Blog do UNASP

Saiba os impactos pós-pandemia para a Psicologia

Você lembra onde estava quando soube da pandemia? Simone estava arrumando as malas para uma viagem que havia planejado há muito tempo, mas infelizmente não seria possível realizar. Ela soube que um vírus estava tomando conta da sociedade e a orientação era que todos ficassem em casa. Eu não sei se você passou pela mesma situação da Simone e teve que mudar planos. 

Afinal, ficar em casa trouxe frustrações para muita gente. Um dos maiores problemas causados pela pandemia foi o aumento de doenças mentais como: ansiedade, burnout, depressão e entre outras. Por isso, neste texto vamos apresentar os principais impactos pós-pandemia para a Psicologia. Ah! Pegue o chá e tenha uma boa leitura!

Impacto pós-pandemia no mercado

A pandemia trouxe vários pontos, tanto negativos quanto positivos, para várias áreas de atuação no mercado e uma delas foi a Psicologia. Claro que com o aumento de pessoas isoladas em seus lares e sem muitas atividades para serem realizadas houve um aumento no serviço psicológico de 80%, segundo Associação Brasileira de Psicologia da Saúde.

Com essa alta procura por tratamento, abaixo você encontra alguns pontos de crescimento no mercado:

Aumento da demanda por serviços de saúde mental

A pandemia agravou as condições de saúde mental existentes e criou novas formas de sofrimento psicológico. Como resultado, aumentou a demanda por serviços de saúde mental para lidar com as consequências emocionais da pandemia.

Crescimento do atendimento remoto

O vírus acelerou a adoção de serviços de saúde mental remotos e virtuais. A teleterapia, por exemplo, tornou-se cada vez mais comum durante a pandemia. É provável que esse modelo de atendimento continue a crescer.

Aumento do foco em cuidados de saúde mental preventivos

A doença destacou a importância dos cuidados preventivos de saúde mental para proteger as pessoas contra crises futuras. Isso pode levar a um maior investimento em programas preventivos de saúde mental.

Maior atenção à saúde mental no local de trabalho

A pandemia também destacou a importância da saúde mental no local de trabalho, com muitas empresas implementando programas de bem-estar para ajudar seus funcionários a lidar com o estresse e a ansiedade durante a pandemia. É provável que haja um aumento contínuo na atenção à saúde mental no local de trabalho.

Aumento do estigma em torno da saúde mental

Embora a pandemia tenha aumentado a conscientização sobre a importância da saúde mental, também pode ter contribuído para o aumento do estigma em torno da saúde mental. É importante combater esse estigma e garantir que as pessoas se sintam confortáveis em buscar ajuda.

Terapia é importante 

Atualmente existem alguns estereótipos sobre tratamento psicológico, como se ele não fosse para todos. Mas é de suma importância se atentar para a saúde mental, e assumir os traumas deixados pela pós-pandemia. Hoje a rotina ocupa muito e às vezes nos encontramos ocupados e sem tempo para cuidar de nós mesmos. Por isso, pare um pouco, respire e lembre-se que você é importante.

Para continuar acompanhando as novidades, acesse: https://unasp.br/blog/ e confira os nossos diversos conteúdos. 

Os comentários estão desativados.

Veja também