Blog do UNASP

Iniciação científica, a importância de participar de um grupo de pesquisa.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Descubra quais são as vantagens da Iniciação Científica para a formação complementar na vida profissional e acadêmica.

Escrever um artigo científico ou participar de um grupo de pesquisa, não é apenas algo positivo para o período da graduação, mas também para quando chegar a hora de enfrentar o mercado de trabalho. As empresas buscam um profissional que tenha compromisso, visão crítica e responsabilidade. E o seu currículo com experiências acadêmicas também conta. Mas o que é iniciação científica?

Além de ser uma modalidade de pesquisa acadêmica da graduação, onde se tem, na maioria dos casos, o primeiro contato em pesquisa. A iniciação cientifica pode render ao aluno um grande conhecimento, experiência e despertar o gosto por áreas específicas, além é claro de pesar e muito no currículo.

Iniciação científica no Brasil.

No Brasil, existem algumas agências financiadoras de iniciação científica, mas a principal é o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), através de seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, o Pibic. Essa opção está disponível para alunos que juntos a sua universidade, recebem incentivo financeiro visando estimular, apoiar e proporcionar ao aluno condições de ser um pesquisador iniciante.

A principal missão é fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas. Para você entender um pouco melhor sobre o que faz e como está solidificado o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico no Brasil, assista a esse vídeo institucional a seguir.[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?time_continue=15&v=CC5j37l8jNg ” align=”center”][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]Além disso, existem alguns objetivos principais que este órgão precisa atingir, de acordo com o site oficial

Como órgão de fomento à pesquisa, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), compete ao CNPq participar na formulação, execução, acompanhamento, avaliação e difusão da Política Nacional de Ciência e Tecnologia, especialmente:

• Promover e fomentar o desenvolvimento e a manutenção da pesquisa científica e tecnológica e a formação de recursos humanos qualificados para a pesquisa, em todas as áreas do conhecimento;

• Promover e fomentar a pesquisa científica e tecnológica e capacitação de recursos humanos voltadas às questões de relevância econômica e social relacionadas às necessidades específicas de setores de importância nacional ou regional;

• Promover e fomentar a inovação tecnológica;

• Promover, implantar e manter mecanismos de coleta, análise, armazenamento, difusão e intercâmbio de dados e informações sobre o desenvolvimento da ciência e tecnologia;

• Propor e aplicar normas e instrumentos de apoio e incentivo à realização de atividades de pesquisa e desenvolvimento, de difusão e absorção de conhecimentos científicos e tecnológicos;

• Promover a realização de acordos, protocolos, convênios, programas e projetos de intercâmbio e transferência de tecnologia entre entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais;

• Apoiar e promover reuniões de natureza científica e tecnológica ou delas participar;

• Promover e realizar estudos sobre o desenvolvimento científico e tecnológico;

• Prestar serviços e assistência técnica em sua área de competência;

• Prestar assistência na compra e importação de equipamentos e insumos para uso em atividades de pesquisa científica e tecnológica, em consonância com a legislação em vigor;

• Credenciar instituições para, nos termos da legislação pertinente, importar bens com benefícios fiscais destinados a atividades diretamente relacionadas com pesquisa científica e tecnológica.

Devo participar de um grupo de pesquisa?

A participação em um grupo de pesquisa para iniciação científica não é obrigatória, mas as universidades divulgam  e convidam os alunos a participarem do projeto. Durantes os estudos é possível pesquisar sobre um tema específico, aprender sobre o assunto, entrar em contato com diferentes pesquisadores, conseguir investimento para a realização da pesquisa, obter resultados positivos sobre o estudo, dentre outros.

Então, além de um currículo mais completo você também poderá aprofundar o seu conhecimento sobre algum tema que muito te interessa realizando a iniciação científica, dando assim, quem sabe um primeiro passo para uma carreira acadêmica, e também já poder ir se preparando para o temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além, é claro de e ainda começar a estabelecer uma rede de contatos acadêmicos e profissionais. WOW!

Quais são os benefícios de participar da pesquisa científica?

Não é novidade que o mercado de trabalho busca sempre as melhores e mais competentes mentes. Ter uma boa colocação na carreira é sinônimo de dedicação e muito estudo. O estudante que buscou uma formação complementrar, que participou de atividades complementares, de atividades extracurriculares e que desenvolveu suas competências, irá se destacar. A Iniciação Científica, é importante tanto para a carreira profissional quanto acadêmica porque mostra algumas compentências desenvolvidas pelo aluno, como:

• Assimilação de conteúdo teórico.

Para entender a pesquisa científica o aluno precisará ler sobre as teorias que a envolvem e, por consequência, ampliará o estoque de informação. Mesmo que o assunto da pesquisa não seja dos mais comuns, nas leituras de artigos e teorias sempre há um conhecimento precioso que pode ser aproveitado.

• Senso metodológico.

Uma das bases da pesquisa científica é a metodologia. Quem escreve um artigo científico precisa entendertodas as possibilidades de se realizar uma pesquisa, o risco de escolher uma maneira errada ou menos eficiente ganha maior proporção. Criar e seguir regras metodológicas. E o que isso tem a ver com vida profissional? Bem, todas as organizações querem ter na equipe funcionários que saibam resolver problemas, que saibam seguir metodologias e que sejam disciplinados. O aluno que passou pela iniciação científica acaba por ter maior facilidade em visualizar os melhores caminhos e tomar a melhor decisão.

• Senso crítico.

Aprendizado, questionamentos e discussões ocorridas ao longo do tempo nos grupos de pesquisa, gera conhecimento e senso crítico. Quanto mais o aluno aprende com os professores do grupo e tem debates sobre temas e metodologias, mais ele estimula o raciocínio. Lá na frente esse olhar diferenciado das situações rotineiras, a capacidade de argumentar e defender ideias será muito útil.

• Pós- graduação e Após a graduação.

Participar de grupos de pesquisa é sinônimo de ter contato mais próximo com diversos professores e criar uma conexão maior com a universidade. O aluno que faz um bom trabalho na iniciação científica, após a graduação, terá sempre as portas abertas em eventual retorno para o mestrado e doutorado.

Iniciação científica no Unasp.

Sabendo de tudo isso, o Unasp oferece um espaço para que você, aluno e professor, tenha visibilidade e já comece a dar os primeiros passos na iniciação cientifica promovendo o Encontro Anual de Iniciação Científica (Enaic) que acontece em todos os campi.

Por isso, se você tem interesse, não deixe essa oportunidade passar. Converse com seu professor, com o instrutor, orientador de pesquisa do campus ou alguém que já faça parte de um grupo de pesquisa. No site temos mais informações, clique aqui e confira.

Vale lembrar que, mesmo que você não estude no Unasp, mas está cursando uma graduação, procure a coordenação do seu curso e se informe sobre os projetos de pesquisa e Iniciação científica.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também