Acontece no UNASP

Semana de Engenharia Civil e de Produção integra alunos em atividades práticas

Concurso e visitas técnicas fizeram parte da programação.

Texto: Gabrielle Ramos | Edição: Victor Bernardo

Os cursos de Engenharia Civil e de Produção do UNASP campus Engenheiro Coelho organizaram uma semana especial de atividades entre os dias 7 e 11 de outubro. Além de palestra e avaliação, os alunos participaram de um concurso e visitas técnicas que integraram teoria e prática.

Durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade de expandir seus conhecimentos, trocar experiências e se conectar com profissionais da área. O coordenador dos cursos de Engenharia Civil e de Produção, Lucas Barboza, destaca que esta é uma excelente oportunidade para os estudantes se prepararem para os desafios do mercado e se engajarem ainda mais no aprendizado.

Conhecimento expandido

Na segunda-feira, os estudantes realizaram o SAEC, uma prova que avalia o desenvolvimento adquirido ao longo do curso. “Essa prova reforça a importância do aprendizado contínuo, fundamental para o sucesso no mercado de trabalho”, afirma Lucas Barboza.

Já no segundo dia, os alunos assistiram a uma palestra sobre Gestão de Projetos, ministrada pelo mestre em Qualidade e Produtividade Carlos Pereira, que tem mais de 29 anos de experiência na área. A temática é importante para os cursos, pois envolve desde a construção civil à industrialização e comercialização. 

Lucas Wensel, estudante de Engenharia de Produção, conta que a palestra foi muito instrutiva para o âmbito profissional e pessoal. “É importante que o curso promova esse contato com profissionais, pois  podemos ter uma visão mais ampla de como vai ser o nosso ambiente de trabalho, a função que vamos desempenhar e ensinamentos práticos”.

Concurso de pontes

A programação da quarta-feira foi marcada pelo 7º Concurso de Pontes de Palito. A competição já é uma tradição no curso e um momento aguardado pelos alunos. “O principal objetivo dessa atividade é desenvolver as habilidades deles em projeto, construção e otimização de estruturas, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e a resolução de problemas”, explica o coordenador. 

Mais de 15 grupos competiram para ver qual ponte suportaria o maior peso, utilizando apenas palitos de churrasco e cola. O grupo vencedor superou seu próprio recorde ao construir uma ponte capaz de sustentar 663,20 kg. “Estar conquistando essa premiação hoje pela segunda vez é uma alegria muito grande”, compartilha Giovane Bussolaro, que é membro da equipe campeã.

Concurso de pontes desenvolve habilidades técnicas e o trabalho em equipe. Foto: AICOM

No ano passado, a equipe venceu a competição com uma ponte que aguentou 650,3 kg. “Nossa ponte quebrou em uma parte específica, então focamos em aprimorar essa parte e foi por isso que conseguimos um melhor resultado hoje”, explica Giovane, estudante de Engenharia Civil.

O segundo lugar ficou com Jaciel Moreira, que construiu a ponte em dupla. “Foi muito desafiador, mas graças a Deus deu tudo certo”, afirma o estudante de Engenharia Civil que já se sente motivado a buscar o primeiro lugar no próximo ano.

Já o grupo apenas com alunos de Engenharia de Produção estreou com destaque na competição, conquistando o terceiro lugar. 

Equipes vencedoras celebram ao final da disputa. Foto: AICOM

Finalização da Semana de Engenharia

Além disso, os alunos também realizaram duas visitas técnicas. Na quinta-feira, visitaram a obra do metrô de São Paulo e na sexta-feira, a fábrica da Nestlé, localizada em Araras. “As visitas trazem um acréscimo de conhecimento e são oportunidades de visualizar na prática a teoria e conceitos que vemos na sala de aula”, conta Karine Santos, que participou de uma das visitas.

As visitas técnicas são parte importante do aprendizado dos alunos. Foto: Arquivo pessoal

A semana foi encerrada com um Day Off, expressão em inglês que significa dia de folga ou descanso. A iniciativa, idealizada pela coordenação do curso, teve o objetivo de proporcionar aos alunos um momento de socialização fora do ambiente acadêmico tradicional. “Esse dia é uma oportunidade para relaxar, recarregar as energias e promover um equilíbrio saudável entre as responsabilidades acadêmicas e o bem-estar pessoal”, explica o coordenador.

Veja mais