Estudante do UNASP conquista prêmio no Festival de Cannes
Vinícius Serafim recebe premiação de Prata e Bronze no maior festival de criatividade do mundo.
Texto: Thaís Fowler
Na última semana, quatro alunos do curso de Publicidade e Propaganda do UNASP, campus São Paulo, participaram do maior festival de criatividade do mundo, o Cannes Lions. A oportunidade foi oferecida a eles, através do Perifa Lions, projeto criado por dois professores da instituição que sonham em levar os jovens da periferia para o mercado de trabalho. Garantindo mais oportunidades na área.
Vinícius Serafim, Giovanna Carvalho, Gustavo Rocha e Gustavo de Alexandria estiveram em Cannes nos dias 17 a 25 de junho. Esses quatro alunos foram escolhidos como ganhadores de um concurso promovido pelo projeto Perifa Lions. A competição consistia em desenvolver uma campanha para a marca Olympikus, visando posicionar o tênis Corre 3 como um calçado adequado para o uso no dia a dia. A proposta dos alunos era utilizar a criatividade e conhecimento adquirido em sala de aula para criar uma estratégia publicitária impactante.
Os estudantes representaram com maestria o UNASP e demonstraram todo o potencial dos jovens talentos da periferia. Além de colocar em prática seus conhecimentos e habilidades, eles puderam ampliar sua rede de contatos e ganhar visibilidade internacional. Essa conquista representa um marco em suas carreiras. “O fato de entender que não importa de onde você veio ou quem você é, se você quer chegar lá e tem determinação para fazer isso acontecer, você com certeza vai alcançar seu objetivo. Tenho 18 anos, estou no 1º semestre da faculdade e estou aprendendo publicidade no maior festival de Publicidade do mundo”, conta Gustavo Rocha.
Destaque em Cannes
Participar do Cannes Lions foi uma experiência transformadora para Vinícius Serafim, aluno do 7º semestre do curso de Publicidade e Propaganda, que recebeu o Bronze em Estratégia criativa e Prata em Sustentabilidade e desenvolvimento social, pela campanha que realizou para a Havaianas, marca de sandália brasileira. “Trazer esse prêmio pro capão redondo me dá um pouquinho de esperança, é um sinal que o mercado está mudando e talvez possamos estar vivenciando o início de uma nova era. Uma era onde temos oportunidade e voz”, afirma.
A oportunidade de participar do Cannes Lions
O Cannes Lions é reconhecido mundialmente como o maior festival de criatividade, onde profissionais de publicidade e marketing têm a chance de compartilhar suas ideias, aprender com os melhores e ganhar reconhecimento internacional. Para os estudantes, essa foi uma oportunidade única de vivenciar o mundo da publicidade em um cenário global.
“O que mais me marcou nessa experiência de viver com eles foi entrar em contato com toda essa complexidade deles como pessoas com muita potência, mas também ainda descobrindo o mundo, descobrindo a vida. E foi muito bom pra mim. O que me motiva muito a dar aula no UNASP é essa troca de perspectiva”, afirma Irina Didier, professora de Publicidade e Propaganda que acompanhou os alunos na viagem.
A importância do projeto Perifa Lions
O Perifa Lions é um projeto inovador, idealizado por professores comprometidos em transformar a realidade de jovens talentos da periferia, proporcionando-lhes acesso a oportunidades no mercado de trabalho. A iniciativa visa promover a inclusão social e fomentar a diversidade no campo da publicidade e propaganda, mostrando que talento e criatividade não têm barreiras geográficas.