Blog do UNASP

Quer ser médico veterinário? Descubra 6 áreas onde você pode trabalhar

A medicina veterinária é um ramo das ciências da saúde que estuda o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças em animais. Se você achava que todo mundo que se forma em medicina veterinária vai direto abrir seu consultório para cuidar de bichinhos de estimação, está enganado. Alguns veterinários são especializados no tratamento de certas espécies, como animais pequenos, exóticos ou selvagens. As opções de atuação do médico veterinário é muito maior do que você imagina, por isso criamos um top 6 de áreas de atuação com mais demanda. Leia agora!

1. Zoologia

Os especializados em zoologia, que em sua maioria trabalham em zoológicos, aquários e reservas naturais, são médicos veterinários que receberam treinamento avançado no tratamento de espécies exóticas e animais selvagens que requerem cuidados diferentes dos animais domésticos.

Eles cuidam dos animais em cativeiro, seja para posterior soltura ou reprodução em cativeiro. Para isso realizam os exames físicos necessários, desenham um plano de reabilitação, seguem o calendário de vacinação e desparasitação, desenham, dietas e esquemas de alimentação e facilitam a criação em cativeiro para preservar a espécie. Ocasionalmente, ele realiza necropsias diagnósticas para determinar a causa da morte e prevenir futuras vítimas.

2. Segurança alimentar

Você sabia que os veterinários são os principais responsáveis ​​por garantir que todos os alimentos de origem animal que consumimos sejam seguros para a saúde? Da fazenda à mesa, cada etapa da cadeia alimentar é monitorada por veterinários para garantir que nenhuma doença animal contamine os alimentos e que os produtores cumpram as normas de higiene. Eles realizam o controle sanitário dos diferentes estabelecimentos de restauração e alimentação acompanhando toda a cadeia alimentar, desde a exploração agrícola até à mesa do consumidor.

Assim, junto com pesquisas de zoonoses (doenças transmitidas entre animais e humanos), especialistas em medicina animal são capazes de detectar possíveis epidemias, como a gripe aviária ou suína, e lidar com elas para evitar que se espalhem entre os humanos.

3. Produção animal

O setor primário é uma das principais fontes de emprego para veterinários. Muitas fazendas e operações pecuárias exigem a presença de um veterinário de campo, que é cada vez mais importante para garantir o bem-estar animal e otimizar os sistemas de produção para que cumpram os protocolos atuais. Na verdade, o veterinário também pode aconselhar essas empresas a melhorar sua produtividade de maneira sustentável.

4. Saúde pública

O médico veterinário tem papel de destaque na saúde pública, pois os animais podem nos transmitir inúmeras doenças. Por isso, o veterinário atua nos conselhos e ministérios da Saúde, Defesa do Consumidor e Meio Ambiente, promovendo estratégias de proteção à saúde e ações que facilitem o controle da saúde ambiental. Também realiza análises de riscos, incluindo ambientais e de biossegurança, para traçar estratégias para erradicá-los ou minimizá-los, e participa da farmacovigilância.

5. Clínica veterinária

A principal função do veterinário em uma clínica é prevenir, diagnosticar, prever e tratar doenças em animais (geralmente domésticos) . Entre as tarefas mais comuns estão tirar radiografias e ultrassonografias, realizar operações cirúrgicas quando necessário, fisioterapia, atendimento odontológico para animais de estimação ou tratar golpes e fraturas.

Semelhante à medicina humana, os veterinários podem se especializar em cirurgia, oncologia, fisioterapia ou nutrição. Existem também clínicas dedicadas ao tratamento de animais ou distúrbios muito específicos, como clínicas exclusivas para gatos ou aquelas especializadas em distúrbios de comportamento animal.

6. Pesquisa e educação

Embora não tenham contato direto com os animais que existem em outros ramos da medicina veterinária, o trabalho dos pesquisadores é igualmente importante. Graças a esses estudos é possível prevenir, diagnosticar e tratar problemas de saúde em animais e pessoas. A utilização de animais para fins científicos é regulamentada por lei de forma a garantir o seu bem-estar e evitar práticas negativas. Portanto, os laboratórios devem ter pessoal treinado para proteger a saúde desses animais e garantir o cumprimento das normas vigentes.

Em relação ao ensino, muitos médicos veterinários decidem optar pelo caminho acadêmico. Se você gosta de divulgação, existe a possibilidade de aliar o ensino em escolas e universidades com a pesquisa e publicação em revistas científicas.

Gostou do que aqui? Compartilhe com alguém que se interessa pela área.

Os comentários estão desativados.

Veja também