dica que você queira compartilhar com a gente, é só deixar aqui nos comentários.

Bons estudos e até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Então, leia também

• Tecnologia integrada na sala de aula, como tornar essa realidade viável

• Não deixe a tecnologia atrapalhar você e nem os seus estudos.

• 3 motivos para começar a ouvir Podcasts diariamente

• Como driblar as distrações digitais e não ser afetado por elas?[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também