Impacto Social

UNASP e Prefeitura de Itapecerica iniciam projeto inovador de bioconstrução

A parceria que formou entre a Secretaria de Obras da Prefeitura de Itapecerica e o curso de Arquitetura do UNASP promete.

Texto: Thaís Fowler

O secretário de obras da prefeitura de Itapecerica da Serra, Gilberto Pascom e Lúcio Ventania, mestre bambuzeiro reconhecido internacionalmente, convidaram o curso de Arquitetura e Urbanismo do UNASP, campus São Paulo, para elaborarem juntos o projeto Arquitetônico do Centro Cultural de Integração Social do bairro Jardim Sampaio.

A professora Cleide Duarte, coordenadora do curso, revela que os alunos participarão de oficinas ao longo do semestre para aprenderem as técnicas do trabalho com o bambu. “O processo de desenvolvimento será inserido no semestre junto ao Projeto Integrador e os alunos farão todas as etapas elaboração, desde a sua concepção até o projeto executivo”.

Os alunos do curso terão a oportunidade de participar de um projeto real de grande proporção e conhecer uma técnica construtiva sustentável. Gilberto Pascom e Lúcio Ventania apresentaram juntos aos alunos os grandes desafios ambientais atuais para minimizar impactos e fomentar uma sociedade mais consciente quanto ao uso dos recursos naturais.

Durante o mês de agosto, as aulas do curso funcionarão como um grande escritório de arquitetura, onde grupos de trabalho com alunos de todos os semestres irão discutir propostas, participar de oficinas e sugerir projetos que atendam a necessidade da população do bairro Jardim Sampaio.

O projeto

O Centro Cultural de Integração Social de Itapecerica é um projeto sustentável, que traz soluções e ações importantes de integração da comunidade sob o ponto de vista ambiental, social, cultural e econômico. A premissa deste projeto entende que o meio ambiente e a cultura devem estar intimamente ligados em prol do nascimento de uma nova sociedade que saiba criar hábitos sustentáveis, preserve os recursos naturais e valorize suas tradições.

A proposta também tem como objetivo capacitar a comunidade utilizando a técnica da bioconstrução, cuja finalidade será a criação de um novo local público utilizando materiais naturais como a taipa, o bambu, a piaçava e o sapê. 

Ao longo do projeto os participantes aprenderão todas as técnicas para trabalhar com bambu: colheita, tratamentos, encaixes, amarrações e tudo mais para começar a construir ou produzir suas próprias peças. Incentivando a cidadania por meio de oficinas artísticas, atividades e cursos livres acerca de temas ambientais, culturais, sociais e econômicos. Envolvendo a comunidade local em todas as etapas do processo, gerando pertencimento e capacitação.

Veja mais