Notas Formatura

Primeira turma de Publicidade e Propaganda do UNASP campus São Paulo tem 100% de formandos empregados

Graduandos receberam completo apoio do corpo docente e encerram ciclo de estudos atuando no mercado de trabalho

Texto: Stephanie Passos

Na noite deste domingo, 12, a cerimônia de formatura dos cursos de Comunicação Social – com habilitação em Publicidade e Propaganda (Bacharelado), Nutrição (Bacharelado) e Pedagogia (Licenciatura no campus Vila Matilde), aconteceu no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), na zona Sul da capital.

A celebração marcou a formatura de nove estudantes da primeira turma do curso de Publicidade e Propaganda do campus São Paulo. Entre os principais desafios enfrentados, é possível citar a concorrência com outras universidades, a localização na periferia paulistana e a pandemia, no entanto, isso não impediu o sucesso do primeiro grupo.

“Foi desafiador, pois tivemos que lidar com situações de primeiro, curso como construir laboratórios e o estúdio, mas conseguimos um diferencial muito grande que foi a presença no mercado de trabalho desde o início da graduação, graças aos nossos mestres”, relembra Brian Vieira, formando do curso.

Emprego garantido para os alunos de Publicidade e Propaganda

Com uma matriz curricular voltada para a imersão e experiências mais próximas possíveis do mercado, o foco com o corpo docente foi trabalhar a capacidade técnica dos alunos. “Trouxemos profissionais atuantes na área para conversar com os estudantes e construir essa ponte entre eles e o mercado de trabalho”, ressalta Flávio Moreira, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do UNASP campus São Paulo.

A proximidade com os profissionais abriu portas aos estudantes para as primeiras experiências na área, que concluíram essa etapa de estudos com 100% dos formandos empregados. “Nossos professores foram também mentores para as nossas carreiras. Eles tiveram a preocupação de nos direcionar”, comenta Brian.

Para o próximo ano, o desafio é implementar uma matriz curricular ainda mais alinhada às necessidades do mercado, de oferecer uma experiência universitária aos alunos que entraram na universidade no meio da pandemia, além de inaugurar um estúdio audiovisual para o curso de Comunicação Social e uma agência de publicidade. “Desta forma entendemos que os alunos, desde o primeiro semestre, terão 100% a imersão nas áreas da comunicação, dentro do que a universidade já vai oferecer para eles”, destaca Moreira.

Realização de sonhos

A celebração também contou com a formatura de 12 graduandos da primeira turma de Licenciatura em Pedagogia do polo UNASP na Vila Matilde. Como afirmou o paraninfo da turma, o professor Francisco de Carvalho, “nós vivemos um sonho que começou em 2018 na Zona Leste. De todos que começaram essa jornada, apenas vocês chegaram ao final, e isso torna a conquista ainda mais especial”, pontua.

O curso também foi a oportunidade de concretizar um sonho antigo para a graduanda Ana Claudia Waiteman, que mesmo já formada em Gestão de Recursos Humanos, desde criança desejava cursar Pedagogia. “Vir para o UNASP era inviável, pela distância, então não perdi a oportunidade assim que surgiu o curso na minha região. Estou muito emocionada com essa conquista”, celebra.

Práticas da vida

Em seu discurso como oradora da 20° turma do curso de Bacharelado em Nutrição, a formanda Keila Barroso Dutra, relembrou momentos passados pelos alunos no período de estudos. “Se tem uma coisa que somos bons é em criar laços, e não importa se foi no início ou no final, o que importa é que eles são para toda a vida”, conta.

A paraninfa escolhida pelos formandos de Nutrição, a professora Marcia Salgueiro, também pontuou momentos da jornada da turma de 9 formandos ao longo dos últimos quatro anos de curso, e deixou uma mensagem aos graduandos: “é com muita honra e admiração que, a partir de agora, vocês são meus colegas de profissão e meus filhos de coração”, conclui.

Veja mais