Acontece no UNASP

Volta às aulas: UNASP retoma atividades do segundo semestre

Retorno às aulas foi marcado por palestras e momentos de acolhimento em todos os campi.

Texto: Colaboração das Assessorias (Engenheiro Coelho, Hortolândia e São Paulo)

O UNASP deu início as atividades da graduação do segundo semestre de 2022 nesta segunda-feira (1) em todos os campi: Engenheiro Coelho, Hortolândia e São Paulo. Os alunos foram recebidos com programações especiais e euforia dos coordenadores e professores dos cursos. A expectativa para o semestre é positiva entre alunos e colaboradores, especialmente para aqueles que concluem a graduação neste ano.

São Paulo

O UNASP campus São Paulo realizou uma programação especial para receber alunos veteranos e ingressantes. As aulas inaugurais aconteceram para os cursos matutinos e noturnos. Pela manhã, o painel sobre “A importância da formação UNASP para a competência profissional de seus egressos” foi o tema de reflexão para os alunos presentes.

Logo após, foi realizada uma palestra com a doutora Sideli Biazzi, coordenadora do curso de psicologia, sobre a importância das habilidades sociais no desenvolvimento profissional. A diretora de graduação do campus São Paulo, doutora Silvia Quadros, ressalta: “Essas atividades programadas visam propiciar aos estudantes um preparo acadêmico-profissional para que a excelência da missão do UNASP seja atingida. Com certeza, nossos alunos estarão preparados para terem um semestre bastante profícuo”.

Os alunos dos cursos noturno tiveram o início do semestre celebrado com a presença do Reitor Martin Kuhn, que compartilhou com estudantes suas experiências de vida e a congruência entre a mensagem que você quer passar e suas ações. Para a aluna ingressante do curso de Publicidade e Propaganda, Lilian Costa, esse início é uma fase de felicidade e ansiedade. “Já saí a alguns anos do ensino médio e voltar pra sala de aula me trás um pouco de insegurança, mas estou bem confiante de que fiz uma ótima escolha ao me matricular aqui no UNASP. Só ouvi coisas boas sobre a coordenação, os professores e o curso, e sei que vai agregar muito na minha carreira profissional”, afirma.

Hortolândia

No UNASP campus Hortolândia, os alunos veteranos foram recepcionados nas salas de aula pelos professores e os alunos ingressantes participaram de um programa de ambientação. Uma oportunidade para que os novos graduandos possam conhecer os cursos oferecidos e se familiarizar com locais importantes para seu dia a dia acadêmico como a biblioteca, os laboratórios, a central de atendimento, a pastoral universitária, entre outros. Ao final da programação, eles tiveram um primeiro contato com o coordenador de seu curso.

Entre os alunos veteranos, o clima de reencontro de amigos preencheu os corredores do prédio da graduação. Uma informalidade que evidencia as novas possibilidades do semestre letivo que se inicia. “Minhas expectativas estão bem altas, para as novas experiências que terei nesse semestre”, destacou o aluno do curso de publicidade e propaganda, Leonardo Ruas.

Este semestre a tradicional Aula Magna acontecerá no campus a partir da semana que vem, em diferentes momentos, apresentada por uma equipe do SEBRAE. Depois desse primeiro encontro, os alunos terão a oportunidade de escolher cursos on-line oferecidos pelo SEBRAE.

“Essa palestra com a equipe do SEBRAE é uma aula inaugural.  Depois os alunos poderão acessar o sistema do SEBRAE, participar do curso desejado e receber certificação. A certificação vale como atividade complementar”, explicou o diretor da graduação, Ledimar Brianezi.

Engenheiro Coelho

A aula inaugural do segundo semestre de 2022 para o UNASP campus Engenheiro Coelho foi um momento repleto de novidades para o novo período. Durante o evento que ocorreu na igreja do campus, docentes e administradores instruíram os alunos sobre as atividades acadêmicas.

Everson Muckenberger, diretor de graduação do campus de Engenheiro Coelho, adianta que as aspirações acadêmicas para a segunda etapa deste ano são intensas e positivas. “A gente tem, para os nossos alunos, uma série de iniciativas nesse segundo semestre. Teremos as semanas especiais dos cursos. A gente tem a expectativa de inaugurar o Hospital Veterinário esse semestre. O semestre como um todo tem iniciativas que buscam enriquecer a vida do aluno. Teremos muito trabalho pela frente, muitos eventos e oportunidades de crescimento e aprendizado”, diz Muckenberger.

O encontro de abertura buscou motivar cada estudante para as possibilidades que se apresentarão neste novo ano letivo. Laís Júlia Ferreira, que está no 3° ano do curso de Psicologia, diz estar animada para as novidades oferecidas pelo UNASP. “Espero que seja um semestre abençoado, primeiramente. E que seja tranquilo, apesar dos vários trabalhos acadêmicos. Estou com muita expectativa para o internato. Já tem novidades, o Residencial Feminino está todo novo. E eu sei que as minhas expectativas serão atendidas, porque o UNASP faz um trabalho muito bom”, comenta a aluna.

O doutor Carlos Ferri, diretor geral do campus Engenheiro Coelho, estava presente na retomada dos alunos e atividades do internato. “É uma alegria indescritível. Recebemos vários alunos para o internato e a movimentação nos enche de esperança porque é o aluno que move esse lugar, o campus fica cheio de vida”, declara.

Além disso, o diretor também falou que as expectativas para o semestre estão sendo muito boas e o calendário está apertado. “Nossa agenda está assim porque temos bastante coisas, como passeios, atividades recreativas, sociais e espirituais. Esses programas motivam o aluno para que ele possa ter um escape na área acadêmica e extravasar, tendo, enfim, energia suficiente para um bom desempenho”, enfatiza.

Veja mais