Blog do UNASP

Plataformas de e-learning e suas principais funcionalidades

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph anchor=””]

As plataformas de e-Learning possibilitam o acesso à educação de uma forma mais fácil, rápida e democrática. Entenda mais sobre o AVA e a tecnologia empregada na educação a distância e semipresencial.

O mundo muda a passos largos e todos os dias podemos ver uma nova tecnologia sendo aplicada, um novo processo, técnica ou metodologia ganhando força. As mudanças acontecem simultaneamente em diversos setores como saúde, negócios, estilo de vida e claro, também na educação. A tecnologia da informação ampliou as possibilidades de educação tornando o acesso muito mais fácil e descomplicado. Graças ao ensino a distância milhões de pessoas possuem o acesso à educação através de plataformas de e-learning.

Mudança na educação

Atualmente o foco está mudando, na verdade, a necessidade de mudança tem se mostrado urgente. Neste novo milênio a humanidade está marcada pelas transformações tecnológicas. Dessa forma, é perceptível a presença generalizada dos meios eletrônicos e das Tecnologias da Informação na educação.

Portanto, o grande desafio atual das escolas e dos professores é fazer com que o ensino acompanhe a linguagem e formato dos novos tempos.

Diante disso é necessário compreender a necessidade de mudança e adaptação aos novos modelos. Os educadores necessitam falar a linguagem contemporânea, inteirar-se das novas tecnologias de ensino e em seguida tornar as suas aulas mais dinâmicas para os alunos.

E uma dessas mudanças é a educação EAD, que a cada dia que passa cresce mais e por consequência passa a ter uma demanda maior de profissionais focados na área. Como resultado, todo profissional que passa a atuar na educação EAD precisa compreender melhor como funciona as plataformas de e-learning. Além disso, é necessário compreender também as interfaces do ambientes virtuais de aprendizagem.

E é sobre isso que vamos conversar a seguir. [/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

O que são plataformas de e-Learning?

As plataformas de e-Learning são amplamente utilizadas como interface entre estudantes e docentes. Tanto em cursos a distância como também em cursos semipresenciais. Essa ferramenta possibilita, principalmente, a troca de informações pertinentes ao cotidiano de um curso e acadêmico. Como por exemplo: arquivo em vários formatos, vídeos, áudios, links, objetos de aprendizagens e animações.

Além dos elementos informacionais, os AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem), também chamados de LMS (Learning Management System), permitem interação e interatividade. Assim, pode-se, pode-se por exemplo, propor debates em fóruns, criar wikis, construir e disponibilizar questionários.

Funcionalidades do AVA

Nas plataformas, no AVA, é onde quase tudo acontece. É o ambiente onde professores e alunos interagem, trocam informações, assistem aulas, entregam trabalhos e progridem no curso. E através do AVA que é torna-se possível o gerenciamento das práticas acadêmicas.

Dessa forma, a partir de determinadas funções, pode-se saber quando e quanto tempo cada estudante e professor acessaram. Além disso, também é possível acompanhar quais ações tomaram, o que enviaram, nível de participação em fóruns e discussões e muito mais.

3 principais funcionalidades da plataforma AVA

De modo geral as funcionalidades principais que um AVA pode e deve oferecer são resumidamente divididas em três. Sendo elas:

1. Ferramentas para o professor

Inicialmente como uma ferramenta de gerenciamentos de recursos, elaboração e criação de conteúdos. Além disso, também é usada para a inserção e execução de multimídias, compartilhamento e gerenciamento de objetos de aprendizagem. Tanto quanto para o gerenciamento das práticas de alunos em relação aos envios de arquivos e participação de atividades, bem como à inserção, compartilhamento e acompanhamento.

Além disso, para a criação de avaliações, revisões de objetos de aprendizagem, criação de fóruns.

2. Ferramentas para o aluno

As plataformas de e-Learning no âmbito dos alunos serve como auxiliadora de gerenciamento dos recursos com relação a interação e navegação. Além disso, o AVA possibilita a criação e compartilhamento de arquivos, importação de conteúdos e participação de fóruns. Do mesmo modo, há funcionalidades de armazenamento de bookmarks, visualizações de informações e autoria de páginas pessoais. Salienta-se ainda o uso de gerenciamento de calendário, ferramentas de autoavaliação e bsucadores.

3. Ferramentas de interação

Além das funções citadas acima plataformas de e-Learning também possibilitam integração de ferramentas de interação entre os usuários como: chats, e-mails, fóruns, ferramentas de criação e compartilhamento coletivos, whiteboard e videoconferências. Além disso, alguns AVAs possibilitam a incorporação de mídias sociais como Twitter, Facebook, MSN e Flickr, por exemplo.

As plataformas mais usadas no mundo

Dentre os muitos LMSs usados no mundo, destacam-se:

• Moodle;

Author;

Dokeos;

• Caroline;

Blackboard;

Sakai;

Desire2Learn;

eCollege;

TelEduc.

Acesse os links acima e conheça um pouco mais sobre cada um dos LMSs e como eles podem ser usados na educação.

Conclusão

Nesse post conversamos um pouco sobre as mudanças da educação, por conta da tecnologia, abordando especificamente o que é e quais são as utilizações das plataformas de e-Learning. Também vimos as principais utilizações do AVA e as plataformas mais utilizadas no mundo.

Com toda a certeza há muito ainda que ser abordado e discutido dentro do assunto, afinal, o universo de e-Learning está expandindo cada vez mais. Se você gostou do assunto e que aprender mais sobre a nova educação? Então, conheça os cursos de pós-graduação aqui do Unasp. São diversos temas e opções de especializações voltados especialmente para a educação. 

Em especial o curso de Gestão em EAD e Tutoria Online que aborda temas bem interessantes sobre Tecnologia e Educação. Clique aqui para conferir mais informações sobre a pós e seus conteúdos.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também

• 5 atividades lúdicas que potencializam o desenvolvimento das crianças

• Pós-graduação: conheça 9 cursos com foco em educação

• Artigos científicos: guia sobre como e onde publicar os seus artigos

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também