Blog do UNASP

5 coisas que não te contaram sobre Educação Física

A Educação Física é uma área do conhecimento ligada ao estudo da atividade física, desenvolvimento do corpo humano e a prática correta de movimentos corporais e motores.

Este curso vai além do ambiente escolar, estendendo-se para áreas como a reabilitação física, o treinamento esportivo de alto rendimento, a recreação e o lazer. 

Mas quantos de nós conhecemos, de fato, a Educação Física? Confira aqui uma lista de 5 coisas que não te contaram sobre esse curso!

1. Usar jaleco 

Pensamos que o uso do jaleco só é comum em cursos como Medicina e Enfermagem, mas a verdade é que durante o curso de Educação Física os alunos têm aulas de anatomia, nas quais o uso do jaleco é indispensável. Além disso, após formado, algumas áreas de atuação podem exigir o uso do jaleco também.

2. Atuar em área profissional

O formado em Educação Física tem um mercado de trabalho muito promissor, podendo atuar em várias áreas, mas o que muitos não sabem é que isso também dá acesso às portas dos esportes profissionais. 

Desde assessoria esportiva a treinamentos com jogadores do meio profissional, em diversos esportes. Os educadores podem exercer papéis de muita importância na carreira de muitos profissionais nacionais e internacionais.

3. Praticar exercícios físicos

Embora seja comum colocarmos como base que quem atua nessa área precisa ser “fitness”, o educador não tem a obrigação de ter o corpo malhado. 

O fato de orientar e auxiliar em atividades físicas não significa que necessariamente sejam padrões perfeitos. Além disso, o fator do emagrecimento ou definição de músculos se dá por uma série de fatores além dos exercícios físicos.

4. Trabalhar em área hospitalar

Mesmo sendo associados muitas vezes ao trabalho em academias, clubes e escolas, uma das mais novas áreas de atuação dos profissionais de educação física é dentro de hospitais, junto com equipes médicas preparadas para a reabilitação de pacientes.

Apesar de ser uma realidade recente, muitos hospitais têm contratado educadores físicos para a melhoria do bem-estar físico, social e mental dos que por eles são atendidos.

5. Aprender mais do que apenas exercícios

Durante as aulas, muito tempo será dedicado a aprender a maneira certa da prática dos exercícios físicos, mas o curso também é dedicado ao estudo do funcionamento do corpo humano em geral. Educação Física não se resume apenas aos fundamentos de um esporte ou a anatomia humana, mas sim a um conjunto de ambos.

Neste artigo, apresentamos 5 coisas que não te contaram sobre a Educação Física. Essa é uma área bastante diversificada e que pode proporcionar excelentes oportunidades para quem se prepara para ganhar destaque no mercado de trabalho.

Se interessou por esse curso? Então, leia outro artigo que explica o que você irá estudar durante a graduação

Os comentários estão desativados.

Veja também