Blog do UNASP

Como entrar na área de Design de Interiores?

Antes de optar por começar um curso de especialização tente se perguntar quais serão os seus objetivos ao fazer aquele curso. A jornada do “de onde se vem e para onde se vai” pode ser bem difícil de definir sem compreender, pelo menos ter algum conhecimento da trajetória que se vai percorrer é um bom começo.

Se você já possuí uma formação em Arquitetura e Urbanismo, é ainda mais essencial fazer a comparação com ambos e rever as relações e objetivos.

Com o alto número de ofertas e variados aspectos sobre uma mesma área à disposição no mercado educacional, é bem comum que muitos se confundam com as diferenças. Pois bem, vamos começar  para te dar um norte de quais são as diferentes características e como um arquiteto pode se destacar, e muito, como designer de interiores.

A especialização em Design de Interiores

Primeiramente é bom lembrar que ambas as áreas exigem muita criatividade, certo talento artístico (noções de estética) e muito de inovação.

É importante ter em mente que arquitetos projetam e organizam espaços internos e externos de acordo com critérios como conforto, estética e funcionalidade. Eles pensam na construção e reformas de edificações, o “lado de fora”. Além das plantas, determinam os materiais usados nas obras, considerando o uso do imóvel, ventilação, iluminação, etc.

Os principais empregadores de arquitetos são empresas do setor público, construtoras e incorporadoras.

Já um designer de interiores trabalha com o arranjo de ambientes, levando em conta a estética, a funcionalidade e o conforto, como o arquiteto. Porém, define revestimentos, acabamentos, cores e distribuição de móveis e objetos nos ambientes.

O trabalho pode ser feito em casas, lojas, apartamentos mobiliados, prédios comerciais, e até mesmo as revendedoras de automóveis atualmente usam designers de interiores para montar a parte interna de novos carros.

Tenha um bom currículo

O currículo em certa medida tem atividades que necessitam de Ciências Humanas e Exatas como a Arquitetura, porém, as atividades do designer são mais voltadas para decoração, paisagismo e design de móveis.

Desde o início, o curso tem atividades mais práticas e inclui aulas de Gestão Empresarial, Administração e outras disciplinas que vão ajudar também a ter seu próprio negócio.

A maior diferença entre os dois cursos, no entanto, é que a Arquitetura, com já dissemos, lida com o exterior, o urbanismo e a construção civil enquanto o Design de Interiores é um curso mais voltado para a parte interna de ambientação, estilo, conforto e funcionalidade da parte habitada.

Por que então ocorre confusão entre arquitetura e design de interiores?

Algumas pessoas costumam confundir as duas profissões porque uma das áreas de atuação da arquitetura é o design de interiores. Outro ponto em comum é que tanto o designer de interiores como o arquiteto frequentemente estão envolvidos em questões administrativas das obras, como cronogramas, orçamentos e a coordenação das equipes.

A proximidade também pode ajudar a um profissional com formação em Arquitetura opte por ampliar seus horizontes e seu mercado de atuação, fazendo um curso de especialização em Design de Interiores.

Este profissional pode ainda, atuar em muitas frentes como imobiliárias, escritórios de arquitetura ou estabelecimentos comerciais. Também existe a possibilidade de trabalhar de maneira autônoma e prestar consultoria para outros profissionais e empresas.

É fato que tanto arquitetos como designers de interiores encontram boas oportunidades no mercado brasileiro. E ambas as profissões proporcionam opções de carreira bastante interessantes e, no final das contas, podemos dizer que elas se complementam. No entanto, uma das vantagens em se fazer uma pós-graduação, além de se complementar profissionalmente, é também, que se acredita que a segunda opção ofereça mais vagas por ter uma quantidade menor de profissionais formados.

Sabemos ainda que uma instituição educacional sólida garante uma boa formação, o UNASP tem essa opção em sua pós-graduação para Design de Interiores. Acesse agora mesmo e confira, um mar de possibilidades vai se abrir pra você!

Deixe um comentário

Veja também