Gostar de animais desde criança, ter afinidade e empatia pelos bichinhos. Bem como respeitar e sentir-se bem em cuidar deles são mesmo as melhores características para um veterinário? Será que o curso de Medicina Veterinária é para mim?
Calma, eu sei que para se tornar um médico veterinário é preciso formação, mas é bem comum escutar afirmações como: Quem gosta de animais, tem afinidade e empatia pelos bichinhos, respeita e sente-se bem cuidando deles, possui características para ser veterinário. Então, vem a dúvida – mas será que o curso de Medicina Veterinária é para mim?
Acontece que além de gostar muito de cuidar dos animais, para seguir a profissão de médico veterinário – por incrível que pareça – é preciso também se importar com o bem-estar dos humanos! Sim, isso mesmo, pois a medicina veterinária possui caráter social além de uma responsabilidade fundamental na produção de alimentos.
Depois que me deparei com essa curiosidade entendi que existem tantas outras características de um médico veterinário. Que em geral não são pontudas, e precisam ser.
Medicina veterinária e o cuidado dos pequenos animais
Com certeza essa área da medicina veterinária é o que todos conhecem, e não deixa dúvidas da sua importância para a sociedade.
A rotina de um médico veterinário que decide seguir este caminho é composta por muitas coisas. Como atender aos pets (cães, gatos, roedores, animais exóticos e até mesmo cavalos em qualquer situação) e garantir o conforto e bem-estar dos animais de estimação.
Além disso, também cuidar do bem-estar dos tutores dos pets, afinal por trás de todo animalzinho de estimação tem um cuidador ansioso.
Bem além disso, os médicos veterinários que decidem por este caminho ainda encontram um leque de oportunidades no segmento.
Mas e os animais maiores? Continue a leitura a seguir.
Medicina veterinária e cuidados com os animais maiores
Nem só de pets se vive a rotina de médicos veterinários. O médico veterinário também pode ser bastante requisitado em áreas como melhoramento genético. Assim como, prevenção e tratamento de enfermidades dos diversos animais utilizados pelas indústrias de alimentos de origem animal.
Além do cuidado com animais, o veterinário também pode atuar na verificação da qualidade do alimento para que o mesmo chegue em perfeitas condições à mesa do consumidor.
Basicamente, o dia a dia de quem decide por essa área é verificar se as normas de higiene estão sendo cumpridas para, assim, evitar a transmissão de doenças aos humanos.
A área como ciência
Para finalizar, se você que estar dentro do laboratório é a sua vibe, a medicina veterinária também oferece essa possibilidade!
O médico veterinário pode atuar como pesquisador no desenvolvimento de tecnologias para o setor animal, técnicas e metodologias, reprodução, alimentação, entre outros.
Leque de oportunidades
Essas foram apenas algumas das inúmeras características que um médico veterinário pode adquirir e assim, escolher por qual área deseja seguir.
A medicina veterinária também apresenta áreas voltadas para marketing e venda, por exemplo, que podem ser um diferencial para o seu currículo, caso você tenha afinidade com vendas.
Por fim, se você se enxergou em alguma dessas áreas, é sinal que a Medicina Veterinária é para você sim! Saiba mais aqui.
Até breve! 🙂