Blog do UNASP

Quero mudar de profissão. O que tenho que fazer?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Se a sua profissão atual não está lhe fazendo bem, trazendo sentimentos conflitantes e incertezas, pode ser que esteja na hora de mudar. No entanto, como?

É incrível pensar que a escolha da profissão (que é algo muito importante), é feita, normalmente, quando nós estamos em um momento de dúvidas e descobertas, que é no finalzinho da adolescência. Quando surgem os vestibulares e a necessidade de escolher uma faculdade.

Apesar de nessa idade já nos identificarmos com algumas áreas, decidir o que fazer pelo resto da vida é complicado e requer muita responsabilidade. No entanto, mesmo assim optamos por uma faculdade. O que não é um problemas. Mas e se posteriormente surgirem dúvidas em relação a essa escolha?

Ou seja, olhando por esse lado, pode ser que a frustração no atual emprego aconteça pela escolha feita na adolescência. No entanto, é bom entender que também existem diferentes motivos para querer mudar de profissão e eles variam de acordo com perfil e necessidades das pessoas.

Pode ser que você tenha escolhido sua profissão atual pelo salário e hoje percebeu que não é tão bom assim. Ou até mesmo tenha escolhido a mesma profissão que seus pais, achando que seria fácil, mas não está sendo. Quem sabe você fez uma escolha por pressão, mas hoje já não faz mais sentido, bate então uma vontade de mudar.

Viu só, são inúmeras as possibilidades. Então, se você está passando por um período de crise em relação à sua profissão, saiba que é possível mudar e encontrar aquilo que te deixará feliz e confiante. Como? Veja só algumas sugestões de análise e mudanças.

Você não está sozinho nessa

O trabalho ocupa um terço da vida do ser humano e ter satisfação em realizar tal atividade é muito importante para ter uma vida plena e feliz. Isso quer dizer que outras pessoas também pensam em mudar de área ou até já mudaram. Você não está sozinho nessa.

Primeiramente você deve entender que o trabalho não precisa ser uma obrigação e sim uma atividade que te deixe feliz e orgulhoso, no qual você sinta prazer em realizá-lo.

No entanto, quando esse período de crise chegar faça alguns questionamentos a você mesmo. Tais quais:

• o que, exatamente, causa minha insatisfação com meu atual emprego?;

• Quais razões me levam a querer atuar em outra área?;

• Por que estou interessado em outra profissão, gosto dela?

Dessa forma, você vai entender os motivos da insatisfação no seu emprego atual e vai entender melhor o desejo de ser feliz em outra área, considerando as suas motivações, medos e anseios.

Estou qualificado para trocar de profissão?

Nesta etapa surge outro questionamento e a solução que está relacionada à sua capacitação profissional. Com o mercado cada vez mais competitivo é necessário pensar nas suas qualificações atuais, como também o que você pode fazer para se especializar na nova área que deseja explorar.

Hoje, ter um curso superior já não é mais o diferencial, é quase um pré-requisito. Por isso, se você já fez uma graduação, mostre para o mercado que você tem um interesse genuíno na área para a qual deseja migrar e faça um novo curso de graduação, extensão ou pós-graduação.

Logo, iniciar um novo ciclo de estudos demonstra interesse na real área que você deseja seguir. Encare essa fase como um investimento que irá trazer visibilidade para o seu currículo.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Ative e alimente a sua base de dados

Vamos falar sobre Networking. Conhecer pessoas é fundamental para o mundo dos negócios. Então, restabeleça ou crie contatos com pessoas da área que deseja ingressar. Descubra eventos, empresas, projetos e lugares que seus futuros colegas de profissão estão.

Logo, se atente ao mercado e oportunidades. Estabeleça um canal de conexão para o seu primeiro contato. Use e abuse do LinkedIn, e-mail e outras ferramentas para encaminhar o seu currículo e informar as empresas sobre a sua intenção de trabalhar na área.

Persista

Se você parar para pensar, a decisão de mudar de área e profissão não é fácil e sim muito desgastante.

Se o seu desejo é fazer o que gosta, não hesite. Não existe idade limite para trocar de profissão, nem área alguma que não podemos atuar. O importante é você analisar todos os fatores. Desse modo, você tomará a sua decisão com mais certeza que é esse o novo desafio que você quer para a sua vida.

Dicas Extras

É preciso utilizar, e até mesmo mudar, de estratégias algumas vezes se você ainda não conseguiu trocar de profissão. Veja algumas possibilidades:

• Avalie e pense nas opções de carreiras que você gostaria de seguir e procure saber mais a respeito delas, incluindo suas atividades e o mercado de trabalho.

• Não aja de forma impulsiva e planeje-se para tomar boas decisões.

• Procure saber se há oportunidades na empresa onde você está e se você pode fazer a mudança aos poucos em vez de partir para uma virada radical.

• Não descarte a possibilidade de assumir uma vaga temporária ou de atuar como autônomo.

• Busque inspiração em histórias de pessoas que passaram pelas mesmas escolhas e transformações em suas vidas e conseguiram vencer.

• Considere ganhar menos e trabalhar numa empresa menor a princípio, para ir se habituando na nova área e adquirindo experiência.

• Elimine crenças limitantes, como a idade, por exemplo, e não deixe que isso te impeça de buscar a sua satisfação profissional.

Seja Feliz

Não tenha medo de mudar de profissão. Se é assim que se sentirá feliz e realizado, faça! Com empenho, dedicação, amor e planejamento você conseguirá conquistar tudo o que deseja.

Esperamos que essas dicas te ajudem nessa jornada. E se você já passou por isso, compartilhe sua história com a gente aqui nos comentários.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também

• Dicas valiosas para usar seu LinkedIn

• 5 segredos sobre a negociação de salário na entrevista de emprego

• Quer empreender, mas ainda não sabe como e qual negócio abrir?

• As profissões do futuro já existem: veja quais são e escolha a sua![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também