Blog do UNASP

Preciso saber tocar algum instrumento para fazer o curso de música. Mito ou verdade?

A música é uma forma de arte poderosa que tem a capacidade de inspirar, entreter e emocionar as pessoas de inúmeras maneiras, seja você um amante da música de longa data ou alguém que descobriu recentemente a magia dela. Já ouvi que até batendo palmas você pode criar música, mas será que isso é suficiente para um estudante de música?

Se você é amante da música e está lendo este texto deve possivelmente já pensou em fazer a graduação em música. No entanto, se você não sabe tocar um instrumento, pode hesitar em seguir essa opção. Mas a pergunta que fica é: preciso realmente saber tocar um instrumento para fazer um curso de música? Vamos explorar esta questão com mais detalhes.

Cursar música: sim ou não?

A resposta a esta pergunta depende muito da natureza do que voce pretende fazer após cursar Música, afinal existe um vasto campo que abrange muitos gêneros, estilos e disciplinas diferentes. Algumas disciplinas do curso focam na performance, onde o objetivo principal é aprender a tocar um instrumento ou cantar. Em tais cursos, é provável que você desenvolva algum nível de proficiência no instrumento que planeja estudar. 

Mesmo em cursos que envolvam performance, alguns professores ou instrutores estão dispostos a trabalhar com alunos iniciantes ou inexperientes em tocar um instrumento. Eles podem oferecer ajuda ou orientação extra ou ajustar o ritmo do curso para acomodar as necessidades dos alunos. 

Por outro lado, se seu foco não está na performance, você pode estudar outras áreas da música que são mais teóricas e abrangem assuntos como história, teoria musical, composição e produção. Com isso, você aprenderá sobre a estrutura, os elementos e os conceitos da música e como eles se aplicam à música que você gosta de ouvir ou criar. 

Tem preferência por cantar?

Não podemos esquecer do canto. Por mais que não seja um instrumento material, a voz humana é o instrumento inato mais valioso e ao mesmo tempo o mais acessível a todos. O canto também requer uma técnica específica, hábitos de higiene, postura corporal corretos e prática diária. Para dominar diferentes gêneros, estilos e formas musicais, assim comos os instrumentos, a voz precisa ser trabalhada e educada.

Ainda assim, com o tempo você precisará de aprender pelo menos um instrumento para complementar seus estudos e seu desenvolvimento musical.  A menos que você queira ser performing, não precisa ser um expert nisso, mas deve se sentir confortável tocando escalas básicas, acordes, músicas e ser capaz de ler partituras.

Por que praticar instrumentos?

Vale a pena notar que alguns instrumentos de apoio são mais fáceis de aprender e podem ser mais adequados para iniciantes do que outros. Por exemplo, o piano e o violão são instrumentos populares relativamente fáceis de se começar, que podem te ajudar no teu caminho musical, em especial para os que gostam da composição. Enquanto outros, como violino ou flauta, são instrumentos complementares.

Se você tem interesse em fazer um curso de música, mas não toca nenhum instrumento, não deixe que isso o impeça pois afinal “a emoção de um músico é a coisa mais importante, é o que sobrepõe ao acorde”.  O curso de Música pode ser uma ótima maneira de explorar sua paixão e aprofundar sua compreensão dessa forma de arte. 

Gostou do conteúdo? Manda este texto para aquele amigo que quer fazer o curso de Música.

Os comentários estão desativados.

Veja também