Blog do UNASP

Quer praticar inglês em casa com o seu filho? Confira algumas dicas!

Não é novidade que as crianças aprendem com facilidade e rapidez os conteúdos que são passados para elas. Isso não é diferente quando falamos em aprender um idioma, no caso, o inglês.

Por isso, é importante incentivar a prática desse idioma com os filhos. Afinal, para um melhor aprendizado, é preciso que seja de uma forma lúdica e rotineira. Você quer saber como ajudar o seu filho? Confira abaixo algumas dicas que separamos para você.

Utilize o inglês em jogos e brincadeiras

Aproveitar a hora da brincadeira para incentivar seu filho a aprender um novo idioma é uma ótima estratégia. Através dos jogos, as crianças conseguem assimilar conteúdos. Isso porque, a ludicidade é uma das formas mais eficazes e divertidas de aprender um novo idioma.

Com as brincadeiras, as crianças treinam a pronúncia das palavras em inglês e ficam mais seguras com a fala, além de trazer mais segurança e tornar o vocabulário vasto, tendo em vista que os jogos podem ser utilizados para complementar o processo de aprendizado.

Apesar dos pais deixarem de lado as brincadeiras por conta da correria do dia a dia, os jogos fazem parte da rotina das crianças. Vale lembrar que através dos jogos elas podem aliviar o estresse. Saiba que são diversas as brincadeiras que você pode fazer com seu filho.

Pode ser telefone sem fio, em que você cria uma frase em inglês e fala no ouvido do seu filho para que ele passe para o próximo membro da família, fazendo com que toda a família aprenda e participe da brincadeira. Outros exemplo sãp Stop e Adedonha.

Além de desenvolver o vocabulário da criança e ajudar na absorção do conteúdo, esse dinamismo desenvolve o raciocínio no idioma. Algumas categorias são: fruit, city, color e name. No final, você ajudará seu filho a ter mais contato com o idioma e o nível de entendimento dele.

Assistam a filmes e desenhos

As crianças gostam de telas. Elas prestam atenção em cada detalhe, principalmente nos diálogos, tanto que é comum ver crianças repetindo conversas de desenhos ou filmes. Sabendo que os desenhos e filmes em inglês costumam ter uma linguagem mais simples e atraente, isso pode ser um estímulo e algo divertido.

No tempo livre, uma boa ideia é procurar um filme ou desenho que seu filho goste e que tenha diálogos simples para que ele possa assistir com o áudio em inglês e com a legenda em português. Assim ele consegue conhecer as expressões, prestar atenção nas pronúncias e aumentar o vocabulário. Dessa forma, seu filho vai aprender o idioma de forma natural e tranquila.

Leiam juntos

Através da leitura conseguimos aprender muitas coisas, assim também é com o idioma. A leitura é fundamental para o aprendizado, pois com ela é possível aumentar o repertório linguístico e a forma de ter contato visual com as palavras e também entender um pouco mais sobre a gramática.

O hábito de ler em inglês pode ser um diferencial para o seu filho, portanto ofereça livros em inglês. Escolha livros com ilustrações para que a absorção do conhecimento seja melhor e se a criança já tiver conhecimento no idioma, peça para que ele leia para você.

Livros que seu filho já conheça a história podem ser mais fáceis para assimilar, especialmente poesia, notícias ou qualquer outro gênero que vocês possam conversar depois. É importante também que a linguagem seja compatível com a idade.

Cozinhem juntos

Você pode separar uma receita em inglês e fazer junto com seu filho. Converse com ele em inglês enquanto preparam a receita para o jantar da família e ensine algumas palavras que ele ainda não aprendeu, para que seja estimulado a entender o que você quis dizer.

Na hora da refeição com a participação de toda a família, tente ensinar ao seu filho o nome dos alimentos e dos utensílios domésticos. Repitam frases simples, porque a prática constante aciona a memória e desenvolve a capacidade de pensar no idioma. 

Aproveite os aplicativos

A tecnologia é uma grande aliada no aprendizado das crianças. Mas, lembre que todo o pai deve analisar quando é o momento certo para que seu filho tenha acesso. Caso você entenda que seu filho já está pronto para usar essa ferramenta, usar os aplicativos é uma excelente ideia.

O aplicativo Duolingo faz sucesso entre os estudantes de idiomas, ele é recomendado por professores e é bastante utilizado. Existem outros que foram criados especialmente para crianças, sendo um deles é o Lingokids. Um aplicativo criado para crianças de 2 a 8 anos. Os aplicativos ajudam no vocabulário do inglês e estão disponíveis para os dispositivos Android e IOS.

Outro aplicativo para crianças é o English for Kids. Esse app estimula as crianças a falarem através de ilustrações e está disponível para Android.

Cole recados pela casa

Uma ótima maneira de fazer as crianças falarem e pensarem no idioma é deixar recados escritos em inglês pela casa. Escreva coisas simples e coloque em locais fáceis que seus filhos consigam visualizar, como na geladeira ou espelho do banheiro. Com o tempo, depois que as crianças aprenderem a frase escrita, troque as mensagens.

Escutem músicas em inglês

A música é uma forma fácil de aprender o idioma e desenvolver a compreensão auditiva. Escolha músicas curtas, que repetem o refrão e que seu filho gostaria de ouvir. Você pode fazer uma noite de karaokê em família com músicas em inglês ou até mesmo um show de talentos.

O importante é você entrar na onda e cantar junto com seu filho, incentivando-o. Logo seu filho irá aprender as canções e o momento será de muita diversão.

Acompanhe as atividades escolares

Se seu filho estuda em uma escola que, assim como o UNASP, oferece o ensino bilíngue, acompanhe e o estimule a fazer as lições passadas para realização em casa. Mostre a importância do conteúdo para ele.

Invista tempo ajudando seu filho nas tarefas, use objetos e torne o momento interessante para ele. As crianças costumam ter os pais como exemplos. Se seu filho notar que você valoriza o aprendizado do idioma, a chance do seu filho também valorizar é maior.

Agora você sabe que existem muitas formas de ajudar o seu filho a continuar aprendendo inglês dentro de casa. É só caprichar na criatividade e incluir o idioma em vários momentos do dia. Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos e conta pra gente, qual a dica você irá usar?

Os comentários estão desativados.

Veja também