Blog do UNASP

Quais alimentos escolher para ajudar no seu treino?

Todo mundo já sabe que exercício físico é ótimo para saúde. A alimentação que você tem no dia a dia também influencia no seu treino. Nem todos precisam seguir uma dieta específica, porém, escolher os alimentos necessários para te dar energia é essencial. 

Se você treina bastante ou pratica algum tipo de exercício físico regularmente e não sabe ainda quais alimentos ajudam no seu treino, confere esse texto que eu já vou te contar!

Qual a importância da alimentação?

Quando você se exercita, seu corpo depende de certos nutrientes para se manter funcionando. Alguns alimentos são mais ricos nesses combustíveis e, por isso, ajudam mais o treino do que outros. O que mais contribui na melhoria do desempenho do treinamento são os carboidratos e proteínas, além de vitaminas, antioxidantes e estimulantes em forma de energia. 

Você que pratica exercícios físicos ou esportes precisa manter uma dieta equilibrada que forneça todos os nutrientes necessários para a manutenção de sua saúde e bem-estar. A alimentação é responsável pela formação dos músculos e da sua recuperação, então relembramos que é importante escolher os alimentos certos que ajudem o organismo nessas funções.

Quais alimentos podem ajudar?

Agora que você já está por dentro da importância da alimentação no seu treino, vamos ao que interessa: Quais são esses alimentos?

1. Batata doce

A batata doce é uma das melhores fontes de carboidratos para quem deseja uma alta performance na academia. Além disso, ela não eleva os níveis de açúcar no sangue, auxilia no processo de perda de peso e ainda contribui para o ganho de massa magra.  

O carboidrato é a fonte de energia do corpo e é dividido em duas categorias: os simples (que são mais fáceis de serem digeridos, mas aumentam a taxa de açúcar no sangue), e os complexos, que são associadas com as fibras e estão presentes nesse ingrediente e disponibilizam mais energia por um maior período de tempo. Por isso, a batata doce é uma grande aliada para quem procura muita energia para o treino.

2. Banana

A banana fornece uma dose potente de energia e reabastece suas reservas rapidamente, o que faz ela ser um ótimo lanchinho para ajudar no seu treino.  O organismo digere esses carboidratos com muita facilidade e transforma eles na energia que você precisa na hora do exercício.

Os componentes dessa fruta podem auxiliar na prevenção de espasmos e cãibras, já que ela é rica em potássio. Isso torna a banana um ótimo alimento que ajuda na academia. Experimentar a banana como uma vitamina ou na salada de frutas é uma ótima opção!

3. Frutas cítricas

Frutas cítricas são muito ricas em Vitamina C e são responsáveis por melhorar o funcionamento do sistema imunológico. Quem pratica atividade física expõe o organismo ao estresse causado pela atividade intensa, que é similar ao causado por algum tipo de doença.

Esse estresse pode enfraquecer o sistema imunológico, deixando a pessoa suscetível a problemas de saúde. Por isso, as frutas com bastante vitaminas C, como laranja, acerola e carambola, têm um papel importante na manutenção da saúde dos atletas. Uma dica é experimentar comer as frutas, em vez de transformá-las em suco, porque uma grande parte da fibra dessas frutas fica no liquidificador. 

4. Ovos

Os ovos contêm uma grande quantidade de proteína por unidade e também possuem muitos aminoácidos, o que contribui para que a proteína contida neles seja absorvida facilmente pelo organismo e utilizada pelo corpo de forma eficiente. Eles ajudam a recuperar os músculos e a diminuir a dor após o exercício.

Para aproveitar ao máximo os benefícios dos ovos, é bom comer também as gemas, que contêm quantidades significativas de proteína, zinco, colina e vitaminas A e D. Além de ser mais fácil preparar ovos e de várias formas diferentes, como omelete, cozido ou frito. Assim, fica bem mais fácil assim comer um ovinho por dia para ajudar no treino, não é?

5. Cereais integrais

Arroz integral, aveia e quinoa integral são excelentes fontes de carboidratos e ainda são ricos em vitaminas do complexo B, fibras e ferro. A aveia tem dois tipos de fibras: as solúveis, que aumentam a saciedade, e as insolúveis, que ajudam no trânsito intestinal. Elas fazem toda a diferença para o funcionamento do corpo. A aveia ajuda a preparar os músculos para a atividade física, já que a glicose que ela possui é usada como combustível.  

A quinoa integral é um combustível repleto de antioxidantes, incluindo vários membros da família da vitamina E e vitaminas. O grão oferece não só carboidratos complexos, mas nutrientes também. 

E o arroz integral fornece fibras, carboidratos complexos, antioxidantes, proteínas e gordura saudável para energia de longo prazo. O grão integral também é uma ótima fonte de magnésio, que traz benefícios para os músculos. 

Esses alimentos são uma boa fonte de energia para nosso corpo e ajudam a manter um bom nível de desempenho durante os treinos. Lembrando que esses alimentos devem ser consumidos na versão integral, pois ao serem refinados, perdem uma grande parte dos nutrientes.

O que não pode faltar?

Depois de todos esses alimentos, você sente que está faltando algo para completar a sua alimentação para o exercício físico? Realmente, está faltando um item muito importante: a água!

A hidratação atua como aliada da atividade física, já que a prática de exercícios faz com que o corpo perca água e outros minerais.  Manter o corpo hidratado é fundamental para ter bons resultados durante os treinos. A água é responsável por levar os nutrientes, sais minerais e o oxigênio para as células e ainda ajuda a eliminar as toxinas do organismo. 

Além de ser fundamental no funcionamento do organismo pois regula a temperatura corporal, ajuda a controlar a pressão sanguínea, permite o processo digestivo, melhora o funcionamento do coração, desintoxica o corpo e melhora a atividade renal.

Então, não se esqueça de sempre andar com uma garrafinha de água! Agora que você já aprendeu tudo sobre quais alimentos você deve escolher para ajudar no seu treino, só basta adicioná-los a sua alimentação e você com certeza verá mais resultados.

Se você gostou desse conteúdo e tem algum parceiro de treino que precisa conferir quais são esses alimentos, manda o link desse texto pra ele!

E se você se interessa por esse tipo de conteúdo envolvendo alimentação e já pensou em fazer uma graduação voltada aos alimentos e vida saudável, a faculdade de gastronomia, nutrição ou educação física aqui no UNASP pode ser a ideal para você! Venha conhecer. 

Os comentários estão desativados.

Veja também