Blog do UNASP

Dia Internacional da Mulher: Conheça 10 grandes mulheres que fizeram história na sociedade

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Nesse post, fizemos uma seleção com grandes mulheres da história e suas lutas e conquistas na sociedade por direitos iguais.

Preparamos uma lista com 10 grandes mulheres da história para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Durante toda a história as mulheres foram encaradas como o sexo frágil ou com menos direitos em relação aos homens. Se hoje os seus direitos estão sendo mais valorizados e elas podem opinar e fazer suas próprias escolhas, isso deve-se a grandes mulheres que lutaram com coragem pelos seus ideias.

1. Marie Curie 

Dessa maneira, começamos com Marie Curie, uma cientista polonesa, mas naturalizada francesa. Umas das grandes mulheres que apresentaremos porque foi a primeira a conduzir pesquisas na área da radiotavidade. Sendo a única mulher a ganhar o Prêmio Nobel duas vezes. Portanto, junto com seu marido Pierre, foi Prêmio Nobel de Física de 1903 pelas suas pesquisas em radioatividade e Nobel em Química em 1911 pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio.

2. Madre Teresa de Calcutá

Sem dúvida, uma das grandes mulheres da história. A missionária albanesa, naturalizada indiana, foi considerada a maior do século 20. Consequentemente, ela dedicou sua vida aos desprotegidos e pobres da Índia, por meio da sua congregação “Missionárias da Caridade”. Por isso, ainda em vida, ela ficou conhecida como “Santa das Sarjetas”.

3. Hellen Keller

Foi uma escritora e conferencista, que com apenas 1 ano e sete meses de vida ficou cega e surda. No entanto, foi a primeira pessoa nessas condições a ganhar um diploma, graças especialmente ao trabalho de sua professora Anne Sullivan em torná-la apta para a sociedade. Mas, com ajuda da professora, Helen, conseguiu ler e falar e anos depois começou a escrever artigos sobre cegueiras para as revistas.

4. Maria da Penha

Vítima de atentados praticados por seu ex-marido, sua luta e história inspiraram a lei de proteção das mulheres em casos de violência doméstica. Desse modo, ela inspirou a Lei Maria da Penha que reconhece a gravidade dos casos de violência doméstica. Portanto, hoje, é coordenadora da Associação de Estudos, Pesquisas e Publicações da Associação de Parentes e Amigos de Vítimas de Violência.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

5. Benazir Bhutto

Uma das grandes mulheres da história, Bezanir Bhuto nasceu na cidade de Karachi, Paquistão. Para isso, ela dirigiu o Partido Popular do Paquistão (PPP), de centro-esquerda, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro em um país de religião muçulmana. Entretanto, ela foi assassinada em plena campanha política.

6. Malala Yousafzai

“Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. Educação é a única solução”. Assim, com essas palavras, a jovem Malala Yousafzai encantou o mundo em julho de 2012, quando proferiu seu discurso da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Por isso, a grande luta de Malala é essa: por uma educação para todos, especialmente para mulheres. Portanto, ela foi a pessoa mais jovem a ganhar um Prêmio Nobel. É conhecida mundialmente por sua luta pelos direitos das mulheres, principalmente, a educação na região do vale do Swat, no nordeste do Paquistão.

7. Indira Gandhi  

Indira Gandhi (1917-1984) nasceu em Allahabad, Índia, filha de Jawaharlal Nehru, primeiro ministro  indiano. Estudou na universidade indiana de Visva-Bharati e na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Por isso, com a ajuda dos seus estudos se tornou primeira-ministra da Índia, entre os anos de 1966 e 1977 e entre 1980 e 1984 e a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do governo indiano. Portanto, uma das grandes mulheres da história, ocupando o mais alto cargo de uma sociedade patriarcal.

8. Zilda Arns

Zilda foi uma médica e sanitarista brasileira, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança e do Idoso. Dessa maneira, ganhou diversos prêmios pela atuação desses órgãos de ação social desses órgãos. Por isso, a médica foi eleita a 17ª maior brasileira de todos os tempos! Morreu durante uma viagem a Porto Príncipe, em missão humanitária, durante a passagem de um violento terremoto que atingiu o país.

 

9. Rachel de Queiróz

Rachel de Queiroz, professora, jornalista, romancista, cronista e teatróloga. Nasceu em Fortaleza, CE, em 17 de novembro de 1910. Além disso, foi a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras. Eleita para a Cadeira n. 5 em 4 de agosto de 1977, em suas obras relatou os problemas do Nordeste, como a seca. Sendo assim, ganhou diversos prêmios como o “Prêmio Camões” em 1993. Assim, dada a sua importância para a literatura brasileira, em 2003 foi inaugurado o “Centro Cultural Rachel de Queiroz” em Quixadá, no Ceará.

10. Anne Frank 

Annelies Marie Frank, mais conhecida como Anne Frank (Frankfurt am Main, 12 de Junho de 1929 — Bergen-Belsen, 31 de Marçode 1945) e foi uma adolescente alemã de origem judaica, vítima do Holocausto, que morreu aos quinze anos de idade num campo de concentração. Entretanto, ela tornou-se mundialmente famosa com a publicação póstuma de seu Diário, no qual escrevia as experiências do período em que a sua família se escondeu da perseguição aos judeus dos Países Baixos. O conjunto de relatos, que recebeu o nome de Diário de Anne Frank, foi publicado pela primeira vez em 1947 e é considerado um dos livros mais importantes do século XX.

 

Leia também:

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também