Cultura e Ciência

Evento internacional gratuito na internet debate o papel da Educação na Pós-pandemia

Webinar Internacional “Enfrentamento à Covid-19: Horizontes da Educação" acontece gratuitamente na internet e as inscrições estão abertas!

Texto: Mairon Hothon

A pandemia da Covid-19 provocou grandes e profundas mudanças na sociedade, e a educação foi um dos setores mais afetados. Para que ela não interrompesse suas atividades pedagógicas e administrativas muitas instituições se adequaram rapidamente, mesmo que de forma emergencial, para às aulas remotas com apoio da tecnologia. Mas depois de três meses com aulas online e sem grandes perspectivas para o 2º semestre, como será o “novo futuro” da Educação na pós-pandemia?

Para que as Instituições de Educação Superior e Básica possam se preparar e tenham acesso às informações mais atualizadas, considerando os Pareceres do CNE, as Portarias do MEC, as notas do Ministério da Saúde, e as decisões dos Tribunais Superiores, o CRUB, a ABIEE, a ABRUC, a ABRUEM, a ACAFE, a ANDIFES, a ANEC, a ANUP, o COMUNG e o FORCOM, vão realizar o Webinar Internacional “Enfrentamento à Covid-19: Horizontes da Educação”.

Durante três dias, o evento vai trazer reflexões sobre novas perspectivas e debater práticas e estudos mundiais mais recentes para que reitores, dirigentes de instituições de ensino, diretores de escola, coordenadores, professores e corpo jurídico possam fazer o possível para voltar à presencialidade com o menor nível de risco possível.

A proposta de um Protocolo Educacional de retorno às Atividades Escolares e Acadêmicas, considerando que algumas instituições já começaram a implantar em suas unidades, antevendo possível retorno, também será compartilhado no hotsite do evento para inspirar quem ainda não as produziu.

Serão abordadas três dimensões que impactam diretamente a dinâmica da presencialidade das aulas: a dimensão epidemiológica, pedagógica e jurídica. O evento vai contar com a presença de conferencistas nacionais e internacionais que atuam diretamente em cada uma dessas dimensões e que estão dedicados em trabalhos estratégicos e de pesquisa sobre a Covid-19.

INSCRIÇÕES

Realize sua inscrição gratuita no evento clicando aqui. Você pode se inscrever em todos os dias da programação.

Programação

22/06 das 17h às 19h
Dimensão Epidemiológica

Conferencistas: Dr. Unaí Tupinambás e Dra. Amy McNeill
Mediador: Dr. Flávio Guimarães

Os Conferencistas apresentarão dados atualizados sobre o avanço da covid-19, como tem sido a retomada das aulas presenciais em países onde já houve a reabertura das escolas e quais medidas se mostram seguras e efetivas para a saúde.

23/06 das 17h às 19h
Dimensão Pedagógica

Conferencistas: Dra. Alenoush Soryan e Dr. Jamil Salmi
Mediador: Dr. Vidal Martins


A pandemia de COVID-19 desencadeou grandes mudanças na educação, com destaque para práticas de ensino e aprendizagem mediadas por tecnologia. Conferencistas com expertise em educação, desenvolvimento acadêmico, qualidade curricular, sistemas de avaliação, liderança acadêmica e políticas educacionais vão debater o futuro da educação, explorando estratégias de curto e longo prazo para vencer os desafios e aproveitar as oportunidades desses novos tempos.

24/06 das 17h às 19h
Dimensão Legal/Jurídica

Conferencistas: Dr. Henrique Lago e Dr. Lênio Streck
Mediador: Dr. Dyogo Patriota


Os Conferencistas com larga trajetória e reconhecimento no mundo jurídico, e com expertise nas áreas trabalhista e civil voltadas ligadas à educação, vão problematizar quais os prováveis riscos e atitudes preventivas às questões de saúde devem ser consideradas para que as instituições de ensino superior e escolas de ensino básico.

Mais informações no site do evento: Horizontes da Educação

Veja mais