Blog do UNASP

Qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?

Imagine só! Você acabou de finalizar sua graduação, quer fazer uma pós-graduação, mas se deparou com o termo “MBA” e agora ficou na dúvida do que fazer. Essa é uma situação recorrente para muitas pessoas que terminam a faculdade e querem continuar os estudos.

Afinal, o que são esses termos? Por que eles são importantes? Se você quiser descobrir, continue lendo que eu vou te explicar!

O que é a pós-graduação?

Antes de falar sobre MBA, precisamos entender a pós-graduação. A pós-graduação é um grau acadêmico voltado à especialização profissional, portanto, é destinada a qualquer profissional graduado que tenha interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre a área de estudos. O curso se divide em lato sensu ou stricto sensu:

Lato Sensu

Vem do latim e significa noção ou sentido amplo. A pós-graduação lato sensu foca no conhecimento especializado, tem o foco nas questões específicas da área escolhida. Além disso, tem uma duração mínima de 360 horas e, no final do curso, o estudante recebe um certificado de conclusão. Vale lembrar a obrigatoriedade de que 50% do corpo docente tenha mestres e doutores.

Stricto Sensu

No latim significa “sentido específico”. Os cursos Stricto Sensu englobam áreas mais restritas em comparação com o Lato Sensu. Para quem quer ter títulos de mestrado ou doutorado, esse tipo de pós-graduação é a melhor opção para investir. 

Os alunos fazem dissertações ou teses nas pós do tipo stricto sensu. Em vez de receberem um certificado, os estudantes recebem um diploma no final do curso.

O que é MBA?

Agora que você já entendeu sobre as categorias da pós-graduação, podemos ver o que é o MBA. O Master of Business Administration (MBA) é uma pós-graduação da categoria lato sensu, sendo assim um tipo de pós com o enfoque em quem segue na área da gestão de negócios. 

Através do MBA, o estudante aprende técnicas avançadas de administração e conhece boas práticas para o segmento corporativo. Sendo destinado principalmente a empresários, executivos e gestores.

Quais as diferenças entre pós-graduação e MBA?

A principal diferença entre pós-graduação e MBA é que as práticas são diferentes e são voltadas para públicos distintos. O MBA é focado para as pessoas que procuram formação empresarial e executiva, enquanto a especialização é direcionada para qualquer profissional que queira melhorar os seus conhecimentos na área.

Outra diferença é a abordagem utilizada no ensino de cada um desses cursos. No MBA, os alunos aprendem conteúdos teóricos, como planejamento e negociação, e também práticos, como o desenvolvimento de habilidades comportamentais e de liderança. No entanto, o método de ensino utilizado na pós busca detalhar cada informação que será importante para a área de atuação.

Como escolher?

Agora que você já leu e entendeu sobre as diferenças entre pós-graduação e MBA, chegou a hora de escolher qual a melhor especialização para você. Mesmo com diferenças entre as modalidades, ambas são vantajosas para o seu respectivo público-alvo. Então, para escolher a melhor opção para você, é importante avaliar a proposta de cada uma dessas modalidades e em qual seu perfil se encaixa.

Se você procura aprender mais sobre negócios, liderança e administração de departamento pessoal, o MBA é a melhor escolha. Já a pós-graduação aperfeiçoa suas habilidades em uma área específica e pode favorecer mais a sua atuação e oferecer conhecimentos úteis para aplicar em sala de aula.

Tanto o MBA quanto a pós-graduação são cursos que acrescentam conhecimento e desenvolvem o profissional. Sendo assim, não existe uma escolha correta, já que isso depende de cada perfil e da realidade em que você está inserido. 

Logo, você precisa analisar sua carreira e decidir qual das formações é mais adequada aos seus objetivos e vai fazer diferença no seu currículo. 

Espero que não tenha mais dúvidas sobre o assunto. Esse conteúdo ajudou você de alguma forma? Mande para um amigo para ajudar ele também! Se quiser saber mais, acesse nossos outros conteúdos.

Os comentários estão desativados.

Veja também