Blog do UNASP

Home office: Conheça 6 profissões para começar a trabalhar de casa

O modelo home office ganhou força nos últimos anos por dar liberdade ao usuário de estar onde quiser, trabalhando como quiser e a hora que quiser. Essa condição livre é atrativa para muitas pessoas, que cada vez mais querem ficar perto da família e ter a sonhada liberdade geográfica.

Do ponto de vista corporativo, essa modalidade também chama atenção, uma vez que os gastos com os funcionários também diminuem. O home office significa menos gastos com energia, internet, infraestrutura e alimentação no ambiente de trabalho. 

Esse é o futuro. Enquanto a globalização continua e as tecnologias crescem, trabalhar via internet no conforto de casa já virou realidade. Confira agora 6 profissões para se dar bem no home office:

1. Jornalista

O jornalismo é a área que estuda, analisa, transcreve e difunde a informação através dos meios de comunicação em massa (televisão, rádio, imprensa, web). O profissional desse ramo é bem íntimo da escrita e durante os anos de curso ele aprende meios de como se posicionar e melhor se dirigir ao público ao apresentar uma informação.

O que torna o jornalismo uma área ideal ao home office é justamente sua relação com as mídias. Trabalhando quase que exclusivamente para esse setor, o jornalista pode muito bem produzir em casa, pois o seu produto final é direcionado à mídia. As áreas de atuação do jornalista dentro do home office variam entre editor, redator, colunista de sites, blogs e revistas, criador de conteúdo para mídias sociais, etc. 

2. Contador

A área da contabilidade ganhou espaço no home office após mudanças na pandemia. Seu trabalho é essencial para qualquer empresa e companhia, pois o profissional é o responsável pela gestão de gastos da empresa, bem como a administração de toda questão financeira dela. 

O contador pode trabalhar em modelo home office, pois seu serviço é praticamente inteiro realizado via ferramentas digitais. Elaboração de planilhas, documentos e negociações são efetuadas hoje no meio online. Para essa profissão é necessário formação em ciências contábeis!

3. Psicólogo

Psicólogo é aquele que estuda e analisa o comportamento humano através da pesquisa da mente. Seu papel tem se mostrado cada vez mais essencial no dia a dia das pessoas, que buscam essencialmente uma melhor qualidade de vida emocional. 

O profissional atende via consultas, onde o paciente passa pela análise e estudo de caso do psicólogo. Esse atendimento passou por uma revisão do Conselho Federal de Psicologia que aprovou uma regulamentação que permite a consulta on-line após a pandemia de 2020. Tornando a psicologia também uma profissão home office. Para atuar como psicólogo home office é necessário formação em psicologia!

4. Tradutor e intérprete

O profissional tradutor e intérprete deve dominar não apenas a língua estrangeira, mas também sua língua nativa! Cabe a ele realizar a transcrição de documentos, textos, livros e legendas escritas. No modelo presencial ele ainda realiza a tradução oral de palestras, entrevistas, reuniões e apresentações no geral!

Mas voltando ao assunto de trabalhar no conforto de casa, o tradutor é responsável em geral pela transcrição de materiais escritos, sendo preciso também o domínio da tecnologia, já que sua área trabalha com ferramentas de tradução digitais que facilitam seu trabalho.

5. Programador

Uma das mais cotadas carreiras do futuro, a programação ganha espaço cada dia que se mostra mais essencial para o dia a dia! O programador cria softwares, desenvolve sistemas, codifica e decodifica documentos, automatiza tarefas, aperfeiçoa websites, aplicativos e criam funcionalidades úteis dentro da internet.

Para atuar na área é necessário conhecimento em alguma linguagem de programação, como java, python, htlm, entre outros. Essa profissão pode ser facilmente colocada como home office, já que ela é trabalhada exatamente dentro do meio digital! O perfil do profissional é de alguém que tem familiaridade com números e raciocínio lógico.

6. Professor

O professor é aquele que ensina, realiza aulas e passa o conhecimento para aqueles que precisam. É certo que todos já passaram por um professor, aquele responsável pela formação profissional, e que também age nos âmbitos social e afetivo dos alunos. A profissão é essencial e também agora atua de maneira on-line! 

Existem plataformas de ensino como Stoodi e Descomplica que oferecem conteúdos pré-vestibular com professores que atendem digitalmente. Fora isso ainda é possível realizar aulas particulares on-line, possibilitando mais uma oportunidade para a profissão. Letras, por exemplo, abre um leque de possibilidades para quem quiser seguir essa área, por exemplo.

E aí, qual dessas áreas você pensa em investir? O home office abre portas para quem deseja mais liberdade e autonomia no ambiente de trabalho. Você pode ser o próximo a viver essa experiência!
Clique aqui você confere mais dicas de como se destacar nesse modelo e garantir o futuro que tanto deseja!

Os comentários estão desativados.

Veja também