Profissão e Mercado

Estudantes de música do UNASP assistem concerto na Sala São Paulo

O curso de Música retomou o costume de realizar viagens à Sala de São Paulo, que ocorriam semestralmente antes da pandemia.

Texto: Adalie Pritchard | Edição: Theillyson Lima

A coordenação de Música do UNASP organizou uma excursão para a Sala São Paulo e o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, no dia 2 de junho. Os 40 alunos que participaram puderam assistir ao concerto do pianista russo Alexander Melnikov e do regente ucraniano Kirill Karabits, junto com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. 

Sala
Mais de 40 alunos fizeram parte da excursão para a Sala São Paulo e Liceu de Artes.

Foram apresentados o Concerto número 2 Para Piano em Sol Menor, Op.16 de Sergei Prokofiev, a Sinfonia número 5 em Ré Menor de Demitri Shostakovich e Op.47 de Dmitri Shostakovich e o Noturno em Ré Maior de Fidor Yakimenko. 

O pianista Melnikov é conhecido por suas decisões musicais e programáticas muitas vezes incomuns e desenvolveu seu interesse ao longo de sua carreira pela prática de performance historicamente informada desde pouca idade. Já o maestro Kirill Karabits teve uma carreira variada que incluiu a liderança de grandes orquestras sinfônicas e grupos menores. Ele se tornou o primeiro ucraniano nomeado maestro titular de uma grande orquestra no Reino Unido quando assumiu essa posição com a Orquestra Sinfônica de Bournemouth em 2009.

Para a professora Ellen Stencel, a visita para a Sala São Paulo é um momento inusitado para os alunos, porque é um contato com a música fora do ambiente acadêmico. “Os alunos se alegraram ao tirar fotos com os profissionais que tocam os mesmos instrumentos que eles. Eles se identificam e criam um pouco desse pertencimento do que podem se tornar. Criam sonhos e relações que vão ajudar nesse processo de conhecimento e crescimento”, descreveu a professora. 

A aluna de Música Nathalia Rodrigues conta que ter vivido a experiência de visitar a Sala São Paulo e o Liceu de Artes ajudou-a a fixar os aprendizados em aula. “Muitas vezes a gente só vê a teoria. Tenho uma matéria em que aprendemos as estruturas de um instrumento, suas funções e a quantidade e variedades de instrumentos posicionados numa orquestra. Assistir a esse concerto me marcou muito positivamente como pessoa e profissionalmente também”, explica a aluna. 

A professora Stencel explica que a experiência estética é uma experiência única que é diferente para cada um. Sobre o valor dos museus e centro culturais, ela expressa que “é muito importante a gente pensar na arte como um todo. Quando você visita o Liceu, você tem um contato com a história e as várias manifestações artísticas. Quando a gente tem um conhecimento sobre o que foi e poderia ser, um contato com as esculturas e a história da produção artística de São Paulo e outros estados, dá uma visão de mundo e expressividade”.

Alunos assistiram ao concerto do pianista russo Alexander Melnikov e do regente ucraniano Kirill Karabits.

Veja mais