Profissão e Mercado

UNASP marca presença na Naturaltech

Com o princípio do cuidado da saúde arraigado em seu DNA, o UNASP levou alunos e profissionais para a maior feira de produtos naturais da América Latina.

Texto: Thaís Fowler

Entre os dias 8 a 10, o UNASP campus São Paulo participou da Naturaltech, maior feira de produtos naturais da América Latina. A ação foi realizada em parceria com a Superbom e teve como objetivo gerar um bom relacionamento com o público, divulgar os cursos e proporcionar aos alunos de Gastronomia e Nutrição uma atividades prática no evento.

Há 15 anos, o evento reúne o setor de produtos naturais, probióticos, integrais, fitoterápicos e tratamentos complementares. Trazendo oportunidades, fortalecendo relações comerciais e reunindo que há de melhor em produtos orgânicos certificados em alimentos, moda, cosméticos, higiene e serviços. Este é um mercado emergente e que cresce cerca de 4,4% ao ano e faz o Brasil ocupar o 4ª lugar no ranking de faturamento mundial. 

Para Thalita Roza, coordenadora comercial da Superbom, a feira Naturaltech é um lugar para novas oportunidades. “Essa feira é muito importante para o ramo da saudabilidade e a Superbom que é quase centenária é também pioneira no ramo de produtos alimentícios saudáveis. Aqui na feira nós temos contatos com nossos clientes, acompanhamos tendências, apresentamos nossos produtos e reforçamos um contato mais próximo com o consumidor”, afirma. 

A feira é uma importante plataforma de negócios, disseminação da cultura de uma vida saudável, relacionamento, conhecimento e troca de experiências entre profissionais e consumidores. Com esse pensamento, a Superbom estendeu o convite ao UNASP e juntos inauguraram um stand no evento. “Estar aqui na feira é muito importante para o UNASP porque é uma forma espetacular de ampliarmos a visibilidade da marca”, explica Erison Roza, gerente de comunicação do UNASP, campus São Paulo.  

Participação dos alunos

Os alunos do curso de Gastronomia estiveram presentes na feira, elaborando pratos com produtos da Superbom e oferecendo degustação aos visitantes. A ideia foi promover uma experiência prática e aprendizado em se relacionar com o público.  Segundo Sonia Christina, nutricionista formada e aluna do curso de Gastronomia e da Pós-graduação em Vegetarianismo e Estilo de Vida, esse momento acrescentou mais experiência na vida profissional. “Estar nessa feira, além de me atualizar nas novidades do mercado e rever outros profissionais, eu também consigo entender que esse mercado vegetariano e vegano agrega muito na vida dos meus pacientes”, relata.

O diferencial no mercado de trabalho

O curso de Gastronomia do UNASP, campus São Paulo, é o único curso do Brasil voltado para a culinária vegetariana. Oferecendo uma formação completa, atuando nos serviços de alimentação e dando ênfase ao empreendedorismo. Ao longo da graduação os alunos são orientados por mestres e doutores e têm ainda a oportunidade de planejarem e abrirem o próprio negócio. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor alimentício representa 2,4% do PIB brasileiro e 35% do PIB do turismo. Expressando o quanto esse mercado se encontra aquecido para a prática profissional. 

“Hoje o mercado de trabalho está tão aquecido que o nosso aluno já chega para iniciar o primeiro semestre de curso com vagas disponíveis de estágio remunerado na área. Então, hoje, tanto para área de gastronomia vegetariana quanto para nutricionista, esse olhar ao indivíduo vegetariano é muito necessário no mercado. A procura está cada vez maior”, ressalta a professora Evellin Müller, coordenadora dos cursos de gastronomia e nutrição.

Veja mais