Educação | Campus
Curso/Área
Educação
Líder
Helena Brandão Viana
Ano de formação
2016
Integrantes:
Linhas de Pesquisa: Abordagens em Educação e Tecnologia
Formação de gestores, processos educativos e avaliação
Formação de professores, currículo e práticas inovadoras.
Tecnologia Aplicada na Docência
A proposta desta linha é realizar diversos estudos e pesquisas que contemplem o uso de tecnologia na área educacional, tanto no nível da educação básica como no ensino superior. As pesquisas serão realizadas com alunos de pós-graduação (strictu e lato-sensu), bem como os de iniciação científica, envolvendo alunos de graduação e fazendo interface com projetos de extensão. Os objetivos desse projeto são: realizar estudos de intervenção ou aplicação de metodologias inovadoras, utilizando recursos tecnológicos em diferentes ambientes de ensino; avaliar a expectativa e desafios de educadores frente às mudanças que ocorrem ao longo da vida profissional e sua relação com os recursos tecnológicos disponíveis atualmente; avaliar as inúmeras variáveis que influenciam o EAD (Ensino à Distância); estudar o conceito de gamificação e suas diferentes aplicações na área educacional bem como criar jogos para o ensino de conteúdo específicos; apresentar diferentes tecnologias para facilitar o processo de ensino aprendizagem em todas as faixas etárias, incluindo até o idoso. Como procedimentos metodológicos serão utilizados: observação sistemática, questionários, escalas, entrevistas, e métodos quali-quantitativos. Portanto, por meio dos subprojetos desenvolvidos a expectativa é contribuir para o avanço científico sobre a aplicação das tecnologias da informação na formação de professores e gerenciamento do ensino básico e superior, de modo que favoreça a aprendizagem do aluno.
2.1 – A Tecnologia Aplicada na Gestão Educacional
A proposta do projeto guarda-chuva “A tecnologia aplicada na gestão educacional” do grupo de pesquisa EDeTEC, Educação e Tecnologia, é realizar diversos estudos e pesquisas que contemplem o uso de tecnologia na área da formação dos gestores educacionais, avaliação de sistemas e processos educativos. A pesquisa será desenvolvida no âmbito da educação básica e do ensino superior. Os objetivos desse projeto são: realizar estudos de intervenção
ou aplicação de metodologias inovadoras, utilizando recursos tecnológicos em diferentes processos educativos; avaliar a expectativa e desafios de gestores educacionais frente às mudanças que ocorrem ao longo da vida profissional e sua relação com os recursos tecnológicos disponíveis atualmente; verificar a gestão da utilização das TIC (tecnologias de informação e comunicação) nos diferentes ambientes educacionais. Como procedimentos metodológicos serão utilizados: observação sistemática, questionários, escalas, entrevistas, e métodos qualiquantitativos. Portanto, por meio dos subprojetos desenvolvidos a expectativa é contribuir para o avanço científico sobre a aplicação das tecnologias da informação na formação de gestores e gerenciamento dos recursos tecnológicos no ensino básico e superior.