[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]
Em uma sociedade em que ganhar é tudo ou nada, como a derrota é encarada? Losers, uma série documental da Netflix, aborda o tema através da perspectiva de oito atletas que perderam em algum momento. Muitas lágrimas e lições resumem, às vezes perder é a melhor coisa que pode acontecer.
Em uma sociedade em que ganhar é tudo ou nada, como a derrota é encarada? Afinal, se um lado ganha o outro perde. Então, como seria contar a história do lado “menos interessante”, o lado perdedor? Será que existe algum benefício na derrota? A nova série da Netflix, Losers, aborda exatamente esse tema.
No esporte ganhar ou perder são duas realidades extremamente conflitantes. Todo profissional da área, seja o atleta, preparador físico ou treinador, precisam encarar a realidade da competição. No entanto, na maioria das vezes apenas o lado vencedor é colocado em evidência. É apenas sobre ganhar, ganhar e ganhar.
São os vencedores que recebem a glória, a valorização pelo seu esforço e o reconhecimento pelo grande público. E aí bate aquela dúvida, por que as histórias dos perdedores quase nunca são contadas? Losers é uma série documental que apresenta a história real de atletas que transformaram a tristeza da derrota em um grande triunfo. Tiraram o melhor das piores experiências.
Quem são os losers?
A série é separada em oito episódios, cada um deles com uma média de 20 a 40 minutos de duração. Em cada um dos episódios somos apresentados a uma história e à partir delas conhecemos um pouco mais sobre as derrotas, dramas e superação da equipe, treinadores e atletas. Em alguns casos a volta por cima aconteceu de maneira inesperada.
Um dos casos, por exemplo, é do ex-boxeador Michael Bentt, campeão dos pesos pesados que sofreu um terrível nocaute que resultou em um trauma cerebral que o obrigou a deixar as lutas. No entanto, após a sua recuperação ele seguiu o caminho mais inesperado, tornou-se estrela de Hollywood, atuando, produzindo e dirigindo filmes.
Outra história é sobre a inacreditável derrota da lenda do Curling Pat Ryan, no campeonato canadense de 1985. O resultado? Ryan usou a derrota para aperfeiçoar uma estratégia que mudou para sempre o esporte. Ah, mas eu não vou contar qual foi essa estratégia. Você vai precisar assistir a série! 😉 #semspoiler[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/4hFY6pDwTU4″ align=”center”][vc_text_paragraph]
Está gostando dos conteúdos?
Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]
Perder é positivo?
Losers é uma série que trata de um tema muito delicado, que é, ser um perdedor. E todo nós passamos por uma derrota vez ou outra na vida, certo? Não precisamos estar necessariamente envolvidos com o esporte para perder em algo. Podemos ser derrotados na escola, nas nossas relações pessoais, no trabalho e até mesmo nas nossas aspirações. Por mais que nos esforcemos para dar o nosso melhor, cedo ou tarde caímos. E aí, o que fazer nessas horas?
Losers mostra que na vida todos nós vamos enfrentar um momento difícil, no entanto há maneiras de tirar o melhor dos nossos conflitos. Ou seja, o que é aparentemente uma tragédia pode ser um combustível poderoso que irá nos motivar a lutar por novas conquistas. E acima de tudo, não existem necessariamente perdedores. Existem pontos de vista, pontos de partida e aprendizados.
Lições que podemos aprender com a série
E para dar um gostinho dos episódios separei algumas das lições que mais me impactaram durante a série.
• O fracasso pode ser bom, se você encarar do jeito certo. Use-o como forma de motivação para você galgar os seus objetivos.
Por exemplo, não conseguiu passar no vestibular para o curso que você queria? Não desista! Use essa derrota para aprimorar ainda mais os seus conhecimentos, estude mais, se esforce mais. O resultado pode ser uma nota épica e a tão sonhada vaga na faculdade dos seus sonhos!
• Vencer é, em boa parte, resultado de disciplina. Não adianta enfrentar as provas sem estar preparado. Portanto, nunca entre em um desafio sem saber o que você está fazendo.
• Nem sempre o mundo será justo, fato. Algumas vezes você sofrerá injustiças por conta da sua raça, crenças, estilo de vida e até mesmo por não fazer parte de um “grupo seleto”.
Infelizmente isso acontece com frequência. Nem sempre o melhor vence, por mais que você se esforce. Sem dúvida essa é uma situação desagradável, no entanto tire o melhor proveito disso. É preciso um bocado de garra, mas prove o quão bom você pode ser pelos seus próprios méritos. E se não der certo, bem, procure um lugar e pessoas que valorizem o seu esforço.
• Use o seu erro para encontrar uma solução. Isso mesmo! Quando erramos temos a propensão de ficarmos desanimados e cheios de remorso. Ah, e se eu tivesse feito diferente? Exatamente! E se você tivesse feito diferente? Use essa pergunta para encontrar uma solução ou lição para os seus erros.
Para concluir
Não foque tanto nos outros. Muitas vezes deixamos de perceber o nosso avanço porque estamos nos comparando às demais pessoas. Bem, nem sempre é possível chegar aos trinta sendo dono de uma empresa que fatura milhões. Apesar disso, você não é necessariamente um perdedor, certo?
Nossas histórias são diferentes. Por isso, acima de tudo, você precisa reconhecer o seu valor. Foque nos seus talentos e qualidades. Essa é a sua vida, a sua história, os seus sonhos, as suas derrotas. Saiba usá-los a seu favor.
E aí, você tem alguma história de derrota que te ensinou boas lições? Conta aí nos comentários! Vamos gostar de compartilhar experiências com vocês.
Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]
Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!
É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]
Leia também
• 13 filmes incríveis sobre mulheres reais para se inspirar
• 07 filmes para você estudar e entender mais sobre a Guerra Fria
• The Bad Kids, documentário mostra o cotidiano de uma escola alternativa
• Filmes e documentários para estudar Filosofia e Sociologia para o Enem
[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]