Blog do UNASP

Como aproveitar ao máximo as oportunidades na sua carreira

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

As oportunidades estão por aí, no entanto nem sempre estamos atentos para notá-las. Descubra como aprimorar o seu olhar e aprenda como aproveitar as oportunidades de carreira que surgirem à sua frente.

Não é sempre que as melhores oportunidades de carreira batem à nossa porta dentro de um bandeja de prata cintilante. Na verdade, na maioria das vezes temos que galgar o nosso espaço e dar um duro danado para subir cada degrau na carreira. No entanto, não é impossível encontrar oportunidades por aí. Afinal, oportunidades existem sim, mas nem sempre estamos atentos ou prontos para notá-las e agarrá-las com todas as forças. Muitas oportunidades estão em seu estado bruto, precisam ser lapidadas.

Aí que está o problema, não é simplesmente por ser escassa, às vezes tem mais a ver com a nossa falta de entender e saber como aproveitar e notar a oportunidade.

Muitas pessoas têm dificuldade em identificar oportunidades de carreira ou, pior ainda, conseguem identificar, mas não estão preparadas para aproveitá-las. Daí que surge a necessidade de desenvolver um perfil mais atento e aberto a novos desafios. Essa é uma questão de autodesenvolvimento, algo que você precisa aprender.

Mas e aí, como aproveitar as oportunidades na sua carreira?

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]Seria simplista demais dizer que existe uma fórmula exata para detectar e aproveitar as oportunidades. Não raro elas surgem em diferentes formatos, em diferentes momentos e para diferentes pessoas. No entanto existem algumas dicas, não métodos ou fórmulas exatas, mas sugestões de ações que podem facilitar o processo. E dessa forma, ajudar você a aproveitar ao máximo as oportunidades que aparecem por aí.

Vamos ver algumas dessas dicas?

1. Prepare-se

Uma vez alguém me disse que nem sempre estamos prontos para receber aquilo que desejamos. Por vezes não estamos preparados para receber a oportunidade. Portanto, partindo dessa ideia, é que surge a nossa primeira dica: prepare-se.

E como você pode fazer isso? Bem, acompanhando o mercado a analisando as tendências. Vendo as mudanças e detectando oportunidades para empreender em algo ou desenvolver uma nova habilidade.

Investir em pós-graduações e cursos, é sempre uma boa pedida. Você estará se especializando e consequentemente preparando-se para as oportunidades.

E não é apenas nos estudos. Você também pode desenvolver competências pessoais, que são importantes para um cargo que você almeja. Isso significa que não importa que você ainda não esteja ocupando aquele cargo, você projeta uma possível oportunidade e começa a se preparar desde já.

2. Envolva-se

Muitas oportunidades surgem acompanhadas de outras pessoas. Na carreira o famigerado networking, é muito importante. Afinal, é através dos contatos que você pode estabelecer negócios, galgar o seu espaço e abrir-se para receber boas oportunidades.

Não adianta sentar em uma mesa e esperar a oportunidade chegar, às vezes chega, mas é mais fácil encontrá-la por aí. Portanto envolva-se. Envolva-se com a equipe, com o mercado, busque profissionais inspiradores, entre em contato, participe de fóruns, enfim: mostre a cara!

3. Mantenha o foco

Quando surge um problema é muito fácil perder o foco, ficar desanimado e deixar de notar as oportunidades que podem existir, mesmo nos problemas. Ter foco é ter um objetivo e metas definidos, e isso é extremamente importante para continuar na carreira. Buscando sempre o melhor e detectar as oportunidades.

Portanto, lembre-se. Trace os seus objetivos, tenha metas e mantenha o foco. Assim, você terá mais chances de aproveitar as oportunidades.

4. Não deixe a ansiedade atrapalhar

É comum olhar para as coisas que ainda estão por vir de uma forma pessimista, como se nada pudesse dar certo. Vez ou outra todos nós passamos por essas inseguranças e pela ansiedade. É normal. O que você não pode deixar é o medo paralisar as suas descobertas.

Ao mesmo tempo que um cenário de incertezas pode abalar o nosso psicológico, nós precisamos encará-lo pela ótica da oportunidade. Não antecipe coisas que podem (e devem) ser resolvidas no seu devido tempo.

5. Nunca pare de aprender

Aprenda com tudo o que estiver à sua volta. Com os seus erros, com os erros alheios, aprenda com profissionais inspiradores, aprenda com as circunstâncias, com o cotidiano, enfim. Aprenda com tudo que surgir à sua volta.

É através dos aprendizados que surgem as boas oportunidades. Todos os dias há inúmeras lições esperando para serem aprendidas. Portanto, aguce o seu olhar e esteja aberto para se reinventar. E dessa forma, esteja pronto para agarrar as suas oportunidades na carreira.

 

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também

• Qual é a diferença entre meta e objetivo de carreira?

• A importância de ter um propósito bem estabelecido na sua carreira

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também