Blog do UNASP

Tecnologia da Informação: Como começar a programar?

Uma área que tem crescido muito com os avanços da tecnologia é a programação. Inclusive, já virou profissão com destaque no mercado e promete uma ascensão cada vez maior do profissional dentro da carreira. Em um mundo onde o digital promete invadir o dia a dia de todos, a função de programador exige mais mão de obra. 

Além do amplo mercado, para quem escolhe essa profissão também é atrativo a remuneração que tende a apresentar bons ganhos ao profissional. Além disso, a maioria dos trabalhos envolvendo programação também possibilitam aos  empregados trabalharem em regime home office, ou seja, além de boa oferta de trabalho você ainda consegue desempenhar seu trabalho em casa!

Por onde começar?

Dentro da graduação é possível aprender do básico ao avançado. Aqui no UNASP você conta com os cursos de ciência da computação, análise e desenvolvimento de sistemas, engenharia de computação, e sistemas de informação. As formações além de trazer um diploma ao seu currículo garantem mais credibilidade ao trabalho ofertado. 

No entanto, se você deseja aprender desde já, sem um curso de programação, o primeiro passo é ter um computador. Escolha qual linguagem você deseja aprender primeiro e qual ramo você seguirá. As linguagens mais utilizadas são Java Script, Python, SQL, CSS, entre outros! Você pode escolher mais de uma linguagem para se especializar, no entanto, é recomendado que você comece estudando apenas uma.

Qual a diferença de back-end, front-end e full stack

O profissional de back-end é aquele que aprende a programar aquilo que está por trás do funcionamento do seu sistema, ele está ligado com os processos e funcionamento da aplicação. É comum que esse tipo de programador trabalhe na construção de sites, análise de dados, linhas de comando, entre outras aplicações. As linguagens mais utilizadas são: PHP, Ruby, Java, Cloruje, C#, e diversas outras que garantem uma boa carreira ao profissional back-end.

O front-end como seu nome já diz, cuida da parte estética, todo layout e a parte visual da aplicação é dada pelo programador front-end. Vale lembrar que esse profissional trabalha a partir do código, toda a parte gráfica da interface, utilizando normalmente as linguagens de: CSS, JavaScript e HTML. Algumas pessoas às vezes confundem esse trabalho com o de um designer, no entanto, esse utiliza de plataformas como Photoshop e Illustrator, já o programador está intimamente ligado com o código da interface gráfica.

Agora qual o nome do profissional que domina as duas áreas, back-end e front-end? A esse damos o nome de programador Full Stack, o que consegue trabalhar tanto na parte funcional quanto estética da aplicação.

Primeiros passos para programar

Com esses conhecimentos básicos você já é capaz de escolher a área que deseja seguir e quais linguagens deve estudar para alcançar seu objetivo! Sendo assim, aprendendo uma linguagem e desenvolvendo a lógica de programação você já é capaz de aprender outras linguagens e ser capaz de aprimorar seus conhecimentos afim de se tonar um profissional conceituado no mercado!
Se você deseja aprender ainda mais, com um aprofundamento de graduação o UNASP oferece uma gama de cursos a nível de ensino superior dentro da área de TI, com um diploma você se destaca e garante uma melhor remuneração, valorizando o profissional que você é!

Os comentários estão desativados.

Veja também