Blog do UNASP

5 qualidades dos alunos em EAD que o mercado de trabalho valoriza.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Fazer uma graduação a distância não é sinônimo de um curso para quem quer um “diploma fácil”. O EAD amadureceu, desenvolveu e passou a acompanhar as exigências do mercado de trabalho. Hoje em dia os cursos estão cada vez mais capacitados. E muitas empresas valorizam os profissionais que possuem uma formação EAD no currículo. 

Fazer uma faculdade em EAD pode ser uma ótima saída para quem está buscando aumentar as chances no mercado de trabalho. Esta modalidade de ensino beneficia diversos tipos de alunos. Aqueles que não possuem tempo para frequentar um curso presencial, aqueles que precisam conciliar a vida pessoal e profissional com os estudos, aqueles que moram em cidades distantes das universidades, e também aqueles que não possuem muitos recursos para pagar uma faculdade presencial.

Uma faculdade a distância é mais barata? Sim! Em uma faculdade a distância eu vou ter mais liberdade? Sim! Em uma faculdade a distância eu não vou precisar me dedicar tanto quanto em uma presencial? Opa, se você estiver pensando assim é melhor rever alguns conceitos. Fazer uma faculdade a distância exigirá de você o dobro de interesse e comprometimento. E todo esse comprometimento e esforço será recompensado. Porque, além de você ter um diploma na mão o mercado de trabalho também te olhará com outros olhos.

Fazer uma faculdade em EAD é positivo para o meu currículo?

Sim, é um ponto positivo. Principalmente pelas qualidade pessoais que um curso em EAD desenvolve. Além do acadêmico, o EAD ensina e desenvolve em seus alunos qualidades que são extremamente interessantes para as empresas. Abaixo listei algumas características dos alunos EAD que são interessantes para o mercado de trabalho.

1. Sabe gerenciar o tempo.

Se por um lado a faculdade a distância oferece mais flexibilidade em relação aos horários das aulas, por outro é imprescindível que o aluno tenha uma agenda organizada. Quem estuda a distância aprende a gerenciar com cuidados as suas horas diárias. Dividindo a rotina entre o trabalho, vida pessoal e o curso. Em um curso a distância é necessário cumprir prazos de entrega, de trabalhos e avaliações, igual ao curso presencial. Mas, diferente do curso presencial, quem estipula quanto tempo será reservado aos estudos, é o aluno. No curso presencial é só aparecer na faculdade para receber as aulas. No curso a distância não. O aluno pode assistir os vídeos e ler os textos das aulas quando quiser. Aí que mora o perigo! Por conta da demanda diária, o curso pode ser deixado de lado. Porém, um bom aluno em EAD sabe que precisa gerenciar o seu tempo para dar conta de todas as tarefas. E qual empresa não sonha com um colaborador que saiba priorizar tarefas, que respeite prazos e que mantenha a agenda sempre em ordem? Alunos em EAD são reconhecidos pela qualidade de gerenciar o tempo de uma maneira eficaz. [/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

2. Organizado.

Para manter as aulas em dia, os trabalhos entregues e as tarefas cumpridas, é preciso ter um bocado de organização. O que não é uma exclusividade apenas dos cursos EAD, mas também dos cursos presenciais. No entanto, em uma faculdade a distância a necessidade de organização dobra! Digamos que é um pré requisito básico para poder estudar em EAD. Mesmo que você não seja tão organizado assim, fazendo um curso a distância você aprenderá a ser. É questão de vida ou morte! Pode soar meio exagerado, mas só consegue acompanhar as aulas em EAD quem é organizado. E as empresas sabendo disso, deduzem que uma pessoa que fez uma faculdade a distância também será organizada no ambiente de trabalho.

3. Proativo.

Proatividade é um adjetivo que define uma pessoa que age de maneira antecipada, evitando ou resolvendo situações e problemas. E essa é uma das grandes qualidades que várias empresas buscam na personalidade de uma pessoa na hora da contratação.

Um aluno EAD, por sua vez, precisa estar sempre dois passos adiantado. Se ele não participar de fóruns, se não fizer leituras extras, se não buscar participar de eventos e outras atividades práticas, ele estará muito restringido ao ambiente virtual. O que não é o ideal. Apesar de uma faculdade, ou curso, a distância ser reconhecido pelo principal motivo de ser feito de maneira virtual, é aconselhável que o aluno tenha a proatividade necessária para criar e desenvolver suas próprias habilidades. Mesmo que o professor não indique, mesmo que a aula não exija, é extremamente benéfico que o aluno EAD corra atrás de outras informações e experiências relativas ao curso.

4. Possui facilidade com tecnologia.

Fazer uma faculdade a distância significa que você possui uma certa afinidade com a tecnologia. E a maioria das empresas estão de olho em profissionais que saibam lidar com plataformas digitais. Para os nativos digitais é fácil acompanhar, já para aqueles que não cresceram com uma tela nas mãos, fica um pouco mais difícil. Por isso, ao dizer que você é um aluno EAD automaticamente os recrutadores saberão que você possui as habilidades necessárias para acompanhar as demandas tecnológicas da empresa.  

5. Autodidata.

Como citado no tópico 3, um aluno em EAD precisa andar uma milha a mais. Ele precisa manter-se atualizado e motivado por conta própria. O que consequentemente fará com que ele também aprenda por conta própria. Por mais que o aluno tenha o apoio dos professores e monitores do curso, ele não possui contato pessoal com essas pessoas. Os professores não estarão presentes em todos os momentos para sanar as dúvidas que surgirem. Um aluno que faz um curso a distância sabe diferenciar as suas necessidades, sabe quando perguntar ao professor e quando fazer suas próprias pesquisas. É uma pessoa que aprende por conta própria. Em uma empresa também é necessário que o funcionária aprenda por conta própria, que tenha interesse pelo o seu trabalho e que busque, mesmo que sozinho, o auto aperfeiçoamento.

Fazer uma faculdade a distância pode ser uma grande oportunidade para quem está de olho no mercado de trabalho. Não pense que você será desvalorizado por carregar um curso EAD no currículo. Quanto a isso fique despreocupado. As empresas entendem e sabem valorizar o profissional que se formou a distância.

Gostaria de saber mais sobre os cursos que o Unasp oferece? Acesse o nosso site e faça a sua inscrição para o vestibular EAD

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Assine a newsletter do blog!” subtitle=”E receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também