Blog do UNASP

Análise e Desenvolvimento de Sistemas: o que se estuda no curso?

Está de olho no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Descubra aqui, quais são as principais matérias, áreas e competências ensinadas no decorrer da graduação.

Antes de escolher um curso de graduação é preciso ter alguns tipos de informação, como por exemplo: entender como ele funciona, matérias, carreira e mercado de trabalho. Afinal de contas, essa será a sua futura profissão e nada mais justo do que entender como funciona a área de estudos e atuação. E se você chegou até aqui é porque certamente a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas chamou sua atenção, não é mesmo?!

E para te ajudar no processo de escolha, levantamos algumas informações preciosas sobre o que você estudará durante a faculdade. Ah, e aproveitamos para adicionar algumas informações extras. Então vamos conferir junto?

Ah, só um detalhe: as informações deste post são baseadas no curso oferecido pelo Unasp. Sendo assim, é provável que em outras instituições o foco ou algumas disciplinas sejam diferentes.

Sobre a carreira

Em Análise e Desenvolvimento de Sistemas o profissional será responsável por analisar, criar, desenvolver e implementar sistemas de informação em diferentes áreas. Estamos falando de programas de computadores, softwares e sistemas inteligentes que integram, melhoram e organizam as informações.

Sendo assim, devido ao avanço tecnológico, esse profissional possui muitas oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, o curso é dinâmico, rápido e prático, preparando o estudante para atuar principalmente em empresas nas áreas ligadas à tecnologia e informática.

Outro detalhe interessante é que esse Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é um curso ideal para quem deseja ter uma formação em menos tempo.

Sobre o curso

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas visa formar profissionais com uma sólida base tecnológica. Assim, os egressos serão capazes de desempenhar atividades que envolvam a identificação de problemas, propor soluções e operacionalização das soluções definidas. Com base em uma interação contínua com o ambiente social e com a evolução tecnológica da área.

Vale ressaltar que durante o curso serão realizadas atividades que unem a teoria à prática. Por isso, é muito importante checar se a faculdade que você vai escolher disponibiliza laboratórios equipados. Afinal, faz parte do curso desenvolver as habilidades dos alunos de forma prática. Aqui no Unasp o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas possui laboratórios altamente equipados para que o aluno se prepare ainda mais.

Competências e habilidades que você irá desenvolver durante o curso

Como dissemos anteriormente, este post está relacionado exclusivamente ao curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Unasp. Por isso, as competências e habilidades aqui listadas foram elaboradas com base naquilo que é ensinado no curso da nossa instituição.

Além disso, é bom que você saiba que todos os cursos oferecidos pelo Unasp possuem um programa de curso que fica à disposição do aluno para download. Para baixar, basta ir até a página de cursos, escolher o curso desejado e o campus de sua escolha e depois clicar em Programa do Curso no lado direito da sua tela, e pronto! Você terá mais informações de forma bem detalhada.

Quer saber mais? Clique aqui e baixe o programa do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Competências desenvolvidas

Para alcançar o perfil desejado, o profissional analista e desenvolvedor de sistemas precisa aprimorar as seguintes competências.

— Enfrentar desafios com flexibilidade e atitude empreendedora, analisando novas tecnologias, identificando novas oportunidades, buscando inovações e propondo soluções.

— Conhecer e compreender as organizações e suas atividades bem como os seus problemas – administrativos e econômicos.

— Dominar os fundamentos teóricos da computação a fim de adaptar-se facilmente às novas tecnologias.

— Buscar constante aprimoramento profissional e pessoal por meio da educação continuada, buscando novas formas de aprender. Afinal, um profissional da área de tecnologia precisa estar constantemente atualizado.

— Desenvolver trabalhos em equipe utilizando-se de princípios éticos e de cidadania, de relacionamento interpessoal, de raciocínio lógico e criatividade.

— Possuir os fundamentos teóricos da computação a fim de possibilitá-lo facilmente adaptar-se às novas tecnologias.

— Ser um agente transformador e influenciar o mercado regional onde atua, agregando novas tecnologias com uma visão humanística crítica do resultado destas transformações.

Conteúdos específicos

É muito importante saber o que você vai estudar. Ter uma ideia dos temas, assuntos e informações que fazem parte do curso. Sabendo o que vai ser estudado fica mais fácil, para você, compreender se o curso combina com as suas aptidões e preferências de matérias e áreas.

No curso de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas você encontrará as seguintes disciplinas:

1. Arquitetura e Organização de Computadores;

2. Lógica Computacional;

3. Sistemas Operacionais;

4. Algoritmos e Programação;

5. Engenharia de Requisitos;

6. Estrutura de Dados;

7. Programação para Web;

8. Segurança da Informação;

9. Desenvolvimento para Dispositivos Móveis;

10. Inovação Tecnológica e Empreendedorismo.

Essas são apenas algumas das disciplinas que são estudadas durante o curso. Existem diversas outras matérias que constituem a grade desse curso.

Lembrando que usamos a base da matriz curricular do curso oferecido aqui no Unasp. O que significa que pode haver uma variação de temas e matérias de uma instituição para a outra.

Áreas de atuação no mercado de trabalho

O profissional em Análise e Desenvolvimento de Sistemas estará apto a atuar após a formatura em área como:

Programação: que inclui o desenvolvimento de programas utilizando linguagens de programação de diferentes paradigmas e características. Tais como linguagens orientadas a objetos, funcionais, procedimentais, concorrentes, lógicas, para execução em ambiente internet, etc.

Desenvolvimento de Sistemas de Software: análise e criação de projeto de sistemas pertencentes a diferentes classes. Como software básico, ferramentas, sistemas de automação comercial, sistemas de tempo real, etc.

Desenvolvimento de Sistemas de Informação: que inclui a análise e projeto de sistemas e aplicativos para apoiar a realização de tarefas pertencentes às diferentes áreas de aplicação.

Projeto de Redes: o profissional irá trabalhar com a especificação, projeto, implementação e análise de desempenho de redes de computadores.

Gerenciamento de Informática: planejamento, implantação, controle e acompanhamento de projetos variados.

Sua vez!

Depois de ter apresentado um pouco mais sobre o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, acreditamos que você já conseguiu entender qual é a pegada do curso. E aí, vai encarar? 🙂

Leia também

Arquitetura e Urbanismo: o que se aprende no curso de graduação?

Administração: veja o que se estuda no curso de graduação.

As profissões do futuro já existem: veja quais são e escolha a sua!

Mentoria Profissional: você sabe qual é o impacto dela na sua carreira?

Deixe um comentário

Veja também