[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]
Trancar a faculdade é uma decisão difícil de se tomar, mas por diversos motivos muitos universitários acabando fazendo isso. E aí, será que vale a pena?
Você já deve saber que a vida de estudante é cheia de percalços, não é mesmo? Afinal de contas, são diversas atividades que exigem compromisso, tempo e dedicação durante o curso. E consequentemente dificuldades e obstáculos surgem durante o caminho. Por isso que alguns universitários decidem trancar a faculdade. No entanto, será que essa é a melhor escolha? É preciso analisar todos os pontos, antes de fazer a escolha, para não se frustrar depois.
Você está em um momento conturbado e em dúvida sobre trancar o curso? Vamos conversar.
Dia a dia do aluno
Durante a faculdade é preciso ler muitas apostilas, estudar todos os dias, fazer um estágio e desenvolver habilidades para ser um bom profissional. Entretanto, muitos acabam não dando conta de tanta informação, correria e dinamismo, e se veem diante da tentação de trancar a faculdade por um tempo.
Por muitas vezes esse sentimento passa rápido porque os universitários se acostumam com o ritmo e entendem que a graduação é diferente do ensino médio. Portanto, continuam na saga diária até se formarem. Contudo, mesmo que o aluno consiga adaptar-se ao novo ritmo diário, existem outros motivos para um universitário querer trancar a faculdade. Dentre eles, os principais estão relacionados à problemas financeiros, de saúde, intercâmbio e emprego.
Em qual dessas realidades você se encaixa mais?
Decidindo trancar a faculdade
Você não precisa passar por esse processo de dúvida sozinho. Na verdade, o papel da instituição de ensino onde você estuda vai além de apenas ensinar. Ou seja, o corpo docente deve também aconselhar o aluno que, em muitos casos, se vê perdido e inseguro diante de problemas e acaba optando por trancar a faculdade em um momento de impulso e medo.
Dessa forma, é muito importante que você seja sincero neste momento e entre em contato com a coordenação do curso, professores ou responsáveis. Para que assim, a universidade consiga realizar um acompanhamento, ouvindo, oferecendo apoio pedagógico, analisando, tendo ideias e encontrando soluções para evitar o trancamento da matrícula.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]
Está gostando dos conteúdos?
Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]
Será que vale a pena?
Seja lá qual for o motivo, é preciso pensar bem. Pondere se vale a pena e analise as consequências das decisões. Afinal de contas, trancar a faculdade pode significar abrir mão de um investimento de tempo e dinheiro. Então, antes de qualquer decisão, responda algumas perguntas:
- O que eu ganho trancando a faculdade?
- Por que eu quero trancar a faculdade?
- O que eu perco trancando a faculdade?
- O que vou fazer depois de trancar a faculdade?
- Quais são os meus planos para trancar a faculdade?
Pense em possibilidades e soluções
Falta de tempo
Todo o universitário deve levar em conta os diversos fatores antes tomar a decisão. Para quem tem um problema com tempo e não está conseguindo levar a faculdade a sério, como frequentar todas as aulas, estudar, ler os textos, fazer trabalho e provas, o trancamento da matrícula pode ser uma possibilidade válida.
Ou seja, não é produtivo para o aluno continuar estudando nessas condições. Por isso, ser realista é essencial. Então, quando os aspectos da vida pessoal e do trabalho estiverem alinhados, repense em voltar a estudar. Porque para faculdade é preciso foco, empenho e dedicação.
Falta de dinheiro
Se o problema é a falta de dinheiro e as mensalidades estão pesando no seu bolso mais que o planejado, não se preocupe pois existem algumas possibilidades. Algumas faculdades oferecem bolsas de estudo ou até remuneração para alunos em troca de trabalho, monitoria e pesquisa.
Além disso, programas do governo como Enem e Sisu, são algumas das opções disponíveis para você não ter que arcar com a mensalidade.
Outra opção é conversar com a família e pedir ajuda, quem sabe até conseguir um fonte de renda extra, não é mesmo? No entanto, se nenhumas das possibilidades resolver o seu problema, então, talvez seja hora de pensar em trancar a faculdade e buscar estabilidade financeira para depois retornar com os estudos.
Escolhi o curso errado
Pode ser que na metade do curso você perceba que escolheu a graduação errada para cursar. E agora? Primeiro pense e busque na memória, o que te levou a escolher tal curso, e liste as características positivas que valorizou na época. Do mesmo modo, liste as coisas que te fizeram mudar de ideia com relação a escolha do curso. O importante é tentar encontrar os reais motivos.
De qualquer forma, não é legal insistirmos no erro. Logo, depois de avaliar, conversar com a coordenação e até fazer um teste vocacional, considere trancar a faculdade ou até mudar de curso!
Vale a pena pra você?
Trancar a faculdade não deve ser uma decisão tomada da noite pro dia. Então, pense bem e faça a melhor escolha. Contudo, se faz sentido pra você, tranque. Caso contrário, concluir a faculdade é gratificante, além de garantir especialização na área escolhida e poder trabalhar com o que gosta.
Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]
Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!
Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]
Leia também:
• 5 obstáculos que atrapalham o seu desempenho na faculdade
• Intercâmbio: devo fazer ou não fazer? É tão importante assim?
• Vale a pena trancar a faculdade para fazer um intercâmbio?
[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]