Blog do UNASP

Fundamentos Bíblico-Cristãos

1. Em nosso calendário cristão, ao final de cada ano, utilizamos o dia 25 de Dezembro para a comemoração do nascimento de Jesus há aproximadamente 2 mil anos. Embora o Natal seja festejado atualmente com muita pompa em vários países do mundo, os Evangelhos relatam que o menino Jesus nasceu num ambiente humilde. Além disso, após o nascimento de Jesus, devido à perseguição do rei Herodes, José, Maria e o bebê tiveram que fugir para:

1. A Judéia.
2. Nazaré.
3. A Galiléia.
4. O Egito.
5. A Grécia.

2. Testemunhamos diariamente os terríveis efeitos da crise ecológica que nosso mundo enfrenta. Os vários veículos de comunicação registram a preocupação dos cientistas com as conseqüências do aquecimento global no planeta Terra. Em Mateus 24, entretanto, os desastres ecológicos não são descritos como o principal sinal da volta de Jesus a este mundo. Nesse texto, o sinal decisivo para a segunda vinda de Cristo é:

1. O aumento da fome e das doenças no mundo.
2. A intensificação das guerras e a eclosão da 3ª Guerra Mundial
3. A pregação do Evangelho em escala mundial.
4. O surgimento do anticristo.
5. As mudanças nos tempos e na Lei.

3. A série “Deixados para trás”, que foi Best seller nos Estados Unidos e cuja versão traduzida já está circulando no Brasil, baseia o seu romance na idéia de que Jesus voltará de maneira secreta. Por isso, os salvos serão arrebatados secretamente enquanto que os perdidos, deixados para trás, continuarão vivendo normalmente neste mundo. O texto bíblico de Mateus 24: 36‐42 explica que, assim como foi nos dias do Dilúvio, na volta de Jesus alguns serão deixados e outros serão levados. À luz da história do Dilúvio, o ensinamento mais completo acerca da volta de Jesus, nesse texto bíblico é o de que:

1. Ninguém será levado
2. Ninguém será deixado para trás.
3. Muitos serão deixados para trás e continuarão vivendo normalmente.
4. Muitos serão deixados para trás, mas não serão deixados vivos.
5. Todos serão deixados para trás, menos um.

4. Baseado no texto de Mateus 18:21‐22, quando Pedro pergunta a Jesus: “Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? “, e Jesus responde‐lhe: “Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete”, que sentido é mais apropriado para aquilo que Jesus quis revelar a cada cristão?

1. Para tudo existe um limite.
2. Dependendo do pecado, a chance de perdão é sete vezes maior.
3. O perdão deve deixar para trás os erros do passado, e não se lembrar de quantas vezes houve o perdão.
4. Jesus quis dizer que o perdão deve respeitar o número de vezes correspondente a um múltiplo de sete, que é o número da perfeição.
5. Jesus não tinha uma mensagem específica neste contexto de diálogo.

5. Considere o texto de Lucas 10:17‐20: "Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano. Não obstante, alegrai‐vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus." No texto, quando Jesus se dirige aos setenta discípulos que Ele mandara pregar com poderes adicionais, e lhes diz: "Não obstante, alegrai‐vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus", significa que:

1. É perigoso lidar com espíritos malignos, mesmo tendo poder para tal.
2. Para submeter espíritos malignos é imprescindível ter o nome arrolado nos céus.
3. É perigoso atribuir‐se a honra de submeter os espíritos, e isso vale muito menos do que ter o nome escrito no livro da vida.
4. Só tem o nome escrito no livro da vida aqueles que submetem os espíritos.
5. Não importa nem uma coisa e nem a outra.

6. No evangelho de João 3:3 está escrito o seguinte: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. Essa é uma parte da conversa entre Jesus e Nicodemos, um fariseu. O assunto do diálogo é o novo nascimento. A esse respeito, assinale a alternativa que exprime o conceito mais completo:

1. Na Bíblia, o novo nascimento ocorre pelo esforço humano, numa mistura de persistência e conduta moral.
2. Na Bíblia, o novo nascimento é dom da graça de Deus, possibilitada em nós pelo Espírito Santo.
3. Na Bíblia, o novo nascimento é a conversão intelectual, que ocorre pela compreensão da Palavra de Deus.
4. Na Bíblia, o novo nascimento é uma metáfora que indica alguma mudança emocional.
5. Na Bíblia, o novo nascimento é sinônimo de batismo.

7. A Oração do Senhor, o “ Pai Nosso”, aparece apenas em:

1. João.
2. Mateus e Lucas.
3. Marcos e Mateus.
4. Malaquias e Marcos.
5. Jeremias.

8. Ao dizer “Ouvistes o que foi dito aos antigos, Eu porem vos digo”, Jesus estava:

1. Abolindo a Lei.
2. Ampliando o significado da Lei.
3. Modificando a Lei.
4. Ensinando que a Lei era temporária.
5. Ensinando que a Lei pode ser alterada.

9. Autor não judeu de um dos evangelhos:

1. Lucas.
2. João.
3. Mateus.
4. Malaquias.
5. Moisés.

10. Fariseus, saduceus, herodianos e zelotes, eram:

1. Seitas religiosas do judaísmo.
2. Grupos religiosos e políticos dos dias de Jesus.
3. Grupos de gregos infiltrados no judaísmo.
4. Mestres judaicos.
5. Classes marginalizadas.

All 10 questions completed!


Share results:

Fundamentos Bíblico-Cristãos

Want more stuff like this?

Get the best viral stories straight into your inbox!
Don`t worry, we don`t spam

Deixe um comentário

Veja também