Blog do UNASP

Já parou para pensar na importância dos avós para as crianças?

Com toda a certeza, estar na presença dos avós é algo singular. Estar pronto/a para ouvir todas as histórias e memórias que eles têm para nos contar faz as horas passarem mais rápido, além de nos mostrar uma realidade desconhecida para nós, mas eternizada por eles.

Todas as histórias contadas já podem ser listadas como um ponto positivo da convivência dos mais jovens com os mais velhos, no entanto, ainda é possível listar outros pontos positivos do convívio dos netos com seus avós. 

Afinal, quais as maiores vantagens da convivência com os avós?

Clama, prometo já começar a listá-las. Mas antes, queria ainda trazer outro ponto importante desta convivência. 

Esta é uma via de mão dupla, ou seja, da mesma forma que é essencial a participação dos avós na vida dos netos, também é importante para os avós essa integração.

Uma pesquisa feita por um professor americano, James Bates, apontou que os avós que passam mais tempo cuidando dos netos, podem ter uma qualidade de vida melhor. Além disso, o grupo entrevistado que cuida de crianças, apresentaram menores chances de desenvolver o Alzheimer.

Agora sim, vamos aos benefícios para os pequenos 🙂

1 – Valorização e reconhecimento da própria história

Quem nunca se viu parado durante horas escutando as melhores histórias cujo os personagens eram pessoas que talvez você nem conhecia ou então nunca ouviu falar, de uma época em que você nem era nascido/a? 

Dentro do processo de construção da identidade da criança é mais que necessário obter todas as informações sobre a árvore genealógica. Sendo assim, os pequenos conseguem enxergar de maneira mais clara um propósito de legado familiar.

Isso é essencial para que a criança cresça com sentimento de pertencimento e importância.

2 – Imaginação e criatividade sem limites

Eu cresci ouvindo minha avó dizer: não se pode podar a imaginação da criança, deixa ela brincar!

Para além desse conselho mais que sábio da minha avó, é preciso entender que os avós têm uma habilidade ímpar de colocar a máquina da imaginação criativa dos netos para funcionar.

Novamente as histórias contadas por eles transportam a criança para um ambiente imaginário, onde elas precisam criar os cenários e personagens que nunca viram antes.

Isso beneficia demais o desenvolvimento da imaginação e criatividade.

3 – Empatia e respeito com as demais gerações

Conviver com o carinho que os avós oferecem faz com que a criança cresça respeitando os idosos e tendo empatia por eles e suas limitações.

É fato que a nova geração, como a Alpha, tem uma convivência marcada pela tecnologia e telas, entretanto, quando essa mesma geração é colocada em contraste com os avós, elas começam a ser desafiadas.

Odesafio é se manter ocupado, mesmo sem telas ou muita tecnologia. É esse ponto que a interação entre os avós e netos transforma a perspectiva da criança em relação a outras gerações.

E aí, curtiu esse conteúdo? Leia mais.

Aproveita e comenta aqui se você também teve o privilégio de conviver com os avós 🙂

Deixe um comentário

Veja também