Você está na dúvida entre fazer um curso de Economia ou Ciências Contábeis? Entenda um pouco mais sobre cada uma das profissões, suas diferenças e particularidades. E assim, faça a sua escolha de forma mais assertiva.
Escolher o curso que vai virar a sua futura profissão, não é algo tão simples. No entanto, existem algumas medidas que podem contribuir para que a escolha seja mais tranquila e certeira. Como por exemplo, conhecer um pouco mais sobre as suas opções, o que será estudado no decorrer dos estudos e como será o mercado de trabalho. Portanto, se você está em dúvida entre Economia ou Ciências Contábeis, entender sobre cada um dos cursos e futuras carreiras irá te ajudar na hora de fazer a escolha.
Então, se você gosta de trabalhar com finanças e números, mas ainda está em dúvida sobre qual curso escolher, não se preocupe. Para te ajudar, vamos mostrar as diferenças entre Economia e Ciências Contábeis. Afinal, sabemos que pode rolar uma confusão entre as duas opções.
Então, vamos lá?
Economia
Ciências Econômicas ou popularmente conhecida como Economia, é a área que lida com o gerenciamento da parte econômica e financeira de uma empresa.
Sendo assim, o economista estuda a gestão financeira, analisa o mercado e a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Também analisa o comportamento do consumidor, as mudanças financeiras e políticas.
E então, através dessas análises, o profissional identifica oportunidades e traça estratégias de mercado e posicionamento local e global para a empresa. Ou seja, uma baita responsabilidade!
Na grade curricular do curso é possível encontrar matérias como:
— antropologia;
— comércio internacional;
— contabilidade;
— direito;
— economia política;
— economia quantitativa;
— estatística;
— formação econômica do Brasil;
— história;
— história do pensamento econômico;
— política; sociologia, entre outras.
No mercado de trabalho você encontrará vagas de emprego em bancos, empresas privadas, setor público e mercado financeiro em áreas como:
1. análise econômica;
2. planejamento estratégico;
3. assessoria em plano de negócios.
Além disso, a carreira acadêmica também é uma opção. Após a faculdade você poderá cursar mestrado e/ou doutorado. E dessa forma, dar aulas em faculdades e fazer pesquisas acadêmicas na área econômica.
O perfil do profissional deve alinhar conhecimentos gerais e específicos econômico às soluções e capacidades técnicas, capazes de serem aplicadas ao contexto e realidade do Brasil e do mundo.
Ou seja, fazer leituras dos cenários econômicos como também entender taxas de juros, inflação, câmbio, políticas fiscais e monetárias.
Ciências Contábeis
Ciências Contábeis é o curso que busca formar profissionais com capacidade e talento para organizar a vida financeira de uma empresa e realizar o planejamento e a gerência contábil de instituições.
Ou seja, o profissional dessa área é indispensável para uma empresa. O contador trabalha com questões financeiras, econômicas, tributárias e patrimoniais.
Isso significa que dentre algumas atividades diárias, ele coleta, organiza e analisa dados; elabora planilhas de custos e lucros, de pagamentos de funcionários; recolhe taxa e tributos; identifica fragilidades e define onde deve conter gastos ou investir.
A grade curricular do curso de bacharelado em Ciências Contábeis possui algumas matérias básicas, como:
— auditoria contábil;
— ciências sociais;
— contabilidade geral, internacional e tributária;
— direito empresarial e do consumidor;
— economia;
— estatística;
— gestão de recursos;
— matemática;
— teorias da administração, entre outras.
Já o mercado de trabalho é bem amplo, pois toda empresa necessita de um contador. E, além das empresas públicas e privadas, o contador pode optar em ser um profissional autônomo tendo seu próprio escritório, prestando serviços e consultoria.
A área de Ciências Contábeis pode abranger setores como:
— tributação;
— recursos humanos;
— gerência financeira;
— perícias judiciais e contábeis.
Estar por dentro das leis contábeis e tributárias do país, como também ter senso de responsabilidade e ética, são características de um bom contador. Isso significa que estar alinhado com questões financeiras, tributárias, econômicas, contratuais e patrimoniais de uma empresa, é fundamental.
Além disso, o profissional contábil precisa estar atento e ligado na vida financeira da companhia, pois qualquer erro ou deslize pode representar um prejuízo enorme.
Escolha o seu!
Mesmo sendo da mesma área de estudo, os cursos de Economia e Ciências Contábeis tem suas diferenças e peculiaridades, não é mesmo?
Por isso, agora que você já possui algumas informações sobre as diferenças entre eles, analise qual faz mais o seu estilo e faça sua escolha. E caso você tenha alguma dica ou história para contar sobre os cursos, é só escrever nos comentários logo abaixo.
Boa escolha, bons estudos e até a próxima!
Leia também:
Ciências Contábeis EAD: veja o que se estuda no curso de graduação a distância
Contabilidade: descubra quais são as principais áreas de atuação.
Quer empreender e trabalhar em casa? Veja essas opções de negócios