Blog do UNASP

PROUNI 2023: entenda como conseguir bolsas de estudo pelo programa

Sabe o sonho de cursar uma graduação? Ele pode estar mais perto do que você imagina. Com uma bolsa de estudos, fica ainda mais fácil alcançar o diploma! Por isso, o ProUni é o caminho para o seu sucesso profissional! Se quiser saber mais informações sobre esse programa, datas e regras, leia nosso artigo até o final. 

O que é o ProUni?

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) oferta bolsas de estudo, integrais e parciais para cursos de graduação em instituições de Educação Superior privadas. O público-alvo do programa é o estudante que ainda não cursou uma graduação. Sendo assim, a seleção dos alunos é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Como funcionam as bolsas? 

Para as bolsas do programa temos duas categorias:

📚 100% (integral): para estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa. 

📚 50% (parcial): para estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos (R$3.636,00 por pessoa).

O programa é um benefício do Governo Federal dedicado a um público específico. Por isso, além dos critérios da renda familiar é imprescindível ter feito o Enem, já que a seleção é feita por meio das notas do exame. Vale lembrar que a nota mínima é de 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame e não pode ter zerado a redação.

A vaga é destinada para:

📌 O candidato que cursou todo o Ensino Médio na rede pública ou na rede particular. Sendo na segunda, na condição de bolsista integral ou parcial da própria escola; também se tiver cursado parcialmente na rede pública e parcialmente como bolsista integral na rede privada; ou ainda, ensino médio parcialmente na rede pública e parcialmente na rede privada, sendo bolsista parcial da instituição ou não, e ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista (tudo indicado no site do governo);

👤 Pessoa com deficiência física;

📖 Professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da Educação Básica. Nesse caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais.

Tem vaga no UNASP?

Para proporcionar as melhores experiências da sua vida, o UNASP ofertará 500 bolsas pelo ProUni para o ano de 2023. Com isso, tanto alunos ingressantes, quanto aqueles que já cursam a graduação, podem aplicar para receber a bolsa. Então não perca essa oportunidade!

Como posso me inscrever?

O período de inscrições para o ProUni 2023 é de 28 de fevereiro a 3 de março. 

Resultado da 1ª chamada: de 7 a 16 de março.

Resultado da 2ª chamada: de 21 a 30 de março.

Você pode fazer sua inscrição e conferir todas as datas aqui

Que tal algumas dicas?

✔️ Escreva as datas da inscrição em algum lugar. Pode ser no lembrete do seu celular, na agenda, no planner ou no post-it. Assim você não vai esquecer!

✔️ Pesquise instituições de ensino e os cursos que elas oferecem. Depois, analise a grade curricular para entender qual opção realmente vale a pena para você;

✔️ Para aumentar as chances de conseguir uma bolsa ProUni, consulte a nota de corte dos cursos. Isso porque, ela poderá servir como referência, embora não garanta sua vaga no final;

✔️ Tenha em mãos todos os documentos necessários para realizar a matrícula e não deixe para providenciar tudo em cima da hora;

✔️ Faça seu planejamento. Saiba que isso é essencial! Caso consiga uma bolsa em outra cidade, você precisará se mudar imediatamente.

Quer saber mais como funciona? Confira aqui.

Os comentários estão desativados.

Veja também