Blog do UNASP

Como criar e manter uma rotina de estudos para o Enem e vestibulares

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Estudar para o Enem e vestibulares requer esforço e um foco especial na rotina de estudos. Veja algumas dicas para você criar a sua.

Você está aí, ansioso para passar naquele tão sonhado vestibular ou mandar bem Enem, e sabe que precisa estudar em casa, mas lhe falta tempo, foco e até mesmo não sabe por onde começar? Calma, respira! Nós vamos te dar uma mãozinha. Aprenda neste post a criar uma rotina de estudos e focar nela sempre.

Passar no vestibular e ir em direção aos seus sonhos como profissional, com toda certeza é uma vitória! E assim como toda vitória, ela não é apenas uma consequência de um simples momento ou sorte, mas sim a junção de todos os esforços que te levaram até ali. Portanto, hoje eu vou te ajudar a conquistar seu sonho dando um dos passos mais importantes: construir uma rotina de estudos!

Ah, e de quebra, durante nossa conversa também irei te dar algumas dicas para conseguir tirar o melhor destes momentos. Pronto? Está na hora de se levar ao pódio de primeiro lugar.

Vamos trabalhar da seguinte maneira, primeiro montaremos a rotina, depois a preparação para aplicar ela diariamente, okay?

Relações com as matérias

Antes de tudo, você precisa entender a sua relação com cada matéria. Vamos usar como base aqui e no decorrer as matérias abordadas pelo Enem:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Dentre estas, avalie separando-as em 3 seções: [1] gosto,[2]  facilidade e [3] dificuldade. É bem provável que as matérias que você gosta e possui facilidade apareçam de forma repetida. Caso exista alguma que você não gosta e tem facilidade, coloque ela na seção 2. Dessa forma você terá uma visão mais organizada e sincera sobre quais matérias você precisará dedicar-se um pouco mais. E também como separar e organizar o tempo de estudos para cada uma delas.

Agora que isso foi feito, podemos seguir para o próximo passo.

Intercale as matérias

É cansativo dedicar muito tempos para apenas uma matéria, ainda mais se for aquela que não gostamos muito. Por isso, o ideal é aprender a intercalar essas matérias de maneira eficiente, agora que você sabe a sua relação com cada uma. Mais uma vez, com base nas matérias do Enem, e considerando uma semana de estudo de segunda – sexta e domingo, dividiremos aproximadamente 1 à 2 horas de estudo para cada matéria, tendo em vista de 5 à 6 horas gerais por dia. Isso caso você tenha algum período do dia livre para estudar.

A ideia aqui é ter sempre um momento prazeroso no meio do tempo de estudos, para não desanimar. Então, procure intercalar as matérias colocando as que possui dificuldade e nenhuma afinidade primeiro, depois uma que você goste e tenha facilidade e por último mais alguma que tenha dificuldade. Vou exemplificar para você baseado em meu gosto:

Segunda-feira:

  • 2h para matemática (tenho dificuldade); 
  • 1h para Artes (gosto e tenho facilidade);
  • 2h para biologia (tenho dificuldade, mas acho interessante).

O planejamento

Agora é com você. Separe o turno que você irá aplicar à rotina, seus horários e matérias intercaladas. Lembrando que se não puder estudar em um turno inteiro, você também pode separar as matérias em diferentes momentos. Por exemplo: Segunda pela manhã 2 horas, tarde 1:30 minutos, noite 2:30 minutos.

Vale ressaltar que você não precisa usar os mesmos métodos de aprendizado sempre. Dar uma variada e incluir vídeos, filmes,  fotos, aplicação (visitas a museus, planetários, etc) também são ótimas formas de estudar, ainda mais se quiser fazer em conjunto com amigos naquele domingão. No fim deste post deixarei algumas listas de filmes para estudar que já apresentamos aqui no blog do Unasp. 

Pronto, agora que já temos a nossa tabela de estudo, passaremos para a próxima seção: dicas e preparação para a rotina. [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Começando a rotina

Para iniciar a rotina precisamos nos desconectar das coisas anteriores e limpar a mente, prepará-la para receber conhecimento. E para isso podemos usar várias técnicas de respiração e uma rápida meditação de 5 minutinhos. Você pode fazer isso usando aplicativos de meditação como este aqui, ou colocar uma música clássica, e até mesmo própria para essa pausa, focar nela e trabalhar a respiração, como a abaixo:

  • Respiração 4 por 4

Comece soltando todo o ar do corpo e não respire por 4 segundos;
Inspire em 4 segundos e segure o ar pelo mesmo tempo;
Solte em 4 segundos e repita o processo.   

Além da mente, procure também limpar o ambiente de possíveis distrações como as redes sociais, séries, barulhos, etc. Mesmo que você seja super focado, não facilite para a falta de concentração.

A técnica pomodoro

Pomodoro é o nome dado para tomate, e nesse caso a história de seu surgimento tem ligação com um temporizador de cozinha em forma da fruta. Assim, a técnica basicamente é a separação de tempos exatos entre estudo e descanso para não sobrecarregar a mente. Esta consiste no seguinte: 25 minutos de estudo, pausa de 5 minutos, mais 25 minutos de estudo, até que finalize seu ciclo da matéria estudada.

Entretanto, é importante ressaltar que essa pausa não pode envolver nada que exija um esforço mental ou seja uma distração, como redes sociais e jogos, por exemplo. Ao invés, procure fazer um alongamento, dar uma caminhada entre os cômodos, beber água, olhar o céu, vale até mesmo tirar um cochilo de 5 minutos, só cuidado para não se perder no tempo!

Do corpo para a mente

Nosso corpo é uma linda máquina toda alinhada e funcionando em conjunto. Por isso é importante se atentar ao cuidado dele também para ir bem nos estudos. Beba água, se alimente bem, faça exercícios e descanse. Não precisa ser nada com muito “peso” ou exageros, apenas escolha melhor os alimentos, faça exercícios que você goste e te dê prazer e descanse no tempo que precisa. Além de dormir a noite, dar cochilos de 10 minutos entre refeições pode também ser muito benéfico.

Incentivos para manter a rotina

Existem algumas técnicas simples para não desanimar na rotina de estudos. Hoje vou citar apenas duas:

  • Escala de pontos

Fazer uma escala de pontos pode te incentivar a competir contra você mesmo e manter o ânimo em estudar. Bater o seu próprio “recorde” vai te dar a sensação de conquista/vitória, o que consequentemente te gerará prazer e felicidade em fazer aquilo. Então determine pontuações para cada ação dentro da rotina, os mais fáceis valendo menos e os mais complicados com uma pontuação maior. Some esses pontos ao fim de cada dia e acompanhe seu crescimento;

  • Auto recompensas

Uma outra dica muito legal são as “auto recompensas”. Você pode usá-las junto a escala de pontos ou sozinha. Por exemplo, se no meio do estudo bateu aquela vontade de comer X coisa, determine para si que quando terminar tarefa Y poderá ter aquilo.

Tome um momento

Por último, mas não menos importante, lembre-se que apesar dos estudos serem extremamente importantes, o lazer também tem um papel importante. Obviamente, sempre com equilíbrio. Por isso, não deixe de se divertir e socializar com os amigos, família e você mesmo. Das saídas até um momento de leitura ou expressão artística, o importante é tirar um tempo para descansar. [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também