[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]
O longa-metragem Uma Lição de Vida ou O Aluno (The First Grader -2010) é baseado em fatos reais e é um daqueles filmes para refletir e se emocionar.
Que tal assistir a um filme, que além de ser inspirado em uma história real, é aquele tipo de longa que ensina grandes lições? Prepara a pipoca e o coração a sessão vai começar!
Para começar, vamos contextualizar o momento histórico do filme.
O Quênia é um país africano que sofreu com a Revolta dos Mau Mau entre os anos de 1952 à 1963. Foi uma época conturbada onde o povo lutou para libertar o país dos colonizadores britânicos, que desde 1888 dominavam a nação. Consequentemente, durante a revolta muitas pessoas foram exiladas, torturadas e mortas. O país ficou em frangalhos, mas teve a sua independência em 1963.
No entanto, as coisas demoraram a voltar ao normal. Em diversos setores, como a educação por exemplo. Afinal, somente cerca de quarenta anos após o final da guerra é que programas de escolarização e educação para crianças e adultos foram implantadas no país.
Uma Lição de Vida – Um pouco sobre o filme
O filme Uma Lição de Vida conta a história de Maruge, sobrevivente de guerra e que aos 84 anos aprendeu a ler e escrever em uma escola primária. Existem dois personagens principais: o Sr. Maruge (interpretado por Oliver Litondo) e a professora Jane (interpretada por Naomie Harris).
A trama começa com um anúncio do governo sobre a oportunidade da educação para todos. No entanto, a campanha foi criada para as crianças do país. Uma vez que o foco era as crianças poucos adultos se interessavam pelo tema. Só que aí que entra Maruge. Um senhor de idade desejoso por estudar e que interpretou o anúncio do governo como uma possibilidade de aprender a ler. Afinal, a educação era PARA TODOS.
A partir daí ele busca meios de ingressar em uma escola, sendo rejeitado diversas vezes por conta da sua idade. Até que ele bate à porta da escola professora Jane, que após algumas ressalvas decide ensiná-lo junto com os demais alunos.
Durante o filme somos levados a vivenciar junto com o Sr. Maruge lembranças dolorosas, ameaças das autoridades e moradores da região; que não concordavam e aprovavam que um adulto estudasse com crianças de apenas 6 anos de idade.
Embora isso possa ser um problema do ponto de vista de algumas pessoas e instituições, trazendo uma forte discussão em nossos dias; Maruge lutou até o fim para aproveitar cada momento de aprendizado que poderia ter.
A professora possui um papel fundamental na vida do Maruge, pois é ela quem o incentiva, dá suporte a apoio para que ele realize seu sonho. É quase impossível não se emocionar com o filme que traz como mensagem principal, a importância da educação numa realidade dura, como a vida de milhares de quenianos.
O filme ressalta a importância da busca pelo direito de estudar.
Colocando na ponta do lápis, o filme também fala sobre poder, política, liberdade, inclusão e exclusão. Além do preconceito, ignorância, consequências da colonização/guerras e outras reflexões sobre diferentes aspectos individuais. Interessante, não é mesmo?[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]
Está gostando dos conteúdos?
Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]
Mais de Uma Lição de Vida
No filme Uma Lição de Vida, podemos tirar alguns ensinamentos valiosos, como:
1 – Persistência
Maruge foi persistente ao frequentar a escola, fazendo com que a distância, comentários maldosos e covardias sofridas não se tornassem um empecilho para ele.
Independente da escola não oferecer as melhores condições de espaço físico e materiais necessários, ele foi com o que mais importava: vontade!
Isso significa que ele foi firme e continuou com seus esforços pessoais perante aos obstáculos.
2 – Perseverança
Alinhado à persistência, a perseverança requer flexibilidade e novas alternativas para buscar soluções quando os desafios aparecem. É a arte de solucionar o problema.
Por causa da sua perseverança, Maruge superou os obstáculos sociais, as críticas e maus tratados. Além disso, quando a escola não quis recebê-lo por conta do uniforme e materiais, ele deu um jeito de conseguir o que era exigido.
3 – Superação
Apesar da idade,Maruge quebrou diversos preconceitos e paradigmas. Enfrentou membros da comunidade e políticos que não estavam satisfeitos com a sua atitude e vontade de aprender. Ao mesmo tempo, para ele foi uma superação, depois de tantos anos, começar um novo projeto de vida. O que para muitos pode parecer o fim, por causa da idade avançada, para ele era um recomeço.
4 – A importância da Educação
A importância da educação é retratada durante o filme inteiro, na verdade é o que baseia a história. Hoje, todos entendemos o valor do estudo, do conhecimento e o bem que eles nos trazem, podendo mudar nossas vidas. No entanto, não temos uma noção real da dimensão dessa importância.
Ao assistir o filme é quase impossível não sentir-se grato por podermos ler e escrever. Por termos acesso à educação.
Que tal assistir ao filme?
Não vou contar tudo sobre o longa-metragem, já dei até uns spoilers. Portanto deixo agora o trailer do filme, para dar aquele gostinho. Espero que vocês gostem e que assistam![/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=KEvsOQPhVlY”][vc_text_paragraph]
Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!
Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]
Leia também
• 13 filmes incríveis sobre mulheres reais para se inspirar
• The Bad Kids, documentário mostra o cotidiano de uma escola alternativa
• 10 lições que aprendemos com o filme Universidade Monstros
• 8 lições sobre carreira que podemos aprender com desenhos animados[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]