Jornada incentiva promoção da saúde nas instituições de ensino adventista
Especialistas e docentes apresentaram pesquisas e iniciativas vinculadas à temática.
Texto: Gabrielle Ramos | Edição: Theillyson Lima
A II Jornada Internacional de Promoção da Saúde da Rede Adventista Latino-Americana de Promoção da Saúde (REDALPS) foi realizada na última segunda-feira (14). Promovido pelo Mestrado Profissional em Promoção da Saúde do UNASP, em parceria com outras instituições de ensino da rede adventista, o evento reuniu especialistas para apresentar pesquisas e projetos de extensão relacionados ao tema.
Em 2021, a primeira edição da jornada reuniu o grupo para discutir a promoção da saúde no contexto da pandemia. Neste ano, o coordenador do mestrado, doutor Fábio Marcon Alfieri, explica que o encontro foi retomado com o objetivo de compartilhar as iniciativas desenvolvidas pelas instituições ao longo desse período. “Elas podem aprender umas com as outras e posteriormente, trocar ideias, estabelecer vínculos, dentre outras ações”, complementa.
Entre as instituições participantes estavam a Universidad de Montemorelos, a Universidad Peruana Unión (UPeU), a Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA), o Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE), a Universidad Adventista de Chile (UNACH), a Universidad Adventista del Plata (UAP), a Universidad Adventista de Bolivia (UAB), a Faculdade Adventista do Paraná e a Corporación Universitaria Adventista de Colombia (UNAC).
Saúde e educação
O evento começou com uma meditação conduzida pelo doutor Sócrates Quispe-Condori, diretor associado do Departamento de Educação da Conferência Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD). Em sua fala, ele abordou a importância do trabalho e da produtividade sob uma perspectiva cristã, destacando a aprendizagem contínua como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento pessoal e espiritual.
Em seguida, o doutor Abel Apaza Romero, líder de Educação da Divisão Sul-Americana (DSA) da IASD, palestrou sobre a promoção da saúde em nível mundial. Ele apresentou a “reforma de saúde”, ressaltando a relevância histórica, princípios fundamentais e o impacto, especialmente nas universidades adventistas.
Resultados acadêmicos
Por fim, a doutora Aline Borburema, docente do mestrado, conduziu uma mesa científica. Durante a sessão, professores destacaram como vêm integrando a promoção da saúde em diversas áreas de pesquisa de forma multidisciplinar. “Programas de promoção da saúde internos e nas comunidades, formação acadêmica, ações de extensão, feiras de saúde, ações em ambiente hospitalar, seminários e a pesquisa científica fizeram parte das iniciativas”, explica a doutora.
O UNASP busca se consolidar como uma universidade promotora da saúde. Para isso, alinha suas ações à Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e aos princípios da Carta de Okanagan.
Outras universidades se destacam por promover ações com forte participação social. A Universidad de Montemorelos identifica problemas de saúde e desenvolve projetos por meio de programas de desenvolvimento social. Já a UAB amplia suas iniciativas por meio de parcerias com empresas.
Essas pesquisas serão reunidas em uma publicação única da Revista Lifestyle Journal do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde do UNASP. “As colaborações entre os programas de Promoção da Saúde, Saúde Pública, Saúde Coletiva e outros é de suma importância para que possamos avançar em trabalhos e pesquisas na área”, reforça a doutora.
O coordenador do mestrado destaca que a jornada inspirou profissionais e estudantes a trabalhar com propósito de servir, além de promover um ambiente acolhedor tanto para a instituição quanto para a comunidade ao seu redor.