AGOGE

Educação | Campus EC

Curso/Área

Educação

Líder

Dr. Milton Luiz Torres

Ano de formação

2017

Integrantes:

Contato:

milton.torres@unasp.edu.br

Linhas de pesquisa: Formação de professores, currículo e práticas inovadoras

                                   Formação de gestores, processos educativos e avaliações

 

A proposta do projeto “Epistemologias, metodologias e axiologias: concepções formativas em filosofia da educação” é empreender pesquisa, em nível de graduação e pós-graduação, na área da filosofia e história da educação que contemplem diferentes concepções de epistemologia, metodologia e axiologia no âmbito da formação de professores e do seu consequente impacto nos diversos níveis da educação. Para isso, pretende-se a realização de estudos documentais, linguísticos e filosóficos, que privilegiem a utilização de análises narrativas, de conteúdo e do discurso, a fim de caracterizar a relação do formador e de seu educando com o conhecimento, as formas de construí-lo, as tecnologias que o possibilitam e os valores que devem ser a ele conjugados. Nesse sentido, propõe-se que atenção especial seja dada às metáforas que informaram tais concepções ao longo da história, no intuito de decifrar liames históricos que expliquem as práticas educacionais da contemporaneidade à luz de seus antecedentes, com ênfase principalmente na relação da história das concepções sob análise com as políticas e práticas da contemporaneidade. Espera-se, com isto, elucidar aspectos substantivos das práticas pedagógicas contemporâneas, criticando-as com base na contribuição dos principais estudiosos que filosofaram acerca das bases epistemológicas, metodológicas e axiológicas da educação (entre eles, Platão, Nietzsche, Kierkegaard, Arendt, Lewis, Fromm, Foucault, Rorty e Bauman), mas buscando uma apreensão atualizada das implicações das escolhas filosóficas para o devir pedagógico.