Blog do UNASP

Não deixe a tecnologia atrapalhar você e nem os seus estudos.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Quase ninguém vive sem usar a tecnologia. Até mesmo nossas queridas vovós estão usando smartphones. Quem não está em um grupo de família de Whatsapp e que recebe todos os dias uma enxurrada de ‘bom dias’ e ‘boa noites’ com imagens fofinhas enviadas pela titias, que atire a primeira pedra!

Pois é, a tecnologia trouxe muita facilidade e nos ajuda muito, mas também pode ser muito ruidosa e atrapalhar nosso cotidiano em alguns aspectos. Agora imagina, se apenas um grupo de família no Whatsapp incomoda e ocupa nosso tempo, imagine diversas redes-sociais, aplicativos de jogos na internet? Então, como não deixar que a tecnologia atrapalhe seus estudos e você? Aqui vão algumas dicas:

 

1 – Evite o vício da tecnologia

Entender melhor a definição da palavra nos ajudará a compreendê-la.

 Vício

Substantivo masculino

1.defeito ou imperfeição grave de pessoa ou coisa.

2.qualquer deformação que altere algo física ou funcionalmente.

Então, antes de começar a usar o celular, tablet ou computador para estudos ou uso pessoal, faça uma reflexão e uma avaliação da forma como você emprega a tecnologia no seu dia-a-dia. Que redes sociais você utiliza? Faz uso frequente de tecnologia? Confere toda hora as notificações? Fica impaciente ao ficar longe dos aparelhos eletrônicos? Se sim, esse comportamento pode te prejudicar e ser uma distração. Já parou pra pensar quanto tempo você gasta usando internet e redes sociais? Perder tempo com conteúdos sem relevância não faz bem para mente e ainda faz com que desperdicemos nosso precioso tempo. Por isso, cuidado com o vício![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”acessou inscricao curso,newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando desse post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba novidades, dicas e muito mais! ” newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

2 – Posso ficar sem internet?

Quem sabe a melhor coisa a fazer na hora de estudar é desligar o Wi-Fi e 3G. Sim, eu sei, dá dor de cabeça só de pensar em fazer isso, mas pode ser a única alternativa pra impedir as distrações e também uma forma de aprender a ficar sem o celular, tablet, computador ou outra tecnologia.

Existem programas que restringem o acesso a sites de forma temporária, você pode programar o bloqueio para as suas horas de estudo. É só instalar o plugin StayFocusd caso você use o Chrome ou extensão LeechBlock para quem usa Firefox.

É uma medida meio radical e talvez pouco efetiva para muitos. Se você já tentou e não deu certo fique de olho na próxima dica.

3 – Rotina e organização

Uma das mais eficientes formas de treinar o seu cérebro a estudar é se organizando e criando uma rotina. Nosso cérebro gosta de rotina. Estabeleça horários para os estudos e nos intervalos você pode dar aquela conferida nas redes sociais, mas o deixe quieto quando estiver em horário de estudo. É uma excelente maneira de se treinar a usar o celular ou tablet em horários específicos. Mas veja bem; só utilize celular ou computador se você tiver atingido sua meta de estudo. Encare o uso da tecnologia como uma recompensa pelo esforço. Observe se o tempo de estudo perde espaço para a recompensa. Se isso ocorrer esse método não está funcionando para você e então estará na hora de mudar de estratégia.

Você pode ser daqueles que abandona totalmente o celular para não atrapalhar os estudos, ou daqueles que ainda o usa, mas independente disso, entenda você precisa ter foco, sabe por quê? Internet e aplicativos ajudam na hora do estudo, mas no momento de testes e provas você não terá o auxilio deles.

Foco é fundamental para que você seja bem sucedido quando for avaliado e não crie uma dependência da tecnologia para resolver exercícios ou fazer trabalhos. Treine sua mente para que ela seja sua aliada na Hora “H” e não se apoie demais na tecnologia.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também