Blog do UNASP

Dia dos museus: 8 passeios imperdíveis

Hoje é comemorado o Dia Internacional dos Museus! Anualmente, o dia 18 de maio é separado para a celebração dessa data, que foi criada em 1977 pela Iniciativa Internacional dos Museus (ICOM), com o objetivo de incentivar a população a visitar, apreciar e conhecer museus.

Muitos museus espalhados pelo Brasil e no mundo atraem pessoas, sejam eles de arte, ciência e tecnologia ou históricos. Por isso, separamos uma lista com alguns dos melhores museus para visitação, para você já organizar esses passeios na sua agenda.

Aproveite as 8 dicas de museus imperdíveis para você conhecer, levar a família e os amigos.

1. Museu do Ipiranga

Vamos começar a lista com um dos museus mais importantes do estado de São Paulo. O Museu do Ipiranga é especializado em história e cultura material. Como o próprio nome diz, o museu foi planejado em comemoração à Proclamação da Independência, ocorrida em 1822.

As exposições de longa duração integram a história do museu e a história do Brasil, apresentando exposições imersivas, coleções de moedas e até de brinquedos. Além disso, o museu fica localizado em um lugar super especial com uma vista linda. Vale muito a pena conhecer. 

2. Museu da Imaginação

Ainda em São Paulo, vamos explorar um dos museus mais recentes, o Museu da Imaginação. Aberto em 2017, o espaço incentiva o aprendizado, a cultura e o lazer, em união a brincadeiras e experiências únicas. 

Voltado principalmente ao público infantil, o museu apresenta diversas áreas do conhecimento e incentiva a criança a aprender de uma forma diferente. Todo mês são abertas oficinas diferentes, como de robótica e química. Tudo para incentivar o estímulo à imaginação.

3. Museu da Vida Fiocruz

Caso você esteja pensando em visitar um museu no Rio de Janeiro, essa dica é uma oportunidade imperdível. O Museu da Vida Fiocruz é um espaço dedicado a atiçar sua curiosidade apresentando ciência e saúde de uma forma diferente. Fazendo parte da Fundação Oswaldo Cruz, ele apresenta “atividades de divulgação científica, pesquisa, ensino e documentação da história da saúde pública e das ciências biomédicas no Brasil”, segundo o portal oficial. 

Além disso, seu ambiente é único. A instalação conta com um castelo, parque ao ar livre, diversos laboratórios, um parquinho para crianças com temática científica, e a lista continua. Dessa forma, a visita ao museu entra na lista por ser perfeito para toda a família e todas as faixas etárias.  

4. Museu do Amanhã

Outra ótima opção no Rio de Janeiro já é queridinho de muitos: o Museu do Amanhã. Inaugurado em 2015, o museu entrou no radar dos visitantes recentemente e oferece um ambiente propício à exploração de novas perguntas sobre o futuro e como será o “amanhã”. 

O museu busca promover a inovação se baseando nos conceitos éticos da sustentabilidade e convivência. As instalações dentro do museu são bastante inovadoras, oferecendo possibilidades de imersão em temas às vezes de difícil compreensão, tudo isso para “ampliar nosso conhecimento e transformar nosso modo de pensar e agir”.

5. Museu Mineiro

Mas se história é o que você procura, o Museu Mineiro é o lugar certo para você. Localizado em Belo Horizonte, o museu faz parte do chamado “Circuito da Liberdade”, que reúne mais de 33 instituições, entre bibliotecas, museus e palácios e outros. Por isso, o museu possui um acervo riquíssimo de peças sacras, achados arqueológicos e outros.

São mais de 3.500 peças entre as diversas coleções e exposições do museu. Pensando assim, uma oportunidade única e diferente de conhecer a história de Minas Gerais a fundo, podendo ver e ouvir o que antes só ficava em livros. 

6. Palácio da Liberdade

No Circuito da Liberdade, você também vai encontrar uma das maiores obras arquitetônicas históricas de Minas Gerais, o Palácio da Liberdade. Tendo em vista a grande instalação inaugurada em 1898, foi sede e símbolo do governo. Hoje em dia, ele se mantém impecavelmente conservado.

O museu atrai interessados em arte, história, arquitetura e diversas outras áreas, porque a própria instalação oferece essas curiosidades. Lustres, pisos, candelabros, jardins, escadarias contam uma história única e totalmente imersiva.  

7. Museu da Vale

Se por acaso você estiver interessado em conhecer o Espírito Santo, não deixe de passar pelo Museu da Vale, em Vitória. Um ambiente dedicado a ampliar conhecimento e a visão de mundo, através da preservação e a vivência da cultura. 

O museu estabelece diálogos sobre diversas temáticas como educação e arte, sempre com o objetivo de atender o público mais diverso possível. Fazendo parte do Instituto Cultural Vale, ele também tem o objetivo de “valorizar patrimônios, democratizar o acesso e fomentar as expressões artísticas”.

8. Palácio Anchieta

Vamos acrescentar mais um palácio à nossa lista. O Palácio Anchieta de Vitória carrega história em cada uma das suas paredes. Construído originalmente como uma escola, teve sua primeira parte concluída em 1587, e sua conclusão total em 1747. 

São anos de história que agora abrigam setores ligados ao Gabinete do Governador, mas que ainda estão abertos para a visitação, principalmente após a restauração feita pelo Ministério da Cultura. Um lugar que vale a pena conhecer. 

Conhecer museus para muitos pode ser um passeio sem emoção e desgastante, mas te asseguro que os apresentados nesta lista vão te oferecer uma nova visão de mundo, novos aprendizados e novas experiências.  

Sendo assim, é nosso dever preservar nossa história e ansiar por um futuro melhor, incentivando a inovação, educação e a cultura. Que jeito melhor de fazer isso senão imergindo em cada uma dessas áreas? 

Gostou do conteúdo? Então favorite o texto para não perder as dicas, e já manda para aquele amigo que vai fazer esse tour com você! Tenha uma ótima experiência!

Os comentários estão desativados.

Veja também