Blog do UNASP

5 cursos para quem quer ser professor

Se você está lendo esse texto, é provável que esteja pensando na possibilidade de trabalhar na sala de aula como professor. A profissão de educador é um pouco desgastante, mas muito recompensadora. Sabia que existem muitas possibilidades de cursos pra quem quer seguir essa carreira?

Além da tradicional Pedagogia, a docência é um campo muito amplo, que vai desde o ensino básico até o ensino superior e pós-graduações. Por isso, existem vários caminhos que podem ser seguidos. 

Hoje eu vou te mostrar cinco cursos pra quem quer ser professor. Fique ligado nessa lista pra decidir qual deles mais se encaixa com você.

1. Pedagogia

Claro, eu não podia começar de forma diferente. Se você quer ser professor, com certeza Pedagogia está ou já esteve na sua mente. Esse é o curso que te capacita para atuar na escolarização de base, trabalhando na formação das crianças.

Essa graduação te permite atuar como professor, coordenador ou diretor em escolas públicas ou privadas, em órgãos públicos ligados à educação, escolas de idiomas e muitas outras possibilidades.

2. Letras

Outro curso que já é figurinha carimbada entre os docentes, principalmente de português e inglês, tem um aspecto mais amplo, e capacita para o ensino da linguagem em todos os níveis, desde a educação básica até o ensino superior. 

Além da docência, a graduação em Letras te permite trabalhar com a elaboração, análise e revisão de materiais didáticos e ainda com pesquisas na área da Língua Portuguesa ou Línguas Estrangeiras.

3. Ciências Biológicas

Pra quem gosta da área da Biologia, esse é o curso perfeito. A licenciatura em Ciências Biológicas forma profissionais capacitados para atuar em escolas de ensino fundamental e médio, ensinando Biologia. Com uma pós ou mestrado, você ainda pode lecionar no ensino superior.

Além disso, esses profissionais estão aptos a escrever e revisar materiais pedagógicos nas áreas biológicas.

4. Educação Física

Mais voltado para a área da Saúde, o curso de Educação Física é uma ótima opção para quem se interessa em entender como o corpo humano funciona. O egresso desse curso estará apto a reconhecer, analisar e solucionar questões relativas à atividade motora em suas várias possibilidades, além de dominar a produção de conhecimento. 

Você poderá atuar como professor no ensino básico ou no ensino superior, além de diversas outras possibilidades no mercado, seja em uma empresa ou como profissional autônomo.

5. Música

O curso de Música é mais uma opção para quem sonha em trabalhar na sala de aula. Ainda durante a graduação, o aluno tem a oportunidade de realizar estágios em escolas de artes, tendo contato direto com a docência. 

Depois de formado, você pode atuar na docência universitária, escolas de música ou seguir pelo caminho do profissional autônomo. Além disso, outras áreas fora da docência são sempre uma possibilidade, com oportunidades em composição, produção, entre outras.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para conferir todas as opções que o UNASP oferece. Acesse nossa página de cursos e encontre o que mais combina com você!

Os comentários estão desativados.

Veja também