Blog do UNASP

4 formas de explicar a Páscoa para uma criança

Quando você era criança tinha ideia do que é ou porque comemoramos a Páscoa? Como você comemorava esta data? Nessa época do ano, cada pessoa, família, cidade, tem visões diferentes do que deveria ser feito. Dar de presente ovos de chocolate para os amigos ou família, brincadeiras tradicionais ou outras atividades.

Mas além do chocolate, tem as celebrações religiosas que não são tão simples de explicar, como o “sábado de aleluia”, que consiste em queimar um boneco em representação de Judas, entre outras tradições podem chegar a ser difíceis de entender para uma criança.

Se você tem ainda não sabe como explicar esta data para o seu filho, primo, irmão mais novo, não desista. Neste blog vamos apresentar 4 formas de como explicar a páscoa para uma criança. Confira!

1. A jornada do ovo de Páscoa

Crie um jogo de caça aos ovos de Páscoa que também conte a história religiosa. Cada ovo encontrado pelas crianças, pode conter um versículo bíblico relacionado à ressurreição de Jesus, junto com um doce ou uma pequena surpresa.

À medida que caçam ovos, podem refletir sobre o significado dessa data e como os símbolos tradicionais, como os ovos e os coelhos, se relacionam com a história religiosa em um momento divertido de aprendizagem.

2. Brincadeira em família

Incentive a criança e outros membros da família a criarem uma pequena peça que represente a história da Páscoa. Eles podem improvisar fantasias com itens simples encontrados pela casa e representar cenas importantes como a Última Ceia, a crucificação e a ressurreição.

Esta atividade irá encorajar a criatividade e a compreensão da história religiosa da Páscoa através da participação ativa. Além disso, será um momento familiar e divertido.  

3. Contar histórias interativas

Separe um momento em que você ou a criança contem histórias relacionadas com a Páscoa, tanto religiosas quanto tradicionais. Eles podem escolher livros ilustrados que contem a história da Páscoa sob diferentes perspectivas ou inventar suas próprias histórias com base nos símbolos e tradições da época. 

Depois de cada história, discutam juntos o que aprenderam e como isso se relaciona com o significado mais amplo da Páscoa. Desse modo, a criança pode ter melhor compreensão sobre o tema.

4. Artesanato

Faça artesanato relacionado à Páscoa para que a criança possa participar ativamente na aprendizagem. Por exemplo, eles podem decorar ovos de Páscoa com tinta, adesivos ou brilho. Durante esta atividade, você pode explicar à criança o significado do ovo de Páscoa como símbolo de nova vida e ressurreição. Você também pode fazer uma coroa de espinhos com papel e colá-la em uma cruz de papelão para simbolizar a crucificação.

Estes ofícios ajudarão a criança a visualizar e lembrar os aspectos importantes da história da Páscoa e também brinda oportunidades de expressar a sua criatividade de desenvolver habilidades cognitivas e motoras.

Gostou do conteúdo? Aproveite e compartilhe o texto com outras famílias!

Os comentários estão desativados.

Veja também