Blog do UNASP

4 atitudes de um estagiário que nunca saem de moda

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Apesar de estarmos em uma época de modernização e inovação nos negócios e nas relações de trabalho, algumas atitudes de um estagiário nunca saem de moda. Descubra quais!

O local de trabalho é um ambiente que tem passado por uma fase de mudanças e adaptações positivas, tanto nas relações profissionais quanto na tecnologia. No entanto, apesar de toda essas mudanças, existem comportamentos e atitudes mais antigos, mas que ainda valem ouro.

E embora esses elementos sejam tradicionais, vamos abordá-los em um contexto para estagiários. No entanto, eles também valem para outras áreas da vida, como o emprego fixo e relações pessoais. Ou seja, essas atitudes não possuem validade, são atemporais.

Confira abaixo.

1 – Não tenha medo de aprender

Ninguém nasce sabendo tudo! Além disso, o estágio nada mais é do que um processo conjunto, feito para que você possa aprender. É uma experiência profissional que envolve o aluno, a empresa e a instituição de ensino. E todas essas áreas envolvidas têm como objetivo final, o aprendizado.

Por isso, procure sempre absorver mais sobre a área em que você está estagiando. Não tenha receio de perguntar, se houver dúvidas. Estude novas atribuições, pratique o trabalho, observe como tudo funciona e não deixe que a timidez ou orgulho vençam. Assim, você sairá dessa experiência com mais  conhecimento e informação.

2 – Cultura de Feedback

Feedback é o retorno sobre algo que você realizou. Em suma, é uma a opinião, comentário ou crítica construtiva que o seu chefe, ou supervisor, dá sobre determinada tarefa que você fez. Um dos passos fundamentais em um estágio, consiste em conseguir aprender com o retorno que lhe é dado pelos colegas e supervisores.

É enxergar os pontos não como uma crítica, mas um posicionamento construtivo que pretende melhorar ainda mais o seu trabalho. Dessa forma, seja um apontamento ou um elogio, ele tem o seu valor e precisa gerar reflexos durante o seu treinamento.

Seu comportamento de aceitação do feedback, compreensão e melhora no desempenho da atividade, demonstra que você é capaz de ouvir e melhorar a partir da perspectiva de uma outra pessoa que deseja contribuir com o seu serviço.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

3 – Seja pontual e cumpra prazos

Primeiramente evite atrasos para chegar ao estágio. Isso quer dizer: chegue na hora. Se o horário de entrada é às 8h, não chegue depois desse horário porque essa atitude demonstra falta de capricho e compromisso. Isso você já deve saber, mas não custa lembrar.

Programe-se para sair de casa mais cedo ou ajuste o horário com outros compromissos. O estágio é um momento introdutório e preparatório para o mercado de trabalho. Pontualidade é um atributo profissional muito valioso.

Além disso, procure cumprir o prazo de entrega dos trabalhos e outras atividades. Não deixe para fazer depois ou para entregar após o prazo, só porque você é amigo do chefe, por exemplo. Nunca use desses benefícios de forma irresponsável.

Portanto, se é seu compromisso profissional, cumpra! Você assumiu e aceitou a responsabilidade. O bom andamento do trabalho também depende de você e de suas tarefas. Dessa forma, você demonstra competência, agilidade e responsabilidade, se entrega no prazo correto.

4 – Siga os valores da empresa

É fundamental conhecer, respeitar e seguir os valores da empresa na qual você é estagiário. Você deve fazer um estudo prévio sobre a história, objetivos, comportamento, missão, visão e valores do negócio.

Os colaboradores e estagiários precisam criar uma conexão com a empresa, garantindo sintonia e observância das características que a companhia considera essenciais em suas operações.

Logo, como estagiário, busque seguir os valores em qualquer situação da sua tarefa, dentro e fora do local de trabalho. Assim, você estará criando uma boa reputação entre colegas e supervisores.

Gostou das dicas?

Essas foram as 4 atitudes de um estagiário que nunca saem de moda. Essas dicas são para te ajudar a se sair bem durante o estágio.

Então, se você já passou por essa fase, deixe nos comentários quais foram as atitudes que você percebeu necessárias e que te ajudaram a se destacar no ambiente do estágio.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também

• 3 dicas para quem vai fazer entrevista de estágio ainda esse ano

• Qual é a importância do estágio durante a faculdade?

• Descubra quais são as melhores maneiras de procurar um estágio.

• Está desempregado? Saiba o que fazer nesse período[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também