Acontece no UNASP

Alunos participam do 1° Encontro Estadual de Liberdade Religiosa

Semana Jurídica marca o ano acadêmico dos alunos com temáticas sobre acessibilidade e inclusão social

Texto: Thaís Fowler

O curso de Direito do UNASP, campus São Paulo, realizou a IV Semana Jurídica com o tema “Direitos Humanos e Acesso”, entre os dias 23 e 26 de maio. A temática foi escolhida pelo lançamento oficial do Grupo de Estudos em Direito, Acessibilidade e Inclusão Social (GEDAIS), dirigido pela Professora Daniela Tamaio Lopes Boneli.

No primeiro dia os alunos assistiram a palestra do Doutor Romualdo Sanches Calvo Filho, advogado criminalista e Presidente da Academia Paulista de Direito Criminal, sobre os “Dois séculos de Tribunal do Júri no Brasil: Críticas e sugestões para o seu aprimoramento”. Na terça-feira o Doutor José Maurício Conti, professor de direito econômico e financeiro da Faculdade de Direito da USP conversou com os alunos sobre “Acessibilidade, Direito Econômico e Financeiro”. 

Como parte importante dessa jornada, os alunos foram convidados para participarem do 1º Encontro Estadual de Liberdade Religiosa, no Palácio dos Bandeirantes. O evento contou com mais de mil participantes e 100 universitários do UNASP estiveram presentes. O objetivo foi celebrar a liberdade religiosa e ressaltar a importância de defender e disseminar uma cultura de paz em todo o Estado.

O Presidente da Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania (Ablirc), Samuel Luz, enfatiza que os alunos do UNASP tiveram uma visão prática de como a liberdade religiosa percorre a sociedade. “A diversidade religiosa está aqui representada e os alunos estão tendo contato com o diferente. Como estudantes de direito há também o aspecto profissional. Dado a questão da intolerância religiosa, a necessidade de uma organização mais estrutural é um campo profissional também para atuar na defesa da liberdade religiosa e na assessora jurídica, dando todo o suporte necessário para a organização”, afirma. 

Durante o encontro, o governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, assinou um documento autorizando a Secretaria da Justiça e Cidadania a realizar, anualmente, o reconhecimento de iniciativas de pessoas físicas e jurídicas em favor da Liberdade Religiosa no estado, por meio do Prêmio Promoção da Liberdade Religiosa e constituir uma Comissão de Julgamento, responsável pela concessão da premiação.

Para o aluno do sétimo semestre de direito, Daniel Fusiel, participar do encontro foi importante para identificar vários aspectos aprendidos no decorrer o curso. “O que sempre tentamos utilizar no direito é a paz. Eu acredito que o ato de respeitar e reconhecer o direito das pessoas escolherem suas convicções religiosas, impactaremos a humanidade, gerando paz e um mundo melhor”, relata. 

“O curso de direito do UNASP, campus são Paulo, tem recebido convites para participar de eventos promovidos pelo governo. A visita ao Palácio dos Bandeirantes fortaleceu ainda mais os ideais dos alunos em se aprimorar. Eles presenciaram o Governador assinar o termo de  “autorizo” determinado a criação de um prêmio a ser concedida as empresas que promovem a liberdade religiosa de seus funcionários”, conta Doutor Walter Rubini Bonelli, coordenador do curso de Direito.

Para fechar a semana, na quinta-feira, a ex Secretária Executiva adjunta de Políticas para Mulheres e ex Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Doutora Claudia Carlleto trouxe temas pertinentes aos alunos falando sobre “Direitos Humanos e Acesso”.

Veja mais